29/06/2017 17h28 - Atualizado em 30/06/2017 10h30

FUNCULTURA: o amor e seus desencontros no livro “Beije-me em Barcelona”, de Fabio Paiva Reis

Muitas obras de ficção retratam diversos elementos da realidade por intermédio de personagens reais, focalizados em tempo e espaço definido. Quando a literatura imortaliza uma historia de amor então, a conjunção entre a imaginação e a veracidade sempre rende ótimas histórias. Isso, e muito mais, está em “Beije-me em Barcelona”, primeiro romance de Fabio Paiva Reis, que será lançado no dia 14 de julho, às 19h, na Kaffa Cafeteria, em Jardim da Penha, Vitória. A publicação foi premiada no Edital 006/2016 - Produção e Difusão de Obras Literárias do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O livro será vendido pelo preço de R$ 20.

 Inspirado após morar por dois anos em Portugal e finalizar o Doutorado em História, Fabio decidiu registrar os detalhes desta vivencia por meio do personagem principal, Isaque. A história começa com um réveillon em Barcelona, no qual ele descobre que Luísa, sua ex-namorada, está na Espanha, e tenta reconquistá-la ao mesmo tempo em que se vê dividido por ter uma namorada que reside no Brasil. Com um orçamento de estudante, Isaque tem menos de três dias para tomar a decisão que poderá mudar a sua vida.

 Entre os vários encontros e desencontros do personagem, alguns dos mais belos cenários da Europa são reconstituídos pela riqueza de detalhes com que o escritor apresenta durante o romance. Semelhanças com o clássico "Persuasão" da escritora inglesa Jane Austen estão presentes pela narrativa simples e bem elaborada. Todo e qualquer sentimento platônico é facilmente reconhecido para quem for ler a obra.

 Fortemente influenciado pelos acontecimentos, o escritor afirma que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência “O livro enfatiza a relação com a minha esposa Thais. Ficamos seis anos separados e depois nos reencontramos na Europa e tudo aconteceu de forma muito romântica e inusitada. Desde que nos reencontramos, ouvimos as pessoas dizerem que a nossa história é digna de um livro”, explica Fabio.

 

   O escritor

 Ao mesmo tempo em que se dedica a literatura, Fabio Paiva Reis é historiador, doutor pela Universidade do Minho, em Portugal. Natural de Vitória,  voltou para o Brasil em meados de 2013, quando começou a se dedicar a projetos pessoais. Fabio é casado com Thais, segundo ele mesmo, sua maior inspiração.

 Mais informações no link do evento: https://goo.gl/3hHTo4

 

Serviço

 

Lançamento do livro “Beije-me em Barcelona”

 Data: sexta-feira (14)

 Horário: 19h

 Local: Kaffa Cafeteria. Rua Darcy Grijó, Jardim da Penha – Vitória. Entrada franca.

 O livro será vendido por R$ 20

 

Texto: Danilo Ferraz

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard