15/05/2019 13h18

Gabinete Itinerante promove diálogos entre municípios em João Neiva

Evento da Secult discutiu políticas públicas de cultura para o interior do Estado nessa terça-feira (14).

João Neiva foi a terceira cidade capixaba a receber o Gabinete Itinerante da Cultura em evento realizado nessa terça-feira (14), no Museu Ferroviário e Centro Cultural Prof. Eliezer Pereira Ramos.

O secretário Fabricio Noronha apresentou as ações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para representantes da macrorregião central do Estado. Estiveram presentes representantes de Aracruz, Cariacica, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Rio Bananal, São Gabriel da Palha e Colatina.

"O gabinete itinerante faz parte de uma série de atividades de integração com os territórios capixabas. Queremos trabalhar a cultura como o desenvolvimento econômico e uma das iniciativas é difundir a economia criativa. Isso inclui a arte, o design, a gastronomia e o turismo. Por isso queremos ouvir os gestores para alinharmos parcerias técnicas e buscar recursos. É necessário contribuir e integrar as ações entre os municípios e é importante que estes municípios estejam dispostos”, afirmou Fabricio Noronha.

O prefeito de João Neiva, Otávio Abreu Xavier, destacou a ação de integração do Governo do Estado com os municípios do interior. "Este encontro é um grande passo para entusiasmar as futuras ações entre o município de João Neiva e a Secult. Receber a visita de um secretário estimula para que possamos ser criativos, além de integrar e procurar parcerias", enfatizou.

Durante a tarde, os gestores de cultura e turismo das cidades dividiram suas experiências locais e conheceram mais sobre o trabalho da Secult.

A Secretária de Cultura, Turismo e Juventude de João Neiva, Bárbara Girelli, afirmou que a sua pasta trabalha sob três pilares de ações em relação à arte e a cultura: resgatar, reconhecer e valorizar todas as expressões no município.

“Temos desenvolvido o conceito de economia criativa desde o primeiro dia de nossa gestão. Conversamos com várias associações e apoiamos todas as expressões culturais. Uma prova disso é que a nossa secretaria realiza o projeto Giro Cultural em vários bairros da cidade, ocupando os espaços ociosos e dando visibilidade aos artistas e ativistas culturais locais”, detalhou Bárbara sobre o projeto que acontece sempre na última sexta-feira de cada mês.

A Coordenadora Executiva da Lei João Bananeira, dispositivo municipal de incentivo à cultura de Cariacica, Evelyn Bergamim, falou sobre as experiências de gestão na cidade. “Além do apoio da Lei João Bananeira, temos um amplo diálogo com os artistas de Cariacica, inclusive na utilização dos espaços culturais presentes na cidade. Outra força dentro de Cariacica é o Conselho Municipal de Políticas Culturais, muito ativo nas ações da administração municipal. É necessário que tenha essa aproximação”, disse a coordenadora.

Presença da Secult no interior

O Gabinete Itinerante da Cultura trabalha para dialogar e fortalecer as políticas públicas de cultura pelo interior do Estado. O trabalho atende a uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que é criar políticas que intensifiquem a presença da Secult no interior do Estado em ações conjuntas comrepresentantes das prefeituras, gestores públicos municipais e a sociedade civil.

Após passar por Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim e João Neiva, o Gabinete Itinerante seguirá para Santa Teresa, no dia 21 de maio, que representará a microrregião serrana. A princípio, a ação vai passar pelas quatro macrorregiões, mas deve chegar a todas as dez microrregiões do Espírito Santo. Ainda é possível contribuir com sugestões através do site http://bit.ly/2Uigd3U

Texto: Danilo Ferraz

3636-7111/99808-7701/99902-1627/ 99753-7583