26/06/2017 16h48 - Atualizado em 29/06/2017 11h45

FUNCULTURA: a poética da memória e do esquecimento na exposição “Fissuras” de Rafael Pagatini

Xilogravuras, fotografias e objetos que se entrelaçam em todo um conceito reflexivo e histórico. A Galeria de Arte Espaço Universitário, localizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebe nesta quarta-feira (28), às 19h, a exposição individual “Fissuras”, do artista Rafael Pagatini, com curadoria de Diego Matos. A mostra  foi contemplada pelo Edital 016 - Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita e a visitação segue até o dia 1º de setembro.

 Radicado em Vitória, o artista gaúcho – que também é professor na Ufes – elabora, em “Fissuras”, a discussão sobre a construção da memória, do esquecimento e dos vínculos de poder por meio da compreensão do processo do regime militar no Estado. O público vai poder conferir o resultado do trabalho de pesquisa realizado a partir de documentos do Arquivo Público Estadual e de anúncios publicados em jornais e revistas de grande circulação da época, que foram trabalhados em processos de impressão em diferentes suportes e materiais.

 A exposição contará ainda com debates aberto ao público. Na quinta-feira (29), o curador Diego Matos vem a Vitória para uma palestra e debate com o artista e público. A pesquisadora e professora de Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Angélica Melendi, participa de roda de conversa no dia 13 de julho, às 17h30.

 

Serviço

Exposição “Fissuras”, de Rafael Pagatini

Curadoria: Diego Matos

Local: Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) – Ufes, campus de Goiabeiras.

Abertura: 28 de junho (quarta-feira), às 19h

Visitação: de 29 de junho a 01 de setembro.

Entrada gratuita

 

  BATE PAPO com curador Diego Matos:
Data: 29/06
Hora: 17h

BATE PAPO com a pesquisadora Maria Angélica Melendi (EBA/UFMG):
Data: 13/07
Hora: 17h30

 

Local:  Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) – Ufes, campus de Goiabeiras

 

 

Texto: Danilo Ferraz

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard