06/04/2023 09h53 - Atualizado em 06/04/2023 10h00

Funcultura: Flexal II vai sediar sua primeira Semana de Moda, com uma extensa programação cultural

Carinhosamente apelidada de Fashion Week Flexal (FWF), a primeira edição da Semana de Moda de Flexal acontece entre os dias 10 e 15 de abril, com uma variada programação que visa ao desenvolvimento cultural de Flexal II, em Cariacica, e das diversas comunidades do entorno. O evento é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de projetos culturais desenvolvidos em territórios criativos, da Secretaria da Cultura (Secult).

A semana de moda é resultado de uma série de oficinas realizadas durante todo o mês de março, no Instituto Aprender Cultura (IAC). Foram atividades que promoveram a mistura de linguagens e a diversidade e, além de capacitar, tiveram como objetivo produzir conteúdo material e de entretenimento para a realização da FWF.

Ao longo da próxima semana, a FWF vai apresentar atividades resultantes das oficinas, promover workshops de vitrine do projeto e apresentações culturais, com shows, apresentações circenses, exposições fotográficas, teatro, desfiles em passarela com os nichos e grupos culturais, além de marcas convidadas – de dentro e de fora da comunidade.

O projeto nasceu de um sonho do produtor cultural Miquéias Gonçalves e da diretora e estrategista do IAC, Marina Queiroz, de promover mais autoestima e empoderamento para os jovens da comunidade de Flexal II, exaltando a diversidade cultural expressada por meio da moda, dança, arte e música.

Ambos pensaram em um projeto que vinculasse moda periférica, geração de emprego e renda, empoderamento dos jovens e capacitação, visando ressaltar o brilho da periferia e potencializar ainda mais esse território e as pessoas que o habitam.

“Ao caminhar pelo bairro é possível ver, ouvir e sentir essa diversidade expressa nas formas de ser e de existir do povo. A motivação principal foram os jovens, pois a comunidade sofre diversos tipos de violência: social, geográfica, econômica, entre outros. É preciso reforçar o quanto a periferia é ocupada por pessoas que brilham, que são criativas, que se expressam, que são bonitas”, afirma Marina Queiroz, ressaltando que o padrão de beleza imposto pela sociedade precisa ser questionado.

A principal preocupação, na concepção do projeto, foi acerca da falta de autoestima dos jovens e o alto índice de desemprego. “Com as capacitações e as oficinas, é possível proporcionar conhecimentos técnicos e práticos, para serem aplicados no mercado de trabalho ou, até mesmo, incentivar o empreendedorismo”, explica Marina. Ao todo, aconteceram 10 oficinas (moda, desfile, maquiagem, penteados, teatro e circo, dança, canto, empreendedorismo, fotografia e audiovisual), que culminam agora com a realização da semana de moda.

Marina acrescenta que há muitos planos para o futuro, entre eles tornar o evento anual, conhecido nacional e internacionalmente. “Pretendemos buscar recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, a fim de potencializar nossas ações. Além disso, temos outro projeto que será associado a esse e que busca estruturar uma cooperativa de mulheres costureiras, vinculado ao bazar do Instituto Aprender Cultura, para produzir e reformar roupas com os preceitos da economia circular e solidária, fomentando uma marca própria de Flexal II.”

Programação

10/04 – Workshop de dança, das 9h às 17h

11/04 – Exposição fotográfica, das 9h às 17h

12/04 – Workshop de maquiagem, das 9h às 17h

13/04 – Workshop de customização de roupas e moda sustentável, das 9h às 17h

14/04 – Workshop de penteados, das 9h às 17h

15/04 – Desfiles, shows e diversas atrações, a partir das 14h

Local: Instituto Aprender Cultura, Av. Nossa Senhora da Penha, 1439, Flexal II, Cariacica

Todas as atividades são gratuitas



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard