19/01/2024 18h00 - Atualizado em 19/01/2024 18h01

Funcultura: Formemus lança laboratório técnico com capacitação gratuita em iluminação, sonorização e produção de palco

Plataforma de desenvolvimento da música brasileira e capixaba, o Formemus lança uma série de atividades de capacitação, o Formemus Lab Técnica. Ao todo, serão realizadas três oficinas entre os meses de março e maio, na Casa da Música Sônia Cabral, Centro de Vitória, tendo como foco as temáticas técnicas que envolvem a realização de shows musical.

Todas as formações são gratuitas e abertas ao público interessado em receber o conhecimento técnico básico, a partir de 16 anos, com um recorte de 80% das vagas para mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. A carga horária total das atividades é de 24 horas, com seus conteúdos divididos em encontros de 6 horas.

Na próxima segunda-feira (22), as inscrições serão abertas para a primeira oficina, Iniciação à Sonorização de Shows, a ser ministrada por Ronald Igidio, entre os dias 4 e 7 de março. Na ocasião, ele vai apresentar aos participantes noções básicas de sonorização, abordando os conceitos técnicos de forma teórica e prática.

As demais formações são: Iniciação à Produção de Palco (Roadie), com Rafael Eskerda, de 1º a 4 de abril; e Iniciação à Iluminação de shows, com André Stefson, entre 6 e 9 de maio. Cada uma das oficinas tem 25 vagas, e a seleção dos participantes será feita pela equipe de curadoria do Formemus.

Realizado pela Saurá Projetos Culturais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o Formemus Lab Técnica atende a uma demanda local e nacional pela ampliação da oferta de técnicos qualificados para a realização de shows.

Em um meio no qual cada vez mais artistas mulheres e LGBTQIAPN+ têm o protagonismo valorizado e reconhecido, o mesmo não se pode dizer sobre quem atua nas áreas técnicas que envolvem essas apresentações musicais, motivo pelo qual a ocupação desse espaço ainda é um desafio entre profissionais de diferentes gêneros – e uma das preocupações do Formemus.

Oficineiros

Ronald Igidio. Há 27 anos atuando como técnico de áudio, tem se destacado por sua versatilidade e expertise em diversos segmentos da indústria do som. Trabalhando com bandas de variados gêneros musicais, espetáculos teatrais e uma série de festivais, entre eles o Festival de Jazz e Bossa de Santa Teresa e o Marien Calixte Jazz Music Festival, sua experiência se estende a colaborações com empresas de áudio de médio e grande porte. Além disso, participou de cursos especializados com renomados engenheiros de áudio, como Merlijn van Veen e Alexandre Rabaco. Atualmente, emprega seu vasto conhecimento prestando serviços a boates, igrejas, bandas, teatros e festivais, além de oferecer treinamentos e consultorias para empresas e profissionais iniciantes no ramo do áudio, consolidando-se como referência no setor.

André Stefson. Experiente no campo das artes cênicas, iniciou sua carreira em 2009, no Espírito Santo. Formado em elétrica pelo Senai/ES, em 2016, destaca-se como iluminador, cenotécnico e eletricista cênico. Trabalhou na Má Companhia e no Grupo Z de Teatro, com os quais viajou pelo Brasil apresentando os espetáculos como “O Grande Circo Ínfimo” e “Insone”, pelos projetos Palco Giratório Sesc, Prêmio Teatral BR Distribuidora Petrobrás e Prêmio O Boticário de Dança. Como cenotécnico e maquinista, participou de eventos como Aldeia Sesc Ilha do Mel e montou cenários para várias óperas do Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Também concebeu e operou a iluminação para uma diversidade de espetáculos de teatro e dança, além de contribuir na área musical com shows de artistas como Danilo Diniz e Sandrera. Destaca-se ainda seu trabalho em exposições como “Revivendo o Melpômone” e “A Arte do Ofício”. Stefson tem experiência como maquinista teatral no Centro Cultural Sesc Glória e desempenhou papéis de coordenação técnica em festivais de música erudita, literatura e outros eventos culturais, evidenciando sua versatilidade e comprometimento com as artes.

Rafael Eskerda. Profissional multifacetado no mundo da música, acumula uma década de experiência como baterista, atuando em inúmeros gêneros musicais. Participou de bandas como Antimilk, vencedora do 4º Festival Prato da Casa, e colaborou com artistas diversos, incluindo André Prando, Gabriela Brown (com quem gravou o disco “Zeugma”, e Silva (como percussionista no disco “Bloco do Silva”). Além de músico, é roadie, drum tech, guitar tech, produtor técnico e diretor de palco, acumulando experiência em trabalhos com bandas em uma variedade de eventos e festivais, como Tarde no Bairro, Festival Voadora e Festival de Inverno de Domingos Martins. Como diretor técnico, destacou-se em eventos como Marien Calixte Jazz Music Festival, Rap in Cena, Coala Fest e no 1º Festival Musin. Sua excelência foi reconhecida com a conquista do prêmio de melhor roadie na primeira edição do Prêmio da Música Capixaba. Atualmente, atua como roadie para artistas como Jão e Tássia Reis, entre outros.

Formemus

O Formemus é uma conferência e festival de música voltado para o desenvolvimento do mercado da música independente brasileira, conectando profissionais de todo o Brasil. A ação engloba painéis, palestras, rodadas de negócios, pitching musical, mostra de videoclipes, mostra fotográfica e showcases. Além disso, realiza iniciativas como o “Formemus em Casa”, temporadas de exibição dos painéis legendados das edições anteriores do evento, disponíveis no YouTube; o “Formemus FM”, um programa de rádio voltado para a música capixaba e brasileira, que vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h, na Rádio Universitária 104.7 FM; e o Formemus Lab Artístico, com atividades de capacitação. 

Serviço: 

Formemus Lab Técnica

Iniciação à Sonorização de Shows, com Ronald Igidio

Quando: de 4 a 7 de março

Horário: das 13h30 às 20h

Local: Casa da Música Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Centro de Vitória

Inscrições: de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, pelo site www.formemus.com.br

Público-alvo: jovens e adultos, a partir de 16 anos, que desejam aperfeiçoar técnicas, conhecimentos e habilidades sobre a área, iniciantes e experientes – em especial, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIA+ e de baixa renda.

Informações: (27) 3376-1674



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 




Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard