10/03/2023 14h23 - Atualizado em 10/03/2023 14h49

Funcultura: mostra premia videoclipes de rap capixaba

Foram anunciados, nessa quinta-feira (09), durante o programa TVE Revista, exibido na TVE/ES, os vencedores da mostra competitiva Batalha de Videoclipes de Rap. O objetivo do projeto é ajudar na divulgação da expressividade do rap e do hip-hop por meio dos videoclipes, destacando letras que discutam temas sociais para reflexão, como protagonismo feminino, violência urbana, desigualdade social, raça, igualdade de gênero e direitos humanos. A ação foi uma realização da produtora Panela Audiovisual, contemplada por meio do edital nº 19/2020 de Valorização da Cultura Urbana, do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).A transmissão contou com a presença da subsecretária de Estado de Políticas Culturais da Secult, Carol Ruas.

Assista a transmissão da entrega dos prêmios no link abaixo:

O júri oficial do evento escolheu Manifesto, dirigido por W.I. e V.G., como Melhor Videoclipe; Os Menor Tá de 12, dirigido por Diego Capeletti, como Melhor Direção; Patryck Matheus Alves levou o Melhor Roteiro por DOM: Um em Um Milhão; a Melhor Performance ficou com Aliado Jota no clipe Tô no Game. Também foram concedidas duas menções honrosas para Pipoco, dirigido por Marcus Prince Lee e 2M. Pela montagem enquanto Puma, dirigida por Tati Rabelo e Rod Linhares e performado por Mary Jane, foi reconhecida pela presença da mulher no rap capixaba (Foto). O público ainda votou entre os dias 10 e 28 de fevereiro na sua produção preferida. O prêmio de Melhor Videoclipe - Júri Popular ficou com Não Custa Cifrão, dirigido por Marrom, que conquistou 22% dos votos. O vencedor de cada categoria, exceto as menções honrosas, levou um troféu da mostra competitiva e mais R$ 500.

O júri

O júri oficial da Batalha de Videoclipes de Rap, que avaliou os recursos narrativos e a experimentação da linguagem audiovisual das produções, é formado por Dani Zanetti - professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Coordenadora do grupo de pesquisa Cultura Audiovisual e Tecnologia -; Suellen Vasconcelos, mestre em Educação e Bacharel em Rádio e TV. Professora de audiovisual, e curadora de mostras e festivais no Espírito Santo. Atua como diretora, montadora e som direto na Filmes Fritos, produtora independente de Vitória-ES. Atualmente dirige seu primeiro longa metragem, Toda Noite Estarei Lá, financiado pela Secult-ES; e Adriano Monteiro, cineasta, produtor executivo e jornalista. É Ativista Cultural e militante do Movimento Negro. Mestre em Comunicação e Territorialidades pelo PÓSCOM-UFES. Atual presidente da ABD Capixaba e Sócio-diretor da produtora BULE Estúdio Criativo.

A mostra

As inscrições de videoclipes foram abertas de 15 a 31 de janeiro. Foram permitidas inscrições de produções de diretores ou rappers capixabas finalizadas de 2019 em diante. Das 78 produções inscritas, foram selecionadas 35 pela coordenação do evento. Do dia 25 a 28 de fevereiro foram realizadas quatro sessões remotas no canal do Panela Audiovisual no Youtube, com a exibição dos videoclipes selecionados e análise sobre a linguagem audiovisual e discurso de cada um, além de lives de MC Anderson, Aliado Jota e Comum.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Erika Piskac / Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br