28/03/2023 17h32 - Atualizado em 28/03/2023 17h33

Funcultura: Catálogo com inventário do fotógrafo Alfredo Mazzei será lançado na quarta-feira (29)

Nesta quarta-feira (29), acontece o lançamento do inventário do fotógrafo Alfredo Mazzei, a partir das 18h30, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Arquivista responsável pelo projeto, Marcello Furtado fará uma apresentação sobre o processo de construção do catálogo, que consolida a importância de Alfredo Mazzei para a memória social capixaba.

Mazzei fotografou o Espírito Santo entre as décadas de 1930 e 1980, quando morreu. Ele registrou eventos sociais, familiares, empresariais e políticos, além de paisagens e retratos. Seu trabalho tem como marca o rigor técnico e a criatividade, que o colocam entre os grandes nomes da fotografia produzida no estado.

A proposta inicial do projeto era inventariar, higienizar e fazer uma conservação preventiva do acervo pessoal do fotógrafo, que reúne fotografias em papel, negativos em vidro e em plástico, além de filmes 16mm e documentos escritos. Ao longo de anos, esse acervo foi guardado pela filha e pelo genro de Mazzei, da forma como ele próprio deixou até falecer nos anos 1980. 

Com o trabalho de higienização e conservação preventiva foi possível retirar esses materiais de condições não adequadas e dar a eles a possibilidade de uma longa vida. Tudo passou por limpeza, foi separado e acondicionado em caixas de plástico polionda. 

Além disso, o material foi catalogado e identificado conforme a Norma Brasileira de Descrição Arquivística. A descrição das imagens coube a Ary Lopes Ferreira e Carmélia Mazzei Ferreira (genro e filha de Alfredo Mazzei), que conservam a memória de grande parte das pessoas que aparecem nas fotografias. 

Uma parte excedente do acervo foi doada ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees). São cerca de 260 fotografias que passarão a compor a coleção permanente da instituição. 

O catálogo está disponível no blog Gestão de Fundos e Coleções Fotográficas, neste LINK. O evento de lançamento é aberto ao público. No entanto, a entrada é limitada a 100 pessoas (capacidade do espaço) e será organizada por ordem de chegada. 

Contemplado em 2020 pelo edital de acervos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto é uma realização da Interferências Filmes e Projetos, em parceria com a Família Mazzei, e contou com o apoio do Departamento de Arquivologia, Cine Metrópolis e da Biblioteca Central da Ufes, além do Apees.

 

Equipe técnica do projeto

Arquivista responsável: Marcello França Furtado

Conservação e higienização do acervo: Angélica Reckel

Coordenação de pesquisa: Teresinha Mazzei

Identificação do conteúdo das imagens: Ary Lopes Ferreira e Carmélia Mazzei Ferreira

Montagem da exposição: Angélica Reckel e Teresinha Mazzei

Identificação dos filmes 16mm: Sérgio Dias (Apees)

Diagramação (folder e e-book): Carla Mello

Apoio: André Malverdes, Vitor Graize, Fábio Pirajá, Fábio Medina, David Protti, Cilmar Franceschetto, Saulo Ribeiro e família Mazzei

Produção executiva e coordenação-geral: Ricardo Sá

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Erika Piskac / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard