26/05/2017 12h02

FUNCULTURA: projeto Sarau Quebrando o Silêncio circula pelo país

Uma iniciativa que valoriza a literatura produzida nas periferias da Grande Vitória ganha visibilidade nacional. Está circulando por vários estados o projeto Sarau "Quebrando o Silêncio", ação do Coletivo Literatura MarginaLES (CLMES) e contemplado pelo Edital Nº 004/2015 - Coletivos artísticos Juvenis, do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Um dos organizadores do evento, Janio Silva, foi convidado neste mês de maio para representar o Sarau no circuito de oralidades do Projeto Arte Palavra/SESC, em Maceió e Arapiraca, em Alagoas, e Garanhuns e Arcoverde, em Pernambuco, apresentando os conteúdos produzidos nos ciclos de oficinas em Vitória. Criado em 2013, o sarau tem o intuito de fomentar este tipo de produção artística por meio de eventos, oficinas e publicações.

  Durante este circuito no Nordeste, o público também participou recitando textos autorais, compartilhando músicas e exibindo performances. De acordo com Janio, até mesmo pessoas que foram pela primeira vez a um sarau declamaram textos, principalmente do fanzine "Quebrando o Silêncio" elaborado pelo coletivo no ano de 2016. “O sarau foi muito bem acolhido pelo público que interagiu em cada apresentação, o que demonstra a característica dinâmica deste tipo de evento em que a literatura não necessita de espaço e nem momento. Lá pude conhecer pessoas que não se descobriram poetas, mas que são muitos sensíveis a literatura popular”, enfatiza.

 O coletivo já possui duas atividades programadas em Vitória para o mês de junho: uma batalha de MCs e uma apresentação especial do Sarau. As datas divulgadas em breve.

 O Sarau

 O Sarau Quebrando o Silêncio nasceu no ano de 2013 a partir da ideia de criar um espaço alternativo para que jovens escritores da Região Metropolitana da Grande Vitória pudessem compartilhar seus textos literários. Durante pouco mais de três anos foram realizadas quarenta edições do encontro que percorreu escolas estaduais, faculdades, universidades, praças, parques e casas coletivas, atingindo um público diversificado.

  No ano de 2015 o projeto foi selecionado pelo Edital Nº 004/2015  - Coletivos artísticos Juvenis, do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de ter ganhado o Prêmio Jovem Articulador - Terceira Temporada de Oficinas do Assédio Coletivo. Umas das ações criadas foi o ciclo de oficinas realizado nos equipamentos de juventude do município de Vitória (Núcleo Afro Odomodê, Casa da Juventude e Centro de Referência da Juventude) durante os meses de fevereiro, março e abril de 2016, que resultou no fanzine homônimo, que reuniu poemas de 17 escritores participantes.

 “Toda edição é realizada com o microfone aberto e para aguçar a participação do público presente é feito o convite para que as pessoas declamem textos de sua autoria. São poemas que retratam o contexto destes jovens na cidade e suas diversas concepções de mundo”, destaca Janio.

 

Mais informações:
@LiteraturaMarginalES
(027) 99575-9959

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard