Fredone Fone lança livro ‘O que fazer com todo esse entulho?’
.png?v=638938133614303510)
Neste sábado (20), o artista Fredone Fone realiza o lançamento de seu livro “O que fazer com todo esse entulho?”. A publicação acompanha um audiolivro e vídeos do escritor lendo seus poemas pelas ruas da Grande Serra Dourada.
O evento de lançamento acontecerá na Caxanga da Nalzira, espaço cultural também localizado em Serra Dourada, no município da Serra, e contará com apresentações dos MCs Mi$haria, Emcee Canela, Dark e Menor S, ambos moradores da região, além da discotecagem de DJ Cachorrão.
O livro foi produzido por meio do Edital 11/2022 – Produção e Difusão Literária, com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Fredone Fone começou a fazer arte por meio do graffiti em meados dos anos 1990. É multiartista, Mestre de Cerimônias (MC), skatista, produtor audiovisual-cultural e traz, por meio da sua escrita, a força das ruas que moldam sua caminhada.
Nos textos que foram reunidos ao longo de quase 15 anos, ele usa das suas habilidades como MC de rap, somada à experiência como ajudante de pedreiro, para fazer um mergulho na arquitetura improvisada da periferia, e para falar sobre vivências, lajes, rebocos, rachaduras e entulhos.
Em poemas como Sapata, revela o sonho de construir um futuro “batendo laje” e erguendo a própria casa. Já em Portal, transforma o muro e o telhado em abrigo cósmico, memória da infância e da sobrevivência no bairro em que vive desde 1982. O entulho, aqui, não é apenas resto de obra: é uma metáfora do que sobra de uma cidade desigual, aonde o lixo, os móveis descartados e a história de vidas subalternizadas se acumulam.
Fredoni, que já organizou os livros "Rap: A força da fala" e "Graffiti é pra Geral", explica: “Todos os textos que fazem parte deste livro apresentam finais felizes porque foram transformados em arte. Este livro é só mais um sinal de que não é fácil demolir a gente.”
O livro também conta com prefácio de Rodrigo "Nibu" Ramos, irmão-amigo de caminhada e parceiro de grandes sonhos. A capa foi criada por Gustavo Bonart, jovem artista da mesma região de moradia do autor.
"A equipe do projeto é formada por gente daqui. São novos amigos, pessoas próximas e familiares. Espero que sirva de incentivo para que outros moradores escrevam suas histórias assim como o rap despertou meu interesse", destacou o autor.
Serviço:
Lançamento do livro “O que fazer com todo esse entulho?”
Data: 20 de setembro
Horário: 17h.
Local: Caxanga da Nalzira – Rua Curuá, 4, Serra Dourada II, Serra – ES., Entrada gratuita.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br