12/07/2017 13h20 - Atualizado em 12/07/2017 14h06

FUNCULTURA: publicação “Elas em Órbita” revela os novos talentos da literatura feminina no Estado

Durante os meses de abril e maio, as escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant, integrantes do coletivo Boas de Prosa, promoveram a “Elisas”, oficina de formação literária para meninas. Além de abordar questões sobre a relação entre mulher, produção de literatura e o mercado editorial, um dos intuitos do curso era oportunizar novos talentos femininos por meio de uma publicação. E agora o público capixaba pode conferir o resultado na coletânea “Elas em Órbita”, que será lançada neste sábado, 15 de julho, no Mucane - Museu Capixaba Do Negro, Centro de Vitória, às 16h30. Entrada franca.

 Serão distribuídos no evento 30 livros, por ordem de chegada, mas poderão também ser adquiridos com as participantes do projeto. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, da Secult, por meio de projeto contemplado pelo Edital 004/2016 - Coletivos Artísticos Juvenis.

 Entre contos e poemas, “Elas em Órbita” reúne 48 textos de 17 autoras das mais diferentes idades: 13 alunas que participaram das oficinas, além das próprias oficineiras (Isabella e Juane) e assistentes (Aline Miranda e Tamyres Batista Costa). O prefácio é assinado pela escritora Sarah Vevloet. A programação do lançamento vai contar com sarau com as alunas do projeto e música com Katarina Lopes e Tamyres Batista Costa

 De acordo com Juane Vaillant, o projeto começou com um objetivo em comum de falar sobre literatura e consequentemente divulgar novos nomes da literatura feminina no Estado. “Acho que todas as mulheres que escrevem já passaram por situações de silenciamento em debates ou rodas literárias. Acredito que temos que estar presentes em todos os espaços, mas não precisa ser sempre assim. A ideia do curso "Elisas" foi e continua sendo antes de tudo um lugar de segurança e pertencimento. Um dos resultados é esse livro que tem trabalho de todas nós. Estão todos convidados para o lançamento, que vai ser no Mucane, outro espaço pra gente se sentir em casa”, destaca.

 

LANÇAMENTO: ELAS EM ÓRBITA

Data: 15 de julho (sábado)

Horário: das 16h30 às 21h

Local: Mucane (Avenida República, 121, Centro, Vitória)

Entrada franca (serão distribuídos 30 exemplares por ordem de chegada).

 Textos: Aline Valentim Miranda Costa; Ágatha Rany da Rocha Ramalhete; Allainy Maria de Jesus Silva; Andressa de Jesus de Souza; Brenda de Almeida Rodrigues; Dhienifer Iris Rossi Souza; Isabella Mariano Juane Vaillant; Gabriella Christina Nunes Sant’Ana; Gislaine Queiroz dos Reis; Karine Alves; Kricia Oliveira Sampaio; Laissa Silva Rodrigues; Layza Nunes Martins; Luzia Campbell Uchôa; Tamyres Batista e Thálita Sampaio.

 

PROGRAMAÇÃO

16h30 - Abertura

17h às 18h - Música com Katarina Lopes e Tamyres Batista Costa

18h às 19h - Sarau com as alunas do projeto

19h às 20h - Música com Katarina Lopes e Tamyres Batista Costa

20h às 21h - Sarau + Encerramento

 

CONTATO

boasdeprosa@gmail.com

boasdeprosa.blogspot.com.br

 

Texto: Danilo Ferraz

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard