28/09/2021 13h53 - Atualizado em 17/01/2022 14h22

Gabinete Itinerante da Cultura apresenta Programa de Coinvestimento municipal para setor cultural na região norte capixaba

Nesta semana, equipe da Secult vai orientar conselheiros e fazedores de cultura de Cachoeiro de Itapemirim, na quinta-feira (30), e Guaçuí (1), na sexta-feira (1º).

A Secretaria da Cultura (Secult) está percorrendo diversos municípios capixabas, em formato presencial, com o objetivo de fortalecer o elo e a troca de experiência entre conselheiros e fazedores de cultura. A 3ª Edição do Gabinete Itinerante da Cultura esteve em São Mateus, no último dia 23, e, em Nova Venécia, no dia 24, apresentando o Programa de Coinvestimento Municipal da Cultura – Fundo a Fundo, entre outras pautas.

O programa transferirá recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) para os Fundos Municipais de Cultura, ampliando assim as ações de fomento à cultura no Estado, na medida em que os municípios estabeleçam as próprias políticas de fomento ao receberem o investimento. Na primeira fase, para se cadastrar, os municípios precisam instituir, por meio de lei, o Fundo e o Conselho Municipal de Cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, enfatizou a importância do Gabinete por promover ações muito importantes no engajamento da sociedade civil, no papel de escuta, na aproximação territorial e na ampliação do acesso de mais pessoas às políticas públicas municipais, que impactam diretamente todos os setores culturais

Para que o município receba esse recurso, é preciso instituir, por meio de uma lei, a criação da instância de participação social, do Conselho Municipal de Cultura. Um dos destaques do encontro em São Mateus, por exemplo, foi a posse do novo Conselho Municipal de Cultura biênio 2021-2023. A secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina, apontou que o Conselho será um meio de participação social fundamental no plano de ação, que vai descrever como será o formato de aplicação dos investimentos do programa Fundo a Fundo na cidade.

“São Mateus é um município que é um farol na cultura no norte do Estado. Por isso, reativamos o Conselho para que, com a sociedade civil, possamos dialogar com nossas futuras ações. Agradecemos a parceria da Secult e a disponibilidade do gabinete para visitar São Mateus, ainda mais na semana que o município completa 477 anos, ou seja, é um momento importante para que possamos desenvolver e planejar as atividades culturais no município”, evidenciou Dealdina Domingas.

De acordo com o artista plástico e produtor cultural de São Mateus, Thiago Rabelo, o encontro foi relevante por dinamizar o acesso e dar visibilidade a todos os envolvidos das regiões capixabas.

“A iniciativa do gabinete itinerante foi super válida porque dá voz e visibilidade aos atores sociais da cultura e da economia criativa, principalmente no interior do Estado. Como artista, vejo que as políticas públicas desenvolvidas pela Secult estão avançando cada vez mais nestes últimos anos. Reflexo disso é que nós, do norte do Estado, temos agora mais acesso por meio de editais e em outras ações desenvolvidas pela Secretaria, e isso é gratificante”, pontuou Rabelo.

Outro ponto de pauta foi o Projeto de Lei (PL-411/2021) – Sistema Estadual de Espaços Culturais do Espírito Santo, que pretende integrar os teatros, museus, galerias e outros locais de disseminação da cultura no Estado. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, desde o mês de agosto.

O que o município precisa para participar do Programa Fundo a Fundo:

1. Instituir, por meio de lei, um Fundo Municipal de Cultura e um Conselho Municipal de Cultura;
  2. Elaborar, anualmente, um plano de ação que descreva os programas, projetos e ações culturais que serão realizados, por meio de recursos transferidos, em consonância com o Plano Estadual de Cultura;
  3. Coinvestir os recursos municipais, que serão complementados em até 04 (quatro) vezes com os recursos do Funcultura, para a destinação no próprio território.

O cadastramento do Programa de Coinvestimentos da Cultura - Fundo a Fundo ficará aberto até o dia 30 de novembro, pela plataforma Mapa Cultural. A equipe da Secult está à disposição para tirar dúvidas pelo telefone (27) 99745-5536 ou pelo e-mail herialdo.plotegher@secult.es.gov.br.

“Espaços culturais, locais essenciais para a difusão e fruição cultural, se beneficiarão diretamente do Sistema, por meio de ações articuladas em rede, formação para os gestores, realização de ações culturais nos espaços e doação de equipamentos técnicos”, enfatizou o gerente de Articulação e Espaços Culturais da Secult, Vinicius Fabio.

Próximos eventos do 3° Gabinete Itinerante da Cultura apresenta Programa Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo

Durante os meses de setembro e outubro, a Secretaria da Cultura vai percorrer, em formato presencial, mais quatro municípios capixabas. Aberto ao público, os próximos eventos serão em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (30), e em Guaçuí, na sexta-feira (1º). Em Santa Teresa, será no próximo dia 04 de outubro, e em Colatina, no dia 08. Confira os horários e os locais:

30/09 (quinta-feira) – Cachoeiro de Itapemirim

Local: Auditório da SEME (Secretaria Municipal de Educação)

Rua Moreira, 235, bairro Independência.

01/10 (sexta-feira) – Guaçuí

Local: Teatro Fernandes Torres, Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar, s/n, Guaçuí.

Horário: 15h às 17h.

04/10 (segunda-feira) – Santa Teresa

Local: Senac Santa Teresa, Rua Bernardino Monteiro, 682, bairro Dois Pinheiros, Santa Teresa.

08/10 (sexta-feira) – Colatina

Local: Câmara Municipal de Colatina, Rua Prof. Arnaldo de Vasconcelos Costa, nº 32.

Horário: 16h às 18h.

Dúvidas sobre a participação no Gabinete Itinerante da Cultura podem ser tiradas pelo telefone: (27) 3636-7095.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac /

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627