17/11/2023 17h26

Funcultura: jovens de Guarapari vão receber oficina gratuita sobre documentário e produzir filmes

Primeiro encontro entre o oficineiro, Philipe Fassarella, e os jovens participantes (Foto: Rossoni Costa)

A consciência do potencial criativo do documentário e a vontade de proporcionar à juventude negra o contato com a produção de filmes são as linhas de força do projeto “Cinema de borda: na perspectiva da juventude negra”, uma formação sobre história, criação e roteiro para cinema documental que será oferecida gratuitamente à comunidade do bairro Adalberto Simão Nader, em Guarapari, entre os dias 18 de novembro e 8 de dezembro.

O objetivo é contemplar as juventudes negras da comunidade, com faixa etária entre 15 e 18 anos. Trata-se de uma localidade estratégica, considerando-se que a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) – da qual Guarapari faz parte – concentra a maior taxa de homicídios de pessoas pretas e pardas, segundo dados do Observatório Estadual da Segurança Pública (2021), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto conta com parceria da Associação Crescer com Viver, que atua há 13 anos na localidade, e também do Núcleo de Produção Digital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Guarapari. 

Na oficina, ministrada por Philipe Fassarella (realizador e produtor cultural de Vargem Alta), os participantes vão conhecer um pouco da história do cinema documental, noções básicas para a elaboração de roteiro e produção e ainda receberão apoio técnico para a gravação de dois documentários em curta-metragem. 

A ideia é de que os filmes expressem as vivências das juventudes negras e periféricas, a partir de temáticas e linguagens escolhidas pelos participantes. Posteriormente, essas produções serão exibidas à população local, também gratuitamente. Além disso, os jovens cineastas também poderão divulgar seus filmes em redes sociais, cineclubes, ou enviá-los para festivais locais e nacionais.

Serviço:

“Cinema de borda: na perspectiva da juventude negra”

Oficina de história, criação e elaboração de roteiro em documentário para jovens

Quando: de 18/11 a 08/12 

Local: Associação Crescer com Viver, Rua Lorraine Santiago Vieira, 372, Adalberto Simao Nader, Guarapari



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard