21/09/2023 15h36

Funcultura: banda Alldeia lança videoclipe de single que expressa as fragilidades da saúde mental

Nestes tempos em que a saúde mental está cada vez mais fragilizada, a canção “O Mergulho” expressa um desabafo sobre as adversidades da vida e como enxergá-las a partir de outra perspectiva. Obra autoral da banda Alldeia, o single ganhou um videoclipe a ser lançado nesta sexta-feira (22), às 19h, pelo canal do grupo no YouTube.

Gravado em 2019, o vídeo passou cerca de quatro anos na “incubadora”. Os integrantes da Alldeia explicam que esse tempo de espera foi necessário, por se tratar de uma canção que provocou um turbilhão de sentimentos que precisavam ser superados. Além disso, a pandemia de Covid-19 forçou o grupo a adiar o lançamento da canção, que já estava gravada.

“O Mergulho” conta a história do vocalista Thiago Soares, que após a perda de sua mãe para o câncer, o término de um relacionamento de quase três anos e as responsabilidades de cuidar da casa, viu-se em um momento de fragilidade em sua saúde mental, encontrando na música uma forma de contornar a situação.

As cenas foram gravadas em Pedra Roxa, na Serra do Caparaó, às margens do Rio Norte, em Alegre, na antiga arena de Paintball Adrenalina e numa plantação de eucaliptos em Guaçuí. Há também cenas rodadas no cemitério de São José do Calçado.

Com a maior parte do videoclipe gravada em primeira pessoa, a produção transporta o espectador para um cenário de jogo de ação, com cenas sombrias nas quais o personagem precisa vencer fases e desafios a fim de recarregar seus pontos de vida no game.

Com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o videoclipe foi realizado pela produtora Zero28, de Thiago Soares e Lucas Almeida, que dirigiu a produção e escreveu o roteiro a quatro mãos, com o vocalista. O elenco é formado por atores do grupo Gota, Pó e Poeira – Daniele Lino, Matheus Soares e Kaio Serafim –, por integrantes da banda – Delion Tobias (baixista) e Ricardo Vieira (baterista) – e pelo roadie Áureo Santo.

Um primeiro lançamento já foi feito na última sexta-feira (15), para marcar o aniversário de 15 anos da banda. Quanto à escolha do mês de setembro, ela se deve à intenção de associar a obra à campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

As ações de lançamento incluem lives com participação de profissionais da área de saúde mental, a fim de debater o tema e responder a dúvidas dos seguidores. Nesta sexta-feira (22), às 19h, mais uma live será transmitida pelo perfil da banda no Instagram. A música também já está disponível em todas as plataformas on-line.

Serviço:

Lançamento do videoclipe “O Mergulho”

Da banda Alldeia

Live com participação de profissionais de saúde mental

Quando: 22/09 (sexta-feira)

Horário: às 19h

Local: pelo canal do grupo no YouTube.

Para mais informações, visite as redes sociais da banda Alldeia

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Whatsapp: (27) 99753-7583