Festival Manhágua abre votação popular com nove filmes sobre a ág

A segunda edição do Festival Manhágua já está com a mostra de filmes disponível para votação popular. Até 20 de novembro, o público pode assistir gratuitamente a nove produções audiovisuais de diferentes regiões do Brasil no site manhagua.com.br e votar no filme favorito. O mais votado leva para casa o troféu Voz do Rio, elaborado especialmente para o Festival.
Com o tema "Caminho das Águas", a mostra reúne documentários, ficções, videoartes e animações que apresentam a água não apenas como cenário, mas como personagem central das narrativas. São histórias em que ela carrega memórias ancestrais, testemunha o trabalho e a resistência de comunidades, cura traumas e conecta gerações.
Criado em 2022, com o nome Festival das Águas do Espírito Santo, o evento alcançou mais de 10 mil pessoas em sua primeira edição e busca promover a sensibilização sobre a preservação das águas por meio da cultura. O 2º Festival Manhágua conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e apoio da Reserva Ambiental Águia Branca e do Natureza Eco Lodge. É uma realização da Caju Produções e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Inscrições abertas para bate-papos
O Festival Manhágua também promove no dia 5 de novembro, das 9h às 16h, uma série de conversas presenciais que conectam cinema e conhecimento técnico sobre preservação das águas. O evento ocorre na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site manhagua.com.br/bate-papo.
A programação inclui a vivência sensorial "Olhos d'Água", com Loruama Vardiero; "Observando os Rios", com Cesinha Pegoraro, educador da SOS Mata Atlântica; exibição e conversa sobre o documentário "Águas do Itapemirim", com Raphael Gaspar, do Instituto Últimos Refúgios; e "Plantando Água", com Geraldo Dutra e Newton Campos, sobre tecnologias sociais para recuperação de nascentes. Está prevista ainda a exibição do registro videográfico que será para o episódio piloto da série “Plantando Água” dirigida por Tati Franklin. Sessões presenciais de cinema estão programadas para o dia 5 de novembro em Vargem Alta e para os dias 10 e 11 de novembro no Cine Metrópolis da Ufes, em Vitória.
SERVIÇO
Mostra Online Festival Manhágua
Onde: manhagua.com.br
Quando: até 20 de novembro
Votação: público escolhe melhor filme
Gratuito
Bate-papo Caminho das Águas
Data: 5 de novembro, 9h às 16h
Inscrições: manhagua.com.br/bate-papo
Convidados: Raphael Gaspar, Cesinha Pegoraro, Newton Campos, Geraldo Dutra, Loruama Vardiero
Gratuito
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br