FestCria vai debater os impactos da inteligência artificial na economia criativa
A quarta edição da Festa da Criatividade (FestCria), que vai movimentar o Centro de Vitória, de 02 a 07 de dezembro, debaterá os impactos da inteligência artificial na economia criativa. Professores e especialistas de diferentes áreas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vão apresentar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na instituição, na próxima terça (03), das 14h às 17h, no Coworking Hub ES+, localizado na Praça Costa Pereira.
Intitulado “Conexões Ufes.IA”, o bate-papo vai contar com a participação de Vítor Estevão Silva Souza (Departamento de Informática - Centro Tecnológico); Hellen Castro Almeida Leite (Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - Centro de Educação); Anselmo Frizera Neto (Departamento de Engenharia Elétrica - Centro Tecnológico); Hugo Cristo (Departamento de Design - Centro de Artes) e Daniela Zanetti (Departamento de Comunicação Social - Centro de Artes). A mediação será de Miriam de Magdala (superintendente de Projetos e Inovação da Ufes).
Panorama
Professor associado do Departamento de Design do Centro de Artes, Hugo Cristo explica que o objetivo do evento é apresentar ao público um panorama dos projetos de pesquisa sobre a inteligência artificial existentes atualmente na Universidade. “O Conexões Ufes.IA é um movimento feito na Ufes para discutir como a universidade, de uma maneira geral, em todas as áreas, concentra seus esforços para desenvolver uma inteligência artificial capixaba. Esses esforços envolvem desde a identificação de grupos de pesquisa na Engenharia, no Centro de Artes, no Centro de Educação, no Centro de Ciências Exatas, na Saúde etc. Todos os centros da universidade têm alguma iniciativa para pensar as consequências dos avanços recentes da IA nas suas respectivas áreas”, comenta o professor.
Dentro dessa visão, o Conexões Ufes.IA atua com o objetivo de fazer com que esses grupos se conheçam, pensem em projetos coletivos e, especialmente, consigam contribuir para estabelecer uma governança da Ufes em relação à sua própria IA. “É uma iniciativa da Universidade para organizar uma governança que contemple as diferentes necessidades dos centros, que afetem o cotidiano dos cursos. É uma ideia transversal e que atravessa todas as áreas. Tem eixos comuns e questões próprias de cada área que serão trabalhadas”, observa Hugo Cristo.
Economia criativa
Desde 2017, o professor estuda os impactos da Inteligência Artificial sobre a economia baseada na criatividade humana. Ele visualiza um momento de ambiguidade que envolve, por um lado, a ameaça da IA retirar postos de trabalho; e, de outro, uma espécie de “democratização” proporcionada por esta nova tecnologia a determinados segmentos econômicos que antes não tinham condições de contratar profissionais no setor da economia criativa, e que agora passam a ter acesso a essas ferramentas por meio da IA.
“Vivemos um momento de dúvidas sobre os limites dessa tecnologia. Nas áreas criativas, como ilustração, design visual, música, redação publicitária e jornalística, escritores, roteiristas, fotógrafos, editores de imagem, vídeo, a IA oferece uma série de ferramentas que se colocam como alternativas de baixo custo, substituem pessoas e entregam cada vez com mais qualidade”, detalha Cristo.
Ele acrescenta: “Mas também existe a dimensão que faz essas áreas da economia criativa se popularizarem com segmentos econômicos que não teriam acesso a um designer visual, por exemplo. Ou seja, é criada uma demanda por entregas típicas da economia criativa que anteriormente estavam restritas a alguns segmentos de negócios. E há, ainda, um terceiro nível, em que os próprios criativos se apropriam dessas tecnologias e fazem coisas novas, subvertem a tecnologia e propõem usos que não estavam nos objetivos originais dos seus desenvolvedores, empurrando assim o mercado para a frente”, analisa.
