01/04/2024 11h14 - Atualizado em 02/04/2024 16h42

Filme ‘A matéria noturna’ entra em exibição em salas de cinema do Brasil nesta quinta-feira (04)

Escrito e dirigido por Bernard Lessa, o longa-metragem “A matéria noturna” estreia nesta quinta-feira (04) nos cinemas brasileiros. A narrativa acompanha o encontro entre Jaiane, uma mulher negra de 30 anos que trabalha como motorista de aplicativo e canta em uma roda de samba, e Aissa, marinheiro moçambicano que precisa ficar alguns dias na cidade de Vitória devido a um problema técnico em seu navio.

Enquanto Jaiane experimenta um pouco da hostilidade do Brasil contemporâneo, Aissa se esforça para ter uma experiência real em solo firme. No Bar da Zilda, Centro de Vitória, finalmente se encontram, e uma paixão nasce. Se essa paixão, por si, pode não ser suficiente para pôr fim à deriva de ambos, ela pode, ao menos, devolver-lhes a sensação de estarem vivos.

De acordo com o diretor “A matéria noturna” aborda, sobretudo, as relações interpessoais na contemporaneidade. “Por isso escolhi trabalhar com as noções de aridez e deriva que acompanham a apresentação dos personagens e da cidade de Vitória, palco onde eles se encontram e tecem suas relações", observa Bernard Lessa.

O longa foi filmado inteiramente na cidade de Vitória, e a capital capixaba tem papel importante na produção. “A cidade (e a vida), com toda sua crescente secura, é ainda palco de encontros potencialmente transformadores, mesmo que sejam eles repletos de desencontros”, acrescenta o diretor.

Com produção da Rede Filmes, Dilúvio Produções, Pique-Bandeira Filmes e Kussa Productions, além de distribuição pela Olhar Filmes, “A matéria noturna” conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Distribuição e Comercialização de Obras Audiovisuais, da Secretaria da Cultura (Secult).

O diretor

Bernard Lessa é produtor e realizador de cinema com base em Vitória. Sócio-fundador da Rede Filmes, realizou os curta-metragens “Tejo mar” (2013); “Sopro, uivo e assobio” (2015) e “A casa térrea” (2017). “A mulher e o rio” (2019), seu primeiro longa-metragem, estreou no 52º Festival de Brasília. “A matéria noturna” (2021), seu segundo longa, foi premiado na Mostra Futuro Brasil, do 52º Festival de Brasília, como melhor filme e tem estreia programada para outubro no Olhar de Cinema. Intitulado “O deserto de Akin”, seu próximo filme encontra-se em pré-produção.

Sobre a Olhar Filmes

A Olhar Filmes nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo e de mostrar a diversidade que existe no contexto em que se vive atualmente. Cada obra tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e cultura. O que move a Olhar Filmes é transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais ou reais, levar essas produções até outros olhares, com realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. Com o propósito de promover filmes que dialogam com a contemporaneidade, sua equipe entende que o momento é de olhar também para a multiplicidade de realidades e narrativas.

Direção e roteiro: Bernard Lessa

Produção: Bernard Lessa, Eduardo Cantarino e Vitor Graize

Montagem: Bernard Lessa

Diretor de fotografia: Safira Moreira