Fotografias de exposição que destaca cultura popular capixaba serão apresentadas na Bulgária
![](/Media/Secult/_Profiles/c4d8c6e6/96d36a5/Máscaras%20da%20Fé_Folia%20de%20Reis_Gabriel%20Lordello_0005.jpg?v=638747960995776630)
A Mosaico Fotogaleria vai apresentar o projeto “Máscaras da Fé” na cidade Yambol, na Bulgária, a partir do dia 22 de fevereiro. A galeria levará trabalhos de Tadeu Bianconi e Gabriel Lordello, que foram convidados para um intercâmbio cultural na cidade de Yambol pelo fotógrafo Krasimir Stoychev, proprietário da Stoychev Art Gallery.
O objetivo é levar o trabalho fotográfico dos brasileiros sobre a cultura popular capixaba, com foco nos personagens mascarados, e conhecer de perto o folclore búlgaro com a tradição dos Kukeri, os mascarados búlgaros, e depois fazer um diálogo entre essas culturas.
Os fotógrafos levarão uma exposição inédita, intitulada “Máscaras da Fé”, com registros dos mascarados da Folia de Reis de Muqui e do Congo de Máscara de Roda Dágua em Cariacica. A mostra, que conta com 30 fotografias, acontecerá na Stoychev Art Gallery.
“Temos uma relação próxima com a Bulgária. Já realizamos cinco exposições em diferentes museus e galerias, desde a Capital Sófia às cidades do interior. Esse convite é um reconhecimento do nosso trabalho e uma oportunidade de fazermos um intercâmbio com fotógrafos e com a cultura local”, afirma Gabriel Lordello.
Durante a viagem, Gabriel e Tadeu vão fotografar o Festival Kukerlandia, que reúne centenas de Kukeris de todo o Leste Europeu. O Kukeri é um personagem que se veste com máscara e fantasia para espantar os maus espíritos e garantir uma boa colheita a cada ano. A Mosaico também pretende trazer uma exposição do fotógrafo Krasimir Sotychev para Vitória, proporcionando ao público capixaba conhecer mais de perto a cultura búlgara.
“Temos muito interesse na cultura búlgara. Já tínhamos visto imagens dos Kukeri na National Geographic, e percebemos um diálogo com os mascarados da cultura popular capixaba da Folia de Reis e do Congo de Máscara. Isso nos motivou a fazer essa pesquisa etnográfica”, diz Tadeu Bianconi.
Além da exposição, os fotógrafos darão um workshop de fotografia de rua compartilhando suas experiências desta prática fotográfica com os búlgaros e também serão jurados de um concurso de fotografia folclórica que acontece na cidade.
O projeto tem apoio da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do edital de Locomoção, com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).
Serviço:
Exposição “Mascarados da Fé”, fotografias de Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi
Local: Stoychev Art Gallery, Yambol, Bulgária.
Data: de 25/02 a 25/03
Dias e horários para visitação:
De segunda a sexta-feira das 10h as 18h
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br