“Hackear a Cidade”
Uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), a Festa da Criatividade tem como objetivo promover a troca de experiências e debates no setor cultural a partir do tema “Hackear a Cidade”, reunindo lançamentos, palestras, oficinas, debates gratuitos e atividades colaborativas, com foco na economia criativa e nos novos modelos de negócio. Toda a programação é gratuita.
A Festa da Criatividade (FestCria) é realizada pela Secult em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com apoio da TVE, HUB ES+ e SDesign, e com produção da Puri Produções. O evento faz parte do Projeto Hub ES+, vinculado ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Economia Criativa no Espírito Santo (ES+CRIATIVO), coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria/Secult), e conta com recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
- PROGRAME-SE:
Bate-papo Conexões Ufes.IA
Local: Sala Criativa HUB ES+ (35 participantes)
Data: 03 de dezembro (terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Coworking Hub ES+ - Praça Costa Pereira, 30 - Centro, Vitória - ES, 29.010-080
Sinopse: Bate-papo com apresentações das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na Universidade Federal do Espírito Santo e discussão de seus impactos no setor da economia criativa.
Participantes:
Anselmo Frizera Neto: Professor do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É membro do Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), do Conselho Administrativo da Asociación Iberoamericana de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad (AITADIS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Sistemas Orientados ao Ser Humano da Ufes.
Daniela Zanetti: Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordenadora do grupo de pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT/UFES).
Hellen Castro: Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), área de Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: metodologias de ensino/aprendizagem matemática, solução de problemas na educação básica, formação de professores, Avaliação em Larga Escala e em sala de aula. Professora da licenciatura em Matemática e Pedagogia, desde 2005. Coordenadora do projeto de formação de professores PIBID-Pedagogia-Ufes/Capes.
Hugo Cristo: Professor associado do Departamento de Design do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É coordenador do Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design (Forma) e membro do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (LEDHUM) da Ufes.
Vítor Estevão Silva Souza: Professor associado do Departamento de Informática do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) e coordenador do Laboratório de Práticas em Engenharia de Software “Ricardo de Almeida Falbo” (LabES).
Mediação
Mirian de Magdala: Superintendente de Projetos e Inovação da Ufes. É professora Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Ufes. Atua principalmente nas áreas de gestão da inovação e empreendedorismo, com ênfase em inovação aberta e centrada nos usuários, negócios de impacto socioambiental positivos e medição de impactos. Atualmente, coordena o projeto dos Ambientes Sociais de Inovação - ASI, projeto no âmbito da política pública estadual de popularização da ciência e da inovação.
PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTCRIA – FESTA DA CRIATIVIDADE
Segunda-feira (02/12):
Abertura
14h às 15h
Abertura do evento + lançamento da publicação “Produto Interno Bruto (PIB) da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas: o caso do Espírito Santo”
Convidados: Carla Christine Chiamareli (Gerente do Observatório da Fundação Itaú), Fabrício Noronha (Secretário de Cultura do Espírito Santo), Pablo Lira (Diretor-Geral do Instituto Jones Santos Neves)
Local: Auditório Hub ES+ (70)
Mesa técnica
Bate-papo: A Economia por trás da criatividade. Como difundir e mensurar.
