23/06/2017 12h27 - Atualizado em 23/06/2017 12h39

FUNCULTURA: premiadas produções nacionais são os destaques na programação do Cineclube Central

Luz, câmera: emoção! O Cineclube Central, referência em Vila Velha por exibir o melhor da produção cinematográfica alternativa local, nacional e internacional, leva para a tela do Teatro Municipal de Vila Velha dois dos mais cultuados diretores brasileiros da atualidade, Kleber Mendonça Filho e Cláudio Assis. Os cineastas pernambucanos serão homenageados com a exibição dos quatro últimos longas-metragens em uma sessão dupla em cada quarta-feira. No dia 28 de junho, serão exibidos “Febre do Rato” (2012), de Cláudio Assis, às 18h20, e “Aquárius” (2016), de Kleber Mendonça Filho, às 20h10. No dia 05 de julho, serão exibidos “O Som ao Redor” (2013), às 18h20, de Kleber, e “Big Jato”(2014), de Cláudio, às 20h30. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.

O Cineclube Central foi contemplado pelo Edital 026 - Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além de exibir filmes, o projeto  também investe em oficinas, cujo objetivo é proporcionar a jovens e adultos conhecimentos e capacitação acerca da atividade cineclubista.

Filmes:

Febre do Rato - 28 de junho, Horário: 18h20.

2012, P&B, 110 minutos. Direção: Cláudio Assis

Sinopse: Zizo é um poeta anarquista, que produz em seu tabloide “A Febre do Rato” todo um inconformismo em relação à sociedade. Após conhecer Eneida, Zizo logo demonstra um forte sentimento. Há uma mudança na vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.  Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Roteiro Original, do Festival de Cinema de Paulínia (SP), em 2012.

Aquárius - 28 de junho, Horário: 20h10

2016, Cor, 145 minutos. Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos, já adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

A produção foi indicada a diversos prêmios internacionais, entre eles, à 69° edição do Festival de Cannes, na França, em que concorreu à Palma de Ouro, ao Independent Spirit Awards, nos Estados Unidos, e ao Prêmio Platino Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano em 2017.

O Som ao Redor - 05 de julho, Horário: 18h20

2013, Cor, 131 minutos. Direção: Kleber Mendonça Filho

Diante de uma onda de violência, os moradores de uma pacata rua na zona sul do Recife decidem contratar o serviço de seguranças particulares para vigiarem as redondezas. Liderados por Clodoaldo (Irandhir Santos), os vigilantes assumem posição importante na região, caindo nas graças, inclusive, do misterioso Francisco (Waldemar José Solha), que é uma espécie de coronel dos dias de hoje, contando com inúmeros imóveis na área e exercendo muita influência no bairro. O roteiro de O Som ao Redor foi premiado pelo Fundo Hubert Bals, do Festival de Roterdã, onde o filme fez sua première mundial em 2013.

Big Jato - 05 de julho, Horário: 20h30

2014, cor, Duração: 92 minutos. Direção: Cláudio Assis

O menino Francisco passa os dias a acompanhar o pai (Matheus Nachtergaele) no trabalho, ou melhor, nas estradas. O homem é motorista do imponente Big Jato, um caminhão-pipa utilizado para limpar as fossas da cidade sem saneamento básico. Mas o garoto está mais interessado nas ideias do tio, um artista libertário e anarquista. À medida que descobre o primeiro amor, Chico percebe a vocação para se tornar poeta. 'Big Jato' venceu a 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2015.

Baião de Dois – Dobradinha Pernambucana

28/06 (quarta-feira). 18h20. Febre do Rato, Cláudio Assis / 20h10.  Aquárius, Kleber Mendonça Filho.

05/07(quarta-feira). 18h20. O Som ao Redor, Kleber Mendonça Filho / 20h30. Big Jato, Cláudio Assis.

Local: Teatro Municipal de Vila Velha (Praça Duque de Caxias, s/nº, Centro, Vila Velha)

Mais informações:

Ariel Fonseca (Coordenador do Cineclube Central): (27)9984-47981