Funcultura: Cineclube Veias Abertas estreia no Centro de Vitória com exibição do filme chileno ‘Machuca’
Nesta sexta-feira (22), a Árvore Casa das Artes inaugura o Cineclube Veias Abertas, com exibição do longa-metragem “Machuca”, do diretor chileno Andrés Wood – filme considerado um dos mais importantes realizados no Chile e de maior impacto no cinema sul-americano, com premiações nos festivais de Bogotá, Lima, Vancouver e Viña Del Mar, além de indicações como Melhor Filme Estrangeiro ao Goya (na Espanha) e ao Ariel (no México).
Ambientada em 1973, a narrativa de “Machuca” tem como pano de fundo o contexto histórico que culminou com a instauração do golpe militar por Augusto Pinochet naquele país. No centro da trama, estão duas crianças de diferentes classes sociais: Gonzalo Infante (Matías Quer), de família rica, e Pedro Machuca (Ariel Mateluna), de origem pobre. Ambos tornam-se amigos e descobrem o mundo um do outro à medida que as tensões políticas do Chile se intensificam.
Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o Cineclube Veias Abertas – cujo nome é inspirado na obra homônima de Eduardo Galeano – surge do antigo desejo de realizar uma parceria de cineclubismo com o poeta, tradutor e dramaturgo Wilson Coelho, visando à consolidação de um espaço de exibição, fruição e reflexão sobre a arte do cinema, especialmente com obras de realizadores latino-americanos, que se distanciam das salas comerciais de cinema.
Em sua primeira edição, o projeto vai exibir gratuitamente cinco produções e, ao final de cada sessão, será realizado um debate com o público presente, mediado por Wilson Coelho – responsável pela curadoria dos filmes. O objetivo é promover a reflexão crítica sobre a linguagem estética de cada diretor e seus respectivos modos de abordar, em suas obras, a realidade sociopolítica latino-americana.
Além disso, o Cineclube Veias Abertas vai promover uma atividade formativa para jovens bolsistas com idade entre 16 e 29 anos. Ao todo, são cinco bolsas no valor de R$ 500, cada uma, visando estimular a participação de moradores do Morro da Piedade, Morro do Moscoso, Morro da Fonte Grande e Centro. A formação abordará as seguintes temáticas: cineclube, direito ao cinema e comunidade; e elaboração de projeto cultural para criação de cineclubismo.
A iniciativa é fruto do compromisso do grupo Árvore Casa das Artes com o desenvolvimento social e humano do território em seu entorno, favorecendo o público de modo geral, a fim de ampliar seu conhecimento sobre o audiovisual e os realizadores da América Latina que fazem um cinema em oposição à lógica comercial.
Serviço:
Lançamento do Cineclube Veias Abertas
Quando: 22/03 (sexta-feira)
Horário: às 19h
Local: Árvore Casa das Artes, Rua Padre Nóbrega, 193, Centro de Vitória
Entrada gratuita
Informações: (27) 99807-5744 (WhatsApp)
Programação:
22/03 (sexta-feira)
“Machuca”
(2003, Chile)
Direção: Andrés Wood
29/03 (sexta-feira)
“Lamarca”
(1994, Brasil)
Direção: Sérgio Rezende
05/04 (sexta-feira)
“Uma noite em doze anos”
(2018, Uruguai)
Diretor: Álvaro Brechner
12/04 (sexta-feira)
“Caparaó”
(2006, Brasil)
Diretor: Flavio Frederico
19/04 (sexta-feira)
“Confederação dos Tamoios, a última batalha”
(2019, Brasil)
Diretor: Carlos Pronzato
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br