11/10/2018 11h56

Festival Nacional de Teatro: Le Circo de la Drag em apresentação única e gratuita em Vitória

Espetáculo inédito nos palcos capixabas que satiriza com humor e ironia o comportamento urbano e os abusos do cotidiano será apresentado neste sábado (13), no Teatro Carlos Gomes, dentro da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

Peça integra programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

Após passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Goiânia, o espetáculo “Le Circo de La Drag” chega pela primeira vez à Vitória para apresentação única e gratuita, neste sábado (13), às 21 horas, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. A montagem integra a programação da 14ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi)

“Le Circo de la Drag” é uma pesquisa em canções populares brasileiras em diálogo com os acontecimentos atuais. Surge como uma necessidade irreprimível de falar do nosso mundo em termos ricos de diversão e crítica. Usando unicamente a linguagem da dublagem, o grupo cria diversos números que tem em sua origem a observação do comportamento urbano e a denúncia dos absurdos cotidianos aos quais somos submetidos dia após dia. Em pauta, o cenário político, social e econômico e uma reflexão sobre a causa LGBTQI+. “Não estamos aqui apenas para entreter, mas para que a sociedade entenda quais são os nossos engajamentos para que isso seja politicamente reparado. Será que todos entendem qual o cenário LGBTQI+ no Brasil?”, indaga o ator Leonardo Paixão.

O elenco do espetáculo, que é totalmente cantado e dublado, é formado pelos atores Leonardo Paixão, Mateus Muniz, Vanessa Garcia e Juracy de Oliveira, que também assina a concepção e direção geral da montagem. Le Circo de la Drag é uma peça que ganha novos contornos a cada apresentação, pois sempre renova a reflexão, com muita alegria e leveza. “Fizemos uma pesquisa musical brasileira, a gente lê, ressignifica algumas, fortalece outras falas e fazemos a nossa própria leitura dentro do espetáculo”, explica Leonardo Paixão. Além da questão LGBTQI+ o grupo também é rodeado de outras militâncias paralelas, como a do movimento negro e o corpo emagrecido, projeto de Leonardo Paixão, que foi apresentado até em Cannes, na França, durante o Festival de Cinema e Publicidade.

Documentário

Além do espetáculo, o público capixaba poderá conferir ainda, em primeira mão, o documentário sobre a trajetória da trupe carioca, no domingo (14), às 14 horas, na Escola de Teatro, Música e Dança FAFI. Após a exibição do filme haverá uma mesa redonda sobre processos de criação do espetáculo Le Circo de La Drag e o movimento LGBTQI+ na cultura, com a presença dos atores Juracy de Oliveira, Leonardo Paixão, Mateus Muniz, Vanessa Garcia, da presidente do Conselho LGBTQI + de Cariacica, Tina Moreira, da diretora do GOLD, Débora Sabará e de Marcos Vinícius, coordenador Estadual LGBTQI+.

Espetáculo Le Circo de la Drag (RJ)

Data: 13/10 (sábado), às 21 h

Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro de Vitória)

Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma horas antes do início do espetáculo