08/05/2023 10h14

Funcultura: Oficinas abordam textos e imagens sob a perspectiva da linguagem artística negra

Foto de Marc Ferrez: Lavagem de ouro, c.1880. Minas Gerais.

Voltadas para estudantes cachoeirenses, as oficinas “Olhares Negros: da fotografia à crônica”, acontecem nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas – mais conhecida como Polivalente do Aquidabã. As atividades vão abordar a produção de textos da escritora Carmélia Maria de Souza e imagens do fotógrafo brasileiro Marc Ferrez realizadas no período colonial brasileiro.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Visando proporcionar aos cachoeirenses acesso aos bens culturais locais por meio da literatura e da fotografia, as oficinas “Olhares Negros: da fotografia à crônica” têm o objetivo de fortalecer a identidade cachoeirense.

Serão duas oficinas, oferecidas gratuitamente. Na de crônica, que terá dois turnos (matutino e vespertino) e será ministrada pela professora Maria Gabriela Verediano, os alunos vão aprender o que é enredo, a relação entre enredo e realidade, sobre o que se narra, personagens e características do gênero. As atividades serão conduzidas a partir de leitura e análise de textos da célebre cronista capixaba Carmélia Maria de Souza, nascida em Rio Novo do Sul.

A oficina de iconografia, por sua vez, será conduzida pela professora Michelle Silvestre, que vai abordar os seguintes conteúdos: conceitos básicos de fotografia; visão humana x visão da câmera (o “fazer” fotográfico); a percepção fotográfica; princípios gestálticos; ilusão e desconstrução; a iconografia na fotografia; contextualização histórica das fotografias do século XIX; e a fotografia de Marc Ferrez.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço:

Olhares Negros: da fotografia à crônica

Oficina de crônica

Com a professora Maria Gabriela Verediano

Quando: 11/05 (quinta-feira)

Horário: das 8h às 11h (matutino); das 13h às 16h (vespertino)

Local: Auditório da EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Rua João Franklin Machado, 40, Abelardo Ferreira Machado, Cachoeiro de Itapemirim

 

Oficina de iconografia

Com a professora Michelle Silvestre

Quando: 12/05 (sexta-feira)

Horário: das 15h às 21h

Local: Auditório da EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Rua João Franklin Machado, 40, Abelardo Ferreira Machado, Cachoeiro de Itapemirim

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard