24/05/2023 11h27

Funcultura: projeto Tambores Criativos 2023 realiza oficinas de construção de tambores e casacas de congo

No último sábado (20) e domingo (21), em Timbuí, Fundão, teve início o projeto Tambores Criativos 2023, uma oficina de construção de tambores e casacas de congo. Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 006/2021, de Culturas Populares e Tradicionais, a iniciativa visa formar mão de obra artesã para a produção de instrumentos de congo, possibilitando novas fontes de renda, e fortalecendo os laços comunitários para manter viva a cultura local.

A oficina, desenvolvida pela Associação das Bandas de Congo de Fundão, terá continuidade neste final de semana, também no sábado (27) e domingo (28), na Casa da Memória Antenor Neto. As aulas são ministradas pelo mestre Domingos Teixeira, artesão reconhecido em todo o Brasil como referência na confecção de instrumentos de congo e jongo.

Por meio do projeto, busca-se não apenas qualificar mão de obra para a manutenção das atividades e da tradição das bandas de congo, mas sobretudo fomentar a economia criativa, expandindo às atividades nas comunidades ligadas a essa cultura popular. Desse modo, a Associação das Bandas de Congo de Fundão pretende envolver moradores de Timbuí e de comunidades do entorno na ampliação de estudos e treinamento das técnicas para construção e reforma dos instrumentos de congo.

Foram 25 vagas destinadas não somente a pessoas que já tivessem alguma habilidade como artesãs, mas também àquelas que têm alguma ligação com a tradição do congo no município de Fundão. A expectativa é de que o projeto Tambores Criativos 2023 possa promover o desenvolvimento pessoal a partir da relação com a cultura popular, bem como o empoderamento daqueles que fazem parte do cotidiano das bandas de congo, enriquecendo o conhecimento tradicional e preservando suas raízes ancestrais.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard