21/09/2023 12h00

Funcultura: narrativa de autoficção que acompanha a trajetória de quatro mulheres será lançada em Vila Velha

Radicada no estado desde 1989, Thais Helena também atua como realizadora audiovisual (Foto: Divulgação)

Neste domingo (24), a escritora Thais Helena Leite lança o livro “Puta tem família”, em que narra a história de quatro mulheres: a mãe, Mathilde, uma mulher que cria sozinha três filhas, Helena, Aurora e Maria, que seguem trajetórias diferentes em suas vidas. O evento acontece a partir das 8h, no Sebo Ponto de Cultura, Centro de Vila Velha, como parte da programação do projeto Corrida com Arte, realizado pelo sebo durante as 10 Milhas Garoto. A programação conta ainda com apresentações musicais, concurso de pintura e outras atrações artísticas.

Com prefácio da jornalista e professora Tatiany Leite – jurada do Prêmio Jabuti –, o livro será vendido durante o lançamento por R$ 15. Após o evento, poderá ser adquirido no Sebo Ponto de Cultura e no site da Amazon, com opções de compra da obra impressa ou digital. 

Publicada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), “Puta tem família” é uma obra de autoficção, com personagens reais transpassadas pela ficção. Esse conceito foi criado pelo escritor e crítico literário francês Serge Doubrovsky, em 1977.

A narrativa tem como personagem principal Helena, uma jovem nascida na década de 1960, que se tornou punk e intelectual. Maria se casa e constitui família. Aurora, por sua vez, segue uma trajetória que normalmente não é o desejo das famílias brasileiras para suas filhas: torna-se puta. Como é descobrir que sua irmã é puta? Como reagir? O que fazer? O leitor vai descobrir isso junto com Helena, ao longo da leitura da obra – que mostra ainda como esses caminhos se cruzam e essas mulheres se aceitam.

O livro tem início a partir do nascimento de Helena e perpassa por vários momentos históricos do Brasil, como a ditadura militar, com suas propagandas ufanistas na TV, jogos da Copa do Mundo, tentativa de prisão de Aurora por parte da Polícia Política e a cena cultural da década de 1980. No decorrer da obra, Helena procura por Aurora, em uma história marcada por encontros e desencontros. 

A autora

Nascida na cidade de São Paulo, Thais Helena chegou ao Espírito Santo em 1989, onde mora até hoje. Professora de História do Brasil e da África, trabalhou em escolas públicas, privadas e em projetos sociais durante 25 anos. Dedicou-se à pesquisa sobre a história do Espírito Santo durante todo esse período, tendo lançado um livro didático e realizado palestras em vários municípios do estado. Após graduar-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mais de 60 anos de idade, iniciou sua nova carreira como realizadora audiovisual. Escreveu e dirigiu os filmes “Marés” (2022) e “Mulheres maratimbas” (2023) e, além disso, coordena a criação do portal Patrimônio Capixaba – que entra no ar dia 26 de setembro e também conta com recursos do Funcultura.

Serviço:

Lançamento do livro “Puta tem família” 

De Thaís Helena Leite

Quando: 24/09 (domingo)

Horário: a partir das 8h

Local: Sebo Ponto de Cultura, Rua Henrique Moscoso, 1.862, Centro, Vila Velha – Próximo ao Shopping da Terra

Aberto ao público

Valor do livro: R$ 15 (à venda no sebo Ponto de Cultura e no site da Amazon)

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard