21/10/2025 11h58

Festival Kebrada movimenta o Hub ES+ e encerra programação com shows no Parque Cultural Casa do Governador

Tem início nesta quarta-feira (22) e segue até o sábado (25), o Festival Kebrada – Edição Espírito Santo, que vai celebrar a força da cultura urbana em suas múltiplas linguagens — do rap ao graffiti, das tranças ao slam. Criado em 2018 pelo Centro Cultural Vale Maranhão, o evento é uma realização do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com o objetivo de fortalecer as expressões criativas que transformam as quebradas em territórios de arte, identidade e resistência.

Nesta edição, o Hub ES+, localizado no centro de Vitória, recebe parte fundamental da programação, reafirmando seu papel como espaço público de cultura e inovação, voltado à formação e à valorização das expressões contemporâneas. Entre esta quarta-feira (22) e a sexta-feira (24), o Hub sediará oficinas de corte de cabelo, com o Barbeiro Sayajin; formação em tranças, com o coletivo Afrorare; e a Oficina Versos Sustentáveis, iniciativa selecionada pelo Edital Convocatória de Programação Museu Vale 2025, que utiliza o hip-hop como ferramenta de educação ambiental para adolescentes, estimulando a criatividade e o protagonismo social por meio da escrita e da improvisação.

NA sexta-feira, o Hub recebe a palestra “O hip-hop como carreira”, com Afari, Starley Bonfim e Juane Vaillant — artistas e produtores da cena musical capixaba. Logo depois, acontece o Slam Xamego, também contemplado pelo edital do Museu Vale, em um encontro que celebra a potência das vozes periféricas e da poesia falada.

O encerramento do Festival, no sábado (25), será no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, com uma grande programação aberta ao público, das 13h às 20h (última entrada às 19h). O público poderá conferir DJ Negana, Bateria Ritmo Forte, batalha de rima com Noventa e DJ Chapola, o show da artista Afronta e a apresentação da Orquestra da Quebrada, com participações especiais de Tibery, Dudu MC e Budah.

Além das atrações do Festival, o Museu Vale se une ao Parque Cultural Casa do Governador na programação do Parque Aberto, que contará com a presença do cantor e compositor Rico Dalasam. 

Os ingressos para o encerramento estarão disponíveis para retirada gratuita desde essa segunda-feira (20), nos perfis do Museu Vale e do Parque Cultural Casa do Governador. Crianças de até 12 anos não precisam de ingressos.


O Festival Kebrada – Edição Espírito Santo é uma iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão, com patrocínio da Vale e realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A edição capixaba conta ainda com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Serviço:

Festival Kebrada – Edição Espírito Santo
Dias: 22 a 25 /10 (quarta-feira a sábado)
Locais: Hub ES+ (Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória) e Parque Cultural Casa do Governador (Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha)
Atividades gratuitas e com vagas limitadas
Inscrições e ingressos: disponíveis em museuvale.org e na bio de @parqueculturalcasadogovernador

 

Sobre o Hub ES+

 

O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e da Mobilização Capixaba pela Inovação, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult - @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti - @secti.es). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes - @fapes.es) e com a parceria do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA - @galpaoibca). O projeto do Hub ES+ conta com recursos do Fundo Estadual da Ciência Tecnologia e Inovação.

 

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação. 

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar. 

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas. 

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal. 

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard