16/07/2025 14h03

Fim de semana de projetos realizados pela Associação de Salvaguarda em Cachoeiro de Itapemirim

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, projeto que compreende várias ações envolvendo os grupos da entidade, realizou, nesta semana, a apresentação da Quadrilha Tsunami do Boa Vista, e o lançamento do projeto Preservação do Caxambu Cachoeirense.

A quadrilha, que ocorreu na última sexta-feira (11), foi realizada pelo Grupo Cultural Tsunami do Boa Vista, que atua na região há mais de duas décadas e é um dos componentes da Associação. Contando atualmente com 12 casais, o grupo se apresentam mais intensamente nos meses de junho e julho, quando as festas tradicionais estão no auge. Segundo o mestre Emerson da Costa Silva, preservar a cultura popular é um desafio constante. “O Grupo Cultural Tsunami vem fazendo isso com maestria há mais de 25 anos, levando alegria e diversão para várias comunidades cachoeirenses”, disse.

A Quadrilha Tsunami do Boa Vista contou também com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo. O Pontão da Associação de Salvaguarda é um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

Ainda sobre a programação do Pontão, também foi realizado, no sábado (12), o segundo encontro do curso sobre inclusão, acessibilidade, construção de lideranças e saberes ancestrais. Essa formação está sendo ofertada mensalmente a diversos integrantes dos grupos que formam a entidade e visa capacitá-los, para que possam replicar em suas comunidades os conhecimentos adquiridos.

As atividades do Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense podem ser acompanhadas pelas redes sociais e pelo próprio site da Associação: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais estão em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.

Projeto de valorização do caxambu

Outra iniciativa que teve seu lançamento no sábado (12) foi o projeto Preservação do Caxambu Cachoeirense, cuja premissa é viabilizar rodas de caxambu envolvendo os três grupos de Cachoeiro que representam esse folguedo: o Santa Cruz, do Quilombo Monte Alegre; o Alegria de Viver, do Quilombo Vargem Alegre; e o Caxambu da Velha Rita, do bairro Zumbi.

O primeiro encontro aconteceu no Quilombo Monte Alegre, local onde atua o Santa Cruz (comandado pelas mestras Maria Laurinda, Adevalmira, Geralda, Neuza e Zeli), que recebeu os dois grupos coirmãos.

“Eu não sei explicar a alegria que sinto sempre que se forma uma roda de caxambu. E, quando temos gente de fora nos visitando e compartilhando seus saberes com o nosso grupo, essa satisfação aumenta ainda mais. Espero que as novas gerações percebam isso e levem à frente as nossas tradições”, comenta a mestra Zeli, que também se encarrega do preparo da tradicional feijoada sempre que há festejos no quilombo.

A visitação às rodas de caxambu é gratuita e aberta ao público. As datas dos próximos encontros deverão ser divulgadas em breve. O projeto Preservação do Caxambu Cachoeirense é realizado com recursos do edital 04/2024 – Valorização de Territórios e Diversidade, do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e também conta com o apoio do Instituto Ádapo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com /

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard