FUNCULTURA: Grupo Rerigtiba circula com o espetáculo “Uma Viagem no Tempo”
Voltada para o público infanto-juvenil, a peça fala sobre a importância da preservação da água
Como seria a vida no planeta se a água acabasse? Esse questionamento dá origem à narrativa central do espetáculo “Uma Viagem no Tempo”, do Grupo de Teatro Rerigtiba (Anchieta-ES), que cria um cenário distópico para abordar a temática de preservação da água e seu consumo consciente junto ao público infanto-juvenil - e, por que não, aos adultos.
Com direção e dramaturgia de Nieve Matos e com elenco formado pelas atrizes Sara Lyra, Welida Pontes e Marcelle Ludgero, a peça que estreou em agosto do ano passado e foi contemplada com prêmio do Funcultura – Secult 2016 está circulando por cinco regiões do Estado. O início da circulação foi em Muqui, no Teatro Neném Paiva, em maio deste ano, e ainda passará por Aracruz (09/06), Alegre (12/06), Anchieta (21/06), Rio Novo do Sul (26/06), e Venda Nova do Imigrante (30/06). Todas as apresentações são gratuitas.
Na peça, os personagens Morton e Madame Sofi, viajantes do tempo, retornam de uma aventura para buscar um tesouro guardado, encontram uma criança que não sabe sorrir vivendo num planeta árido e desértico. A dramaturgia, usando a água como recurso simbólico, no decorrer dos 50 minutos de espetáculo oferece à platéia uma aventura de magia, diversão e mistério. “Água é vida em um sentido muito amplo. A peça fala de água também como emoção, daquilo que circula dentro da gente, de como a gente se relaciona, da fluidez”, aponta a atriz Sara Lyra.
A proposta da temática surgiu em 2015, quando o Brasil passou a viver uma forte crise hídrica. O grupo conta que, no município de Anchieta, embora a população não tenha sofrido diretamente os piores impactos da escassez de água, cidades próximas, parentes e amigos de outras regiões foram fortemente afetados pela nova realidade, o que provocou comoção e reflexão interna sobre o tema e o desejo de transformá-lo em um espetáculo teatral voltado para o público infanto-juvenil.
O espetáculo “Uma Viagem no Tempo” estreou em agosto de 2016 pelo Circuito Banescard e foi contemplado com o prêmio de Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas, com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (FUNCULTURA), por meio do Edital 019/2016, aberto pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Sobre o Grupo de Teatro Rerigtiba
O Grupo de Teatro Rerigtiba, com sede na cidade de Anchieta-ES, é um coletivo de artistas que se dedica à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética como forma de aprimorar seu ofício. Com 24 anos de existência, o grupo mantém um trabalho contínuo de investigação, produção, montagens e apresentações de espetáculos nos mais diversos estilos e técnicas. Também realizam Cursos, oficinas e workshops.
SERVIÇO
Circulação do espetáculo de teatro “Uma Viagem no Tempo” do Grupo de Teatro Rerigtiba
Texto e direção de Nieve Matos
ENTRADA GRATUITA
Classificação: Livre
Duração: 50 min.
Aracruz - 09 de junho (sexta-feira), às 16 horas
Teatro Oficina Coqueiral – Av. dos Coqueiros, s/nº, (próximo à Praça da Amizade), Bairro Coqueiral de Aracruz.
Alegre - 12 de junho (segunda-feira), às 14 horas
Auditório do Ifes Alegre
Anchieta - 21 de junho (quarta-feira), às 13h30
Sede do Grupo Rerigtiba
Rio Novo do Sul - 26 de junho (segunda-feira), às 15 horas
Teatro Ivo Mameri
Venda Nova do Imigrante - 30 de junho (sexta-feira), às 13h30
Auditório do Ifes
Sinopse: Morton e Madame Sofi são viajantes do tempo que estão em busca de um misterioso tesouro. Num planeta desértico, descobrem uma estranha criança que não sabe sorrir. O inusitado encontro desses três personagens vai despertar a esperança, a magia, a alegria, e desvendar o mistério de como as pessoas deixaram sua maior riqueza escorrer pelas mãos. De forma lúdica e divertida, o espetáculo nos convida a pensar nas atitudes importantes para preservar nosso mais valioso recurso natural: a água.