11/10/2023 15h53

Funcultura: antologia de poemas “Carmen” marca a estreia de Moisés Nascimento em livro

“Cria” de Serra Dourada III, Moisés Nascimento é produtor cultural, músico e educador (Foto: Karen Navega)

Atuante na literatura em diversas frentes – como professor, curador e produtor –, Moisés Nascimento promove o lançamento de “Carmen”, reunião de poemas que marca sua estreia em livro, pela editora 7Letras. Aberto ao público, o evento acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, na Praça de Serra Dourada III, na Serra.

Além da publicação, o evento de lançamento reúne duas importantes iniciativas locais ligadas à literatura. Uma delas é o projeto Bibliobikesom (que tem Moisés Nascimento entre seus idealizadores). A bicicleta, customizada com ombrelone, livros e uma imensa caixa de som, circula por diversas ruas funcionando como uma biblioteca itinerante. A outra é a Combiousa, literalmente um veículo de difusão literária capitaneado pela editora Cousa.

O livro “Carmen” está organizado em três partes. A primeira, intitulada “Abre-caminho”, está centrada nos orixás que regem a vida do autor e são a razão de sua nova existência. A segunda, “Região metropolitana”, é composta de poemas escritos entre 2010 e 2021, que surgem do intercâmbio entre cidades que compõem sua vida, dividida entre Serra, Vitória e Rio de Janeiro. “Carmen”, terceira parte e razão da existência do livro, foi construída a partir de conversas entre Moisés Nascimento e sua mãe. “Várias coisas saem da embocadura dela para a minha, e isso se co-funde muito. Sou feliz com isso”, afirma o autor.

Ele acrescenta que os textos reunidos em “Carmen” o acompanham há alguns anos, sendo que boa parte deles foi “lapidada” em dois momentos importantes: o primeiro durante as oficinas do poeta e tradutor Carlito Azevedo, em 2014; o segundo no primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020, quando teve um acompanhamento individual com o poeta e músico Ricardo Aleixo, durante um período de mais de seis meses.

“Mas o livro é sobretudo parte do meu desejo de criar passagem para as memórias que escuto de minha mãe, a quem a vida não permitiu aprender a escrever no sentido cartesiano e funcional que esse verbo possui no mundo onde habitamos”, ressalta Moisés Nascimento.

Sobre o autor

Produtor cultural, músico e educador, Moisés Nascimento graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e tem doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também atua como analista de literatura no Sesc Rio, respondendo pela curadoria da área, que envolve mais de 20 unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro.

Nascido e criado em Serra Dourada III, na Serra, costuma dizer que o bairro é a ponte de todos os seus afetos. Lá, fundou e articula os projetos Zumbi Vem e SD Bibliobikesom. Organizou ainda o livro “HC21: Leituras de Haroldo de Campos”, junto com Gustavo Reis Louro e Raquel Campos. Filho de Xangô, é Ogã de Oxóssi no Ilé Àṣẹ Ìṣégun Ọdẹ.

Serviço:

Lançamento do livro “Carmen”, de Moisés Nascimento

Quando: 13/10 (sexta-feira)

Horário: a partir das 16h

Local: Praça de Serra Dourada III, Serra

“Carmen” estará à venda, no evento de lançamento, por R$ 35. O valor do livro, na venda padrão, é R$ 45 (com os custos de frete, para todo o Brasil). Forma de pagamento via Pix, com a chave moises.literatura@gmail.com – enviar comprovante e endereço por e-mail. A publicação do livro conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard