14/01/2021 15h09

Galeria Homero Massena apresenta lançamento especial do catálogo do projeto Fórum da Imagem

O lançamento da publicação será em formato estendido, a partir do dia 25 de janeiro, e trará instalação de vídeos e imagens 

No próximo dia 25 de janeiro, a Galeria Homero Massena, em Vitória, lança o catálogo do “Fórum da Imagem”, projeto de longa duração, iniciado em junho de 2020, com foco em crítica textual e imagética, a partir da discussão do papel da arte no contexto do distanciamento social. Além de disponibilizar o catálogo em formato físico e digital, a galeria trará o lançamento estendido em formato presencial, que ficará aberto do dia 25 de janeiro até 13 março, além de uma instalação com projeção de imagens, vídeos e outros materiais apresentados durante o projeto.

A publicação reúne o conteúdo das ações virtuais realizadas entre agosto e dezembro de 2020, compilando o trabalho de cerca de 40 artistas, aproximadamente 70 imagens, cinco textos críticos e textos curatoriais, além do material educativo. Para adquirir o catálogo, os interessados precisam apenas ir à Galeria, que funciona de segunda a sexta, de 10h às 16 horas. As visitas, também seguirão as medidas sanitárias obrigatórias, presentes na Portaria nº 100-R, da Secretaria da Saúde (Sesa).

“A Galeria se reorganizou neste período de distanciamento social e restrições ao atendimento presencial do público, entendendo a Arte como principal articuladora das manifestações da vida. De que forma responder, então, ao contexto em que nos encontramos? Estamos na elaboração constante de nos reorientar institucionalmente no espaço virtual, propondo este mais ativo e propositivo. O Fórum da Imagem é um dos projetos que tenta se expandir do espaço físico e dos modos já conhecidos de exposição, desenvolvidos aqui na Galeria. A partir de então, estaremos sempre negociando entre esses dispositivos e suas potências”, explicou o diretor da Galeria Homero Massena e responsável pelo projeto curatorial do Fórum, Nicolas Soares. 

Fórum da Imagem

Em 2020, a Galeria Homero Massena propôs seu primeiro Fórum da Imagem, que faz parte do Programa de Pesquisa Formação, iniciado em 2019. O objetivo foi promover o debate sobre a “construção de imagens urgentes - por que produzimos imagens?”. A proposta se orientou em um projeto de formação e difusão a partir da urgência deste período de isolamento social, como também da preocupação de se entender o papel da imagem na Arte e na Cultura, norteado pelo debate sobre sua demasiada produção no contemporâneo e seu auge no período que regulamenta o estado de emergência em saúde pública.

A primeira etapa do Fórum da Imagem abriu chamada pública para submissão de artigos e textos críticos de artistas e pesquisadores. Foram selecionados cinco textos que podem ser lidos também na página do Fórum da Imagem GHM. Deste ponto, serviram como disparadores da segunda etapa de chamada pública para o recebimento de imagens.

A curadoria, assim, se dividiu em cinco eixos referentes aos textos já apresentados, e trouxeram reflexões imagéticas de 38 artistas sobre as relações com o tempo, com a cidade, com a casa e o cotidiano, com a paisagem, as memórias e o corpo.

O projeto aconteceu inteiramente on-line transmitido nas plataformas digitais da Secretaria da Cultura (Secult) e da Galeria Homero Massena. As “Leituras Comentadas” dos textos, assim como as “Leituras de Imagens” foram algumas das propostas em que se analisaram e debateram os materiais que compõem o Fórum da Imagem e podem ser acessadas no site do projeto: https://forumdaimagem.wordpress.com/

Regras e recomendações para visitação de grupos

 - Para visitação na Galeria Homero Massena será obrigatória a utilização de máscara. Álcool em gel estará disponível para os visitantes;

 - Serão atendidos grupos de até cinco pessoas pelos educadores que atuam no espaço;

- A galeria estará em funcionamento de 10h às 16h, de segunda a sexta. Estes horários podem ser redefinidos de acordo com decreto que normatiza as medidas sanitárias obrigatórias.

Serviço:

Lançamento estendido do catálogo do projeto Fórum da Imagem

Data: De 25 de janeiro até 13 de março

Horário: 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, n. 99 – Cidade Alta. Centro de Vitória

Tel.: 3132-8395.

Entrada gratuita

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

3636-7111/99808-7701/99902-1627/ 99753-7583

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Facebook: secult.espiritosanto

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard