17/08/2017 15h54 - Atualizado em 18/08/2017 09h55

FUNCULTURA: o ímpeto e as relações familiares marcam o livro de contos "Nós de Sangue" de Yan Brandemburg

Com toda uma rispidez sendo o fio condutor de sua narrativa e explorando descritivamente as relações familiares em seu conceito literário particular, o professor e escritor Yan Brandemburg lança o seu mais novo livro de contos, “Nós de Sangue,” na próxima terça, 22 de agosto, no espaço Cousa Bar Café, no Centro de Vitória, às 19h. A entrada é franca e o livro será vendido pelo preço de R$ 20. A publicação foi contemplada no Edital 006/2016 - Produção e Difusão de Obras Literárias do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A obra é uma reunião de dezessete contos sobre a violência dos conflitos familiares, na maioria dos casos em uma verve simbólica, que ao longo do texto possibilita ao leitor se surpreender em situações surreais. No conto “Brincando de boneca”, por exemplo, um pai ensina e coage a filha pequena a defender-se, levando-a a agir violentamente contra uma “boneca” para lhe retirar dinheiro, matando-a depois.

Com este trabalho de Yan, a Editora Cousa fecha a coleção Safra “17”, formada por “Bárbara”, narrativa de Brunella Brunello, “Os Dalmarco”, romance de Danyel Sueth, e “Voz”, poemas de Jorge Verly -  todos os livros premiados em editais da Secult em 2016 e lançados recentemente. “Nós de Sangue” conta com prefácio de Paulo Roberto Sodré, texto de orelha por Bernadette Lyra e ilustração de capa de Thila Paixão.

O escritor

Yan Brandemburg é professor de língua portuguesa, mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, com uma pesquisa sobre Oficina Literária de Escrita Criativa, e doutorando pela mesma universidade. Desenvolve também o projeto “Semear Palavra” em que ministra cursos de escrita e palestras. Como escritor, publicou o livro de contos “Yanni” no ano de 2014.

Nós de sangue,

Yan Brandemburg, 94 páginas,

Cousa, 2017.

Data: 22 de agosto (terça-feira)