02/04/2024 12h22 - Atualizado em 02/04/2024 16h38

Funcultura: longa-metragem ‘Marraia’ estreia em Vitória no próximo dia 18

A trama de "Marraia" é ambientada na Burarama do final dos anos 1960 (Foto: Jonas Vaz)

No próximo dia 18, o longa-metragem “Marraia” estreia no Cine Jardins, em Vitória. Baseado no romance homônimo do escritor José Marcelo Grillo e dirigido pelo cineasta Diego Scarparo, o filme é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 033/2017 – Produção de Longa-Metragem de Ficção, da Secretaria da Cultura (Secult).

Na trama ambientada no pitoresco vilarejo de Burarama, interior do Espírito Santo, o jovem Marcelinho – apelidado Marraia – enfrenta o maior desafio de sua vida: derrotar Baloni, o campeão local de bola de gude. O que se inicia como uma simples competição logo se transforma em uma jornada épica de amadurecimento. Na busca pelas bolinhas exigidas, Marraia revela segredos, faz amigos e enfrenta inimigos, tudo isso com uma pitada de humor lúdico e a linguagem típica das crianças em fase de compreensão do mundo.

“Marraia é um Pequeno Príncipe à brasileira, com os pés firmes na terra batida dos rincões do Brasil profundo. Sua história nos leva a refletir sobre nossa própria jornada, nossos desafios e descobertas. É um filme que fala sobre todos nós, independentemente da idade”, afirma o diretor do longa-metragem.

Com produção da Global Village Creative + Executive, produtora capixaba de cinema com uma década de experiência, o filme conta ainda com apoio logístico da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e do Grupo Águia Branca.

Sinopse

Na Burarama do final dos anos 1960, os irmãos Marcelo e Lua enfrentam uma derrota épica em um jogo de bola de gude contra Baloni, melhor jogador da região. Marcelo, contudo, não aceita o resultado e desafia o rival para uma revanche – com uma condição: eles devem apostar 300 bolinhas de gude em apenas dez dias.

Marcelo embarca em uma verdadeira jornada para conseguir as bolinhas, desafiando sua inteligência, persistência e caráter, e acaba descobrindo que essa aventura vai muito além das simples bolinhas de gude. O filme, desse modo, propõe uma reflexão sobre o processo de amadurecimento, a relação com o tempo e a descoberta do mundo, tanto para crianças quanto para adultos.

Serviço:

Estreia do filme “Marraia”, de Diego Scarparo

Quando: 18/04 (quinta-feira)

Horário: às 19h30

Local: Cine Jardins, Shopping Jardins, Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória

Mais informações: contato@gvce.com.br

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro