23/02/2024 11h15

Funcultura: inscrições abertas para oficinas gratuitas de capoeira, maculelê e puxada de rede

O projeto “Vivências Culturais – Roda de Saberes” abre vagas para oficinas gratuitas de capoeira, maculelê e puxada de rede, em Cariacica, com 50 vagas destinadas a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social do bairro Cruzeiro do Sul e região.

Ministradas pela instrutora Alessandra dos Santos, conhecida como Mestra Baixinha, as oficinas serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h às 20h, na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul. Para se inscrever basta comparecer à associação, acompanhado dos pais ou responsáveis, nos mesmos dias e horários em que acontecem as aulas.

“Vivências Culturais – Roda de Saberes” conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 006/2022 – Patrimônio Cultural, da Secretaria da Cultura (Secult).

De acordo com Alessandra dos Santos, a iniciativa é de grande importância para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. “É uma forma de tirá-las das ruas e possibilitar o aprendizado da disciplina e as relações de amizade. Além disso, é preciso reforçar que a capoeira é nossa, é afro-brasileira, apesar de muitos ainda não a conhecerem.”

Para ela, o conhecimento mais profundo da capoeira, do maculelê e da puxada de rede, além de contribuir para a difusão e multiplicação desses saberes tradicionais, tem também potencial de gerar trabalho e renda, futuramente, para as crianças que participam do projeto. “É uma forma de ampliar as oportunidades profissionais. Diversas crianças que já fizeram aula comigo cresceram e hoje dão aulas de capoeira”, ressalta.

Além das oficinas no Reame, o projeto promove, ainda neste primeiro semestre de 2024, uma vivência socioambiental no quilombo do Bem Vindo, em Retiro Saudoso, Santa Leopoldina. A vivência será conduzida por Mestre Militão, que é mestre griô de capoeira. Entre as muitas atividades previstas para essa experiência, as crianças e adolescentes participantes farão uma oficina de confecção de berimbau.

O objetivo dessa vivência é promover uma imersão profunda na cultura negra, além debater e refletir sobre a responsabilidade de cada cidadão no que diz respeito à preservação ambiental – uma das premissas que regem as comunidades quilombolas. “Quando utilizamos a matéria-prima de uma árvore para fazer berimbau, por exemplo, fazemos isso usufruindo da natureza de forma sustentável. Tem que ser assim em muitas outras atividades do nosso cotidiano”, completa Alessandra dos Santos.

Serviço:

“Vivências Culturais – Roda de Saberes”

Oficinas gratuitas de capoeira, maculelê e puxada de rede

Quando: a partir de 26/02 (segunda-feira)

Horário: das 18h às 20h, às segundas-feiras e quartas-feiras

Local: Associação Reame, Rua Independência, 426, Cruzeiro do Sul, Cariacica

Público-alvo: crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos

Mais informações: (27) 99635-7883 (Alessandra dos Santos, a Mestra Baixinha)

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Whatsapp: (27) 99753-7583