14/08/2023 07h30

Funcultura: autor de Cariacica lança livro de poemas no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto

Vitor Miguel, autor do livro “Pó É Cia.”, foi contemplado pelo edital de literatura da Secult (Foto: Fred Farias)

Fruto de um exercício de escrita realizado em 2017, quanto Vitor Miguel se propôs a produzir um poema por dia entre os meses de novembro e dezembro, o livro “Pó É Cia.” será lançado nesta segunda-feira (14), às 18h, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Cariacica.

A noite de autógrafos será movimentada, com apresentações de música e dança, performance, sarau de poesia e coffee break. O encontro marca também a celebração do aniversário de 25 anos do autor.

Publicado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), o livro foi contemplado pelo Edital 018/2021 – Produção de Obras Literárias e Incentivo à Leitura, da Secretaria da Cultura (Secult).

“É uma obra literária periférica e direta, com versos que trazem uma carga afetiva potente. São poemas com uma linguagem simples e direta, que refletem a realidade da periferia. É uma forma que encontrei de motivar os leitores a refletir sobre a própria vida e, ao mesmo tempo, incentivar a leitura, principalmente entre os jovens”, afirma o escritor.

Ele destaca ainda a importância de um contexto em que, gradativamente, cresce o número de autores independentes tanto no Espírito Santo quanto no Brasil, aumentando paralelamente o número de leitores que se apegam a uma literatura que está mais próxima de seus cotidianos.

Nascido e criado no bairro Flexal, em Cariacica, Vitor Miguel empenha-se na valorização da cultura e do artista local em diversas frentes. “É importante valorizar o artista local, fortalecer a identidade, levar cultura e arte a lugares menos favorecidos e despertar noções de afeto e autoconhecimento. Acredito que tudo isso é possível por meio da leitura e do aprendizado da escrita. Uma escrita direta, latente e realista, mas carregada com a beleza e leveza da linguagem poética”, ressalta.

Após a noite de autógrafos nesta segunda-feira (14), Vitor Miguel pretende também realizar outros dois eventos de lançamento do livro “Pó É Cia.”: um na Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, Cariacica (ainda sem data confirmada) e outro no bairro Flexal (em local e data a definir).

Além disso, como doação, o autor vai destinar 10% da tiragem do livro (50 exemplares) aos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), situados em dez municípios do Espírito Santo. Outros 30 exemplares serão doados para a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas.

O autor também vai ceder 100 exemplares à Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), que fará a distribuição em eventos de lançamento coletivo de obras publicadas com recursos do Funcultura, por meio dos editais de literatura.

Serviço:

Lançamento do livr “Pó É Cia.”

Autor: Vitor Miguel

Data: 14/08 (segunda-feira)

Horário: às 18h

Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, Av. Expedido Garcia, 218, Campo Grande, Cariacica