14/04/2023 08h00

Funcultura: alunos do ensino fundamental de Vargem Alta lançam podcast com avós da comunidade

Foto: Rickson Moura

Alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) João Domingos Fassarella lançam o podcast “Biblioteca de Avós”, que promove um encontro de gerações da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta. A cada episódio, o público conhece a história de uma avó ou de um avô. São cinco episódios, no total, todos disponíveis gratuitamente no site do projeto e também nas plataformas de áudio digitais (Spotify e YouTube).

A produção é fruto de oficinas que foram realizadas durante o mês de março na escola da comunidade rural, em Castelinho. Durante o processo de formação, os alunos construíram os roteiros, gravaram as entrevistas e participaram da edição dos episódios.

De acordo com Sara Passabon, produtora executiva, o projeto foi inspirado pela “Biblioteca Humana”, criada em 2000 pela ONG Stop Violence, na Dinamarca. Neste projeto original, uma pessoa vai a uma biblioteca e, em vez de pegar um livro, encontra-se com outra pessoa a fim de ouvir sua história – promovendo, desse modo, um diálogo entre diferentes culturas.

“Adaptamos a ideia do projeto dinamarquês para a Castelinho, focando apenas nos vovôs e nas vovós da comunidade, com o objetivo de valorizar as histórias orais e promover o contato pessoal”, afirma Sara Passabon.

O projeto conta ainda com uma exposição fotográfica que circulará por dois locais de Vargem Alta. Entre os dias 18 e 28 de abril, das 7h às 16h30, a mostra estará aberta ao público na EMEB João Domingos Fassarella, em Castelinho. Já entre os dias 2 e 6 de maio, ela acontecerá na antiga estação ferroviária, no Centro de Vargem Alta, com visitação das 12h às 17h.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de diversidade cultural da Secretaria da Cultura (Secult), o podcast “Biblioteca de Avós” é uma ação da Tangerina do Deserto Produções e conta também com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Vargem Alta.

Serviço:

Mostra Fotográfica na EMEB João Domingos Fassarella

Rua Eugênio Fassarella, s/n, Alto Castelinho, Vargem Alta

De 17/04 a 28/04, das 7h às 16h30

Mostra fotográfica na antiga estação ferroviária

Centro de Vargem Alta

De 02/05 a 06/05, das 12h às 17h