19/11/2021 17h00 - Atualizado em 22/11/2021 09h54

Força e resistência dos Quilombos marcam Mostra Consciência Negra Cinco

Obras de curta-metragem do Projeto Revelando os Brasis trazem histórias vivenciadas em quilombos para fortalecer o Novembro Negro.

Vinte de novembro é Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra! Para marcar a data e valorizar a história da grande maioria do povo brasileiro, o Instituto Marlin Azul reuniu cinco obras do Projeto Revelando os Brasis sobre a força dos quilombos, símbolo da resistência, indignação e da coragem contra a opressão, a desigualdade e a injustiça social no País. A Mostra Consciência Negra ficará disponível de 20 de novembro de 2021 até 20 de janeiro de 2022 no www.imacultural.org.br.

 Fazem parte da programação os curtas-metragens “A Sússia”, de Lucrécia Dias, de Arraias (TO); “A Viagem do Seu Arlindo”, de Sheila Altoé, de Vargem Alta (ES); “Mulher Guerreira”, de Carlúcia Melo, de Arraias (TO); “Baixa Funda: Destino de um Povo”, de Marcello Sannyos, de Urucuia (MG), e “Quilombo Mata Cavalo”, de Jurandir Amaral, de Nossa Senhora do Livramento (MT). Revelando os Brasis Criado em 2004, o Revelando os Brasis realizou, até o momento, seis edições produzindo 195 filmes, integrados por documentários e ficções com duração de 15 minutos.

 Em cada edição, as obras feitas por moradores de pequenas cidades brasileiras a partir de histórias próprias, reais ou inventadas, foram exibidas em praças públicas locais e Capitais dos Estados, no Circuito Nacional de Exibição. Caminhões-cinema, adaptados para se transformar em cabine de projeção, percorreram o País equipados com uma tela de oito metros de altura, projetores, sistema de sonorização e 200 cadeiras para a plateia.

 Os curtas metragens foram distribuídos em DVD para organizações sociais e culturais, bibliotecas, escolas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, além de serem exibidos num programa próprio na TV pelo Canal Futura. IMA Cultural, lançado nessa quarta-feira (17), abrigará a Mostra Consciência Negra é um ambiente gratuito para a formação e inclusão audiovisual, composto por sessões temáticas, workshops, mostras temáticas, exposições artísticas e oficinas audiovisuais. O IMA Cultural é uma realização do Instituto Marlin Azul/Ponto de Cultura Animazul com recursos do Funcultura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Espírito Santo. O projeto foi contemplado pelo edital de Projetos Culturais de Programação Continuada de Espaços Culturais no Estado do Espírito Santo (028/2019).

 

SERVIÇO

 

Mostra Consciência Negra Data: 20 de novembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022

Onde: www.imacultural.org.br


A Sússia
Roteiro, produção e direção: Lucrécia Dias Arraias (TO)
Documentário: ao som de caixas, pandeiros e bumbos, mulheres e homens de todas as idades cantam, tocam, batem palmas, dançam, recriam as tradições e recontam sua própria história na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra.

 

A Viagem do Seu Arlindo

Roteiro, produção e direção: Sheila Altoé Vargem Alta
Documentário/Ficção: na Comunidade Quilombola de Pedra Branca, nas montanhas capixabas, os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo decide fazer uma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores da comunidade.

 

Mulher Guerreira
Roteiro, produção e direção: Carlúcia de Melo Soares Arraias (TO) Documentário: o filme conta a história da diretora, uma quilombola que não desistiu diante das dificuldades, estudando, aprendendo a profissão de pedreira e conquistando sonhos.

 

Baixa Funda: Destino de Um Povo
Roteiro, produção e direção: Marcello Sannyos Urucuia (MG)
Documentário: Dona Joana, descendente de negros e índios, mãe de 11 filhos, relata suas histórias, anseios, crenças e o cotidiano na lida da vida rural na Comunidade Baixa Funda, em Urucuia, Minas Gerais.

 

Quilombo Mata Cavalo
Roteiro, produção e direção: Jurandir Antônio Nunes Amaral Nossa Senhora do Livramento (MT)
Documentário: no Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais.

 

Mais informações:
Simony Leite Siqueira

Assessoria de Comunicação Instituto Marlin Azul

(27)9 9695-7093 Email: imprensa@imazul.org

Sites: http://imacultural.org.br/ http://cine.animazul.org.br/

Facebook: facebook.com/institutomarlinazul

Instagram: @institutomarlinazul

Youtube: https://www.youtube.com/user/institutoimazulorg

 

Atendimento à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard