22/03/2024 14h38

Funcultura: média-metragem ‘Não volte mais’ tem pré-estreia em Alegre

Danyel Sueth e Ivan Forneron dão vida a dois irmãos que se reencontram (Fotos: Marcela Bicalho)

O reencontro entre dois irmãos, após um longo período de afastamento, é o ponto de partida do média-metragem “Não volte mais”, que tem pré-estreia marcada para a próxima quarta-feira (27), às 20h, na Casa da Cultura, em Alegre. Na sequência, o filme entra no circuito de festivais e mostras independentes pelo Brasil afora.

Dirigida por Danyel Sueth e Diego Scarparo, a produção conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 022/2021 – Produção de Curta e Média Metragem, da Secretaria da Cultura (Secult).

A narrativa é ambientada numa cidade pequena, no interior do país, onde a vida das pessoas é comum umas às outras e muitos tabus e julgamentos podem permanecer vivos para sempre. No centro da trama está Beni (Danyel Sueth), que visita seu irmão mais velho, Nicolas (Ivan Forneron), na antiga casa da família onde foram criados.

Beni traz consigo uma marca do passado da qual não consegue se desvencilhar. Nicolas, por sua vez, tenta protegê-lo em nome da união familiar. Ao longo do enredo, os sentimentos conflitantes dos irmãos são colocados à prova, culminando com um desenlace surpreendente.

“O filme é essencialmente sobre humanidade, sobre as relações que se criam e o que se é capaz de fazer em nome desses laços”, afirma Danyel Sueth – que, além de dirigir e atuar, também assina o roteiro do filme. De acordo com ele, “Não volte mais” se propõe a envolver o espectador em um contexto repleto de valores humanistas, com a história sendo desvendada em camadas. Não por acaso, entre suas referências estão realizadores que valorizam o cinema como espelho da vida e suas idiossincrasias, a exemplo de Ingmar Bergman, Michael Haneke, Laís Bodanzky, Noah Baumbach e Hagai Levi.

Danyel Sueth conta que a ideia do filme nasceu a partir de seu olhar sobre uma casa que serviu de locação para as filmagens, localizada em Alegre. Do cenário bucólico, veio a inspiração para o roteiro. “A casa já tinha um aspecto cultural, quase vivo, sendo um personagem em si. Então criei a história de dois irmãos que têm uma relação íntima com esse ambiente. A direção de arte caracterizou o que precisávamos e rodamos o filme.”

Apesar de ter sido rodado em Alegre, “Não volte mais” evita enquadrar-se em uma territorialidade específica. O espectador terá a percepção de que se trata de uma cidade do interior marcada por costumes que se repetem em várias regiões do país, com os dilemas morais dos protagonistas vindo à tona à medida que o média-metragem de 35 minutos se desenrola.

Multilinguagem
“Não volte mais” é a primeira experiência de Danyel Sueth em cinema. Artista multilinguagem, sua escola é o teatro, no qual desenvolve projetos de pesquisa e criação com o Grupo Teatral Caparaó. Na música, atua em carreira-solo e como vocalista e guitarrista da banda de rock Estado de Sítio. Paralelamente produz trabalhos na área literária, tendo publicado os romances “Os Dalmarco” (2017, Cousa) e “Depois que o sol se põe” (2019, Patuá), ambos publicados com recursos do Funcultura.

Para a codireção de “Não volte mais”, Sueth convidou o experiente realizador Diego Scarparo, que traz no currículo filmes como “Este é o seu corpo” e “A mesa no deserto”, lançados em 2017, além de mais de 60 seleções em festivais de cinema e TV, bem como 13 premiações.

“Tenho a certeza de que a realização do filme só foi possível graças à parceria com o Scarparo. Primeiro pelo olhar treinado dele e por sua desenvoltura no set, e segundo porque eu também estava como ator, então era mais do que necessário um olhar de fora para construir e registrar cada cena”, comenta Danyel Sueth.

Na visão de Diego Scarparo, o clima de harmonia e confiança entre a equipe foi fundamental para o êxito das filmagens. “Foi um dos sets mais tranquilos em que trabalhei. Danyel confiou em mim não só para a direção, como também para orientá-lo durante todo o processo. Vi nele uma concentração muito grande, como se fosse entrar no palco. Vi também um cuidado na escolha das cenas na edição, o que se refletiu bastante na potência de cada take.”

Serviço:

Pré-estreia do filme “Não Volte Mais”

Quando: 27/03 (quarta-feira)

Horário: às 20h

Local: Casa da Cultura e Instituto Histórico e Geográfico de Alegre (antiga estação ferroviária), Praça Bernadino Monteiro, 145-169, Vila Reis, Alegre

Capacidade: 50 pessoas

Entrada gratuita

Mais informações: (27) 99972-8028

Ficha técnica

Direção: Danyel Sueth e Diego Scarparo

Elenco: Danyel Sueth e Ivan Forneron

Roteiro: Danyel Sueth

Direção de fotografia: Lourenço Diniz

Direção de arte: Djanira Bravo

Produção: Taynara Barreto

Preparação de elenco: Luiz Carlos Cardoso

Figurinos: Flaviane Fonseca

Maquiagem: Vitória Borel

Trilha sonora: Lucas Arruda

Som direto: Marcio Vianna Filho

Still: Marcela Bicalho

Edição e cor: Lourenço Diniz

Desenho de som: Marcio Vianna Filho

Assistente de fotografia: Paulo Cesar Paraizo

Assistente de produção: Flaviane Fonseca

Assistente de arte: Kauã Souza

Taxista: Elizeu Pires

Assessoria de imprensa: José Roberto Santos Neves

Designer gráfico: Vangelis Santos

Consultoria de roteiro: Alexandre Serafini

Música “Amor Vazio”: Aluízio Junior e Aroldo Sampaio

Realização: Núcleo Produções Artísticas, Global Village e Secult-ES

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard