07/06/2023 15h31 - Atualizado em 16/06/2023 17h37

Festival Parque Aberto comemora aniversário de 1 ano com concerto especial

O Parque Cultural Casa do Governador celebra, no próximo dia 18 de junho, o primeiro ano de criação com uma programação especial: um concerto da Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Tudo ao ar livre, tendo ao redor 21 esculturas monumentais de artistas capixabas e de outros estados. Para a celebração de aniversário do parque, que está localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, os portões serão abertos a partir das 9 horas, com entrada gratuita até o meio-dia, mediante apresentação de ingressos.

Ao todo, serão disponibilizados 1.000 ingressos na próxima terça-feira (13), a partir do meio-dia, neste link. Para poder retirar os ingressos (limitados a dois por CPF), é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma Sympla.

A Banda Sinfônica da Fames foi criada em 2007 e se tornou um núcleo que trata da excelência da música para sopros no estado. Sob a coordenação e regência do maestro Fellipe Carnaúba, o grupo tem no currículo concertos temáticos no Theatro Carlos Gomes, no Sesc Glória, em Vitória, além de apresentações no Festival Internacional de Música Popular e Erudita de Domingos Martins, que é o maior evento de música erudita e popular do Espírito Santo e um dos mais importantes do país.


A programação conta ainda com a exposição "Mar de Azuis", que apresenta uma série de aquarelas da artista Bianca Romano. Apaixonada pelo mar, seus milhares de tons azuis, seus movimentos das correntes e vento, a artista concebeu a série inspirada em seu cotidiano e suas memórias afetivas. “Desde a infância, esse contato próximo ao mar me inspira de várias formas. Um barco à vela sobre o mar, seu movimento, o vento, o bailar das velas são de uma beleza inigualável. Assim desenvolvi esse série, em que uso várias técnicas e pesquisas com materiais como tijolos, areia e polímero”, afirma Bianca Romano.


O parque

Inaugurado em 2022, em Vila Velha, o Parque Cultural Casa do Governador é uma das mais novas iniciativas culturais do País que propõem um diálogo entre a arte contemporânea e a natureza. Os três eixos temáticos do projeto – ambiental, histórico e artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo artístico, os visitantes podem conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021, com investimento de R$ 1,3 milhão.

A visitação é gratuita e, durante a semana, acontece às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032.

Serviço:

Festival Parque Aberto

Quando: 18 de junho de 2023 (domingo)

Horário: das 9h às 13h

Atração: Banda Sinfônica da Fames (Basf).

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.

Entrada gratuita


Os ingressos poderão ser retirados neste link, a partir do meio-dia da próxima terça-feira (13).

Regras do parque:

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • A entrada no parque será permitida até o meio-dia;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);

O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard