21/08/2023 18h05

Funcultura: Projeto Aece lança livro que reúne artigos de 18 artistas, pós-graduandos e pesquisadores da arte

Reunindo textos de 18 artistas, pós-graduandos e pesquisadores da arte, em sua maioria pessoas trans, negras e da comunidade LGBTQIAP+, o livro “Arte | Ética | Crítica | Escritura: Que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história – Tomo I” será lançado nesta quinta-feira (24).

O livro é fruto do Projeto “Arte | Ética | Crítica | Escritura” – ou, simplesmente, Aece – que realizou, entre os meses de maio e julho, o ciclo de formação on-line “Transformações Pedagógicas”. O lançamento acontecerá de forma on-line, com transmissão pelo canal do Projeto Aece no YouTube, a partir das 18 horas, com participação das pessoas que foram convidadas para escrever os artigos.

Além disso, 100 exemplares do livro serão distribuídos de forma gratuita. Para adquirir um, o público interessado já pode acessar o site do projeto e preencher o formulário para aquisição. Quem não conseguir garantir um exemplar do livro físico, poderá ter acesso a uma edição em e-book, que estará disponível a partir de 1º de setembro.

A obra foi organizada por Lindomberto Ferreira Alves e Phoebe Coiote Degobi. “Nossos objetivos com o Aece dialogam com as desobediências estéticas e epistêmicas, com as justiças cognitivas e sociais, e com a vida em sua pluralidade e imanência. Assim, a partir dos múltiplos agenciamentos reflexivos que queremos evocar, temos a possibilidade de desenvolver decomposições e reconstruções de sentidos para a arte, a cultura e o vivido, a fim de evocar agenciamentos de relações de regimes heterogêneos do sensível”, aponta Alves, que é artista-educador, pesquisador e curador.

A artista, curadora e pesquisadora Phoebe Coiote Degobi acrescenta que é necessário refazer o lugar da arte e da escrita, propor outras maneiras de escrever, de fazer arte, de fazer curadoria, de educar e de historicizar. “Por isso, reforço que corpos transvestigêneres, negres, indígenas, LGBTQIAP+ são capazes de intelectualidade, mesmo quando os espaços acadêmicos e do circuito da arte contemporânea tornam difíceis nossas permanências, ou mesmo, nossa chegada”, ressalta ela.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), o Projeto Aece foi contemplado pelo Edital 017/2021 – Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult).

Mais informações no perfil do Projeto Aece no Instagram.

Serviço:

Lançamento do livro “Arte | Ética | Crítica | Escritura: Que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história – Tomo I”

Quando: 24/08 (quinta-feira)

Horário: às 18h

Local: on-line, com transmissão pelo Youtube

Assessoria de Comunicação da Secult-ES

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre