07/08/2023 15h21

Funcultura: Cine Latinta exibe o curta-metragem “Waapa” e promove bate-papo com a artista Karen Pataxó

O curta-metragem “Waapa” apresenta um recorte da infância do povo Yudjá, no Xingu (Foto: Divulgação)

Dirigido por David Reeks, Renata Meirelles e Paula Mendonça, o curta-metragem “Waapa” apresenta um recorte da infância do povo Yudjá e os cuidados que acompanham seu crescimento. O documentário, que acompanha a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, será exibido nesta terça-feira (08), às 19h, dentro da programação do Cine Latinta, que acontece na Caxanga da Nalzira, em Serra Dourada 2, na Serra.

Com 20 minutos de duração, o filme faz uma imersão no dia a dia das crianças que vivem na aldeia Tuba Tuba, Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso. Tendo como eixo a relação entre a infância e a natureza para os Yudjá, abordando o crescimento em comunhão com o meio ambiente.

Karen Valentim Pataxó (Foto: Divulgação)Karen Valentim Pataxó (Foto: Divulgação) Após a exibição do filme, acontece um bate-papo com Karen Valentim Pataxó. Indígena pataxó em retomada, mãe, artista visual, curadora e fazedora cultural, em sua trajetória ela atua em comunidades indígenas, periféricas e quilombolas colaborando com o beneficiamento dos territórios por meio de projetos de arte e cultura.

“No encontro, vou compartilhar um pouco da minha vivência enquanto indígena Pataxó. Busco discutir abertamente sobre diversos temas, como a manutenção cultural e os desafios das estruturas colonizadoras vigentes, sobre maternidade e sobre meu interesse pelo audiovisual”, comenta Karen Valentim.

Esta edição do Cine Latinta foi pensada especialmente para o público infantil do bairro Serra Dourada 2 e, ao mesmo tempo, pretende alcançar também os pais, responsáveis e demais familiares dessas crianças.

“Na rua Curuá, onde a Caxanga da Nalzira está localizada, já acontecem movimentos em que a criançada costuma brincar com skate e ouvir um som. Além disso, o audiovisual é uma ferramenta de educação que alcança pessoas de diversas idades”, afirma Rodrigo Nibu, coordenador da Caxanga da Nalzira.

Coordenador do Cine Latinta, Fredone Fone explica que a seleção do curta “Waapa” foi pensada como uma forma de atrair outros públicos para o espaço cultural. “Nós temos filhas e filhos de diversas idades e, além disso, fomos crianças que cresceram privadas do acesso às salas de cinema. Por isso, buscamos oferecer uma oportunidade para que mais pessoas possam acessar conteúdos como esse documentário. E mais, queremos incentivar as pessoas do bairro a realizarem seus próprios curtas, videoclipes e outras produções do tipo”, ressalta.

O curta-metragem “Waapa” será exibido às 19h, mas a partir das 17h30 a Caxanga da Nalzira já estará com as portas abertas para receber o público com discotecagem de DJ Negana e Brau Beats.

Assista ao trailer do filme:

Sobre o projeto
Criado em 2012, com raiz afro-latino-americana, o Cine Latinta é um movimento de aproximação entre artistas de diversas partes do mundo, em especial residentes na América Latina, partindo da visão do espaço público da periferia como lugar de interação, criação e intercâmbio. A partir das ações do cineclube, compartilham-se espaços domésticos e públicos para trocas de experiências e conhecimentos, além de realizações de intervenções urbanas.

Durante muitos anos, a iniciativa foi realizada com recursos próprios, sempre tendo como foco a discussão de temáticas ligadas às linguagens urbanas e às causas sociais e políticas progressistas a partir da apreciação de filmes, de modo coletivo, democrático, com garantia de livre acesso à população.

Atualmente, o Cine Latinta conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do edital destinado ao desenvolvimento e à manutenção do cineclubismo no estado.

Esta temporada do projeto inclui cinco edições, compostas inteiramente de curtas-metragens. A primeira exibição foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Dulce, na Serra, voltada para os estudantes da rede pública. Todas as demais sessões acontecem na Caxanga da Nalzira, até o final de agosto, com entrada gratuita.

Serviço:
Cine Latinta
Exibição do curta-metragem “Waapa”
Bate-papo com Karen Valentim Pataxó
Quando: 08/08 (terça-feira)