15h às 17h
Convidados: Bruno Truzzi Rosa (Analista Sênior de Dados do Observatório da Fundação Itaú) e Victor Toscano (Observatório da Economia Criativa)
Mediação: Karina Ruiz (mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Lançamento
Editais Funcultura e Política Nacional Aldir Blanc (Secult)
17h30 às 19h30
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Oficina
Arte e inovação: a mistura das técnicas tradicionais com novas práticas, com Rick Rodrigues
15h às 17h
Local: Lab Maker HUB ES+
Quantidade: 20 participantes
Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba
Com Leqsamba
20h30
Local: Bar da Zilda – Rua Maria Saraiva, 30, Centro, Vitória
Quantidade: 200 participantes
Terça-feira (03/12):
Oficina
Arte e inovação: a mistura das técnicas tradicionais com novas práticas, com Rick Rodrigues
9h às 12h
Local: Lab Maker HUB ES+
Quantidade: 20 participantes
Lançamento
9h às 9h30
Lançamento do Território Distrito Criativo de Vitória
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Lançamento
9h40 às 10h15
Lançamento do projeto “Baía de Vitória”, da arquiteta Ângela Gomes
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Bate Papo
10h40 às 12h20
Como fomentar a economia criativa nos territórios
Sinopse: O bate-papo propõe um espaço de debate sobre economia criativa, com foco no fortalecimento de negócios culturais e criativos com impacto social positivo, sobretudo para territórios periféricos, a partir das experiências das convidadas.
Convidados: Cesar Piva (fundador do Instituto Fábrica do Futuro) e Adelaide Oliveira (Circular Campina e Cidade Velha - PA).
Mediadora: Juliana Lisboa - Movimento da Governança e Distrito Criativo de Vitória
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Oficina
18h às 20h
“Bússola: Descubra o caminho para crescer profissionalmente com estratégia e IA”
Com Lara dos Anjos (especialista em gestão estratégica e inovação para pequenos negócios criativos)
Local: Lab Maker HUB ES+
Concerto - BASS ES - Grupo de Contrabaixo da Fames
16h às 17h
Com Rodrigo Guillermo Olivárez
Local: Auditório Hub ES+
Bate-papo
15h às 17h
A importância do patrocínio empresarial na promoção da cultura
Participantes: Maria Luiza Morandini (EDP), Yuri Correa (Grupo Coutinho), Rafael de Jesus (Grupo Águia Branca) e Carla Brunoro Buzzette (ArcelorMittal)
Mediação: Maria Thereza Bosi de Magalhães (Subsecretária de Fomento e Incentivo à Cultura - SUBFIC)
Local: Lab Maker HUB ES+ (25 participantes)
Oficina
10h às 12h
Da ideia ao papel: elaborando projetos para editais de música
Oficineiro: Banda Gastação Infinita
Local: Lab Maker HUB ES+ (25 participantes)
Bate-papo
14h às 17h
Conexão Ufes|IA
Sinopse: Bate-papo com apresentações das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na Universidade Federal do Espírito Santo e discussão de seus impactos no setor da economia criativa.
Convidados: Vítor Estevão Silva Souza (Departamento de Informática - Centro Tecnológico), Hellen Castro Almeida Leite (Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - Centro de Educação), Anselmo Frizera Neto (Departamento de Engenharia Elétrica - Centro Tecnológico), Daniela Zanetti (Departamento de Comunicação Social - Centro de Artes), Hugo Cristo Sant’Anna (Departamento de Design - Centro de Artes).
Mediação: Miriam de Magdala (superintendente de Projetos e Inovação da Ufes).
Local: Coworking HUB ES+ (90 participantes)
Bate-papo
18h às 20h
TV Quase: da revista de quadrinhos aos programas de sucesso
Sinopse: Das páginas das revistas em quadrinhos independentes Quase, publicadas em Vitória, no início dos anos 2000, até a criação da TV Quase e programas e desenhos audiovisuais. Neste bate-papo, alguns dos criadores dessas obras falam sobre o processo criativo por trás de programas como “Choque de Cultura” e “Irmão do Jorel”, e compartilham com o público os bastidores de produções que ganham vida na tela, além do potencial mercadológico do gênero.
Convidados: Raul Chequer, Juliano Enrico, Federico Nicolai
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 55 participantes
Oficina
18h às 21h
Iniciação à mixagem: as primeiras batidas para quem deseja ser DJ - Módulo I
Oficineira: Asiat
Sinopse: Nesta oficina, a DJ Asiat conta a sua experiência na mixagem e ensina as primeiras batidas para quem deseja se iniciar na arte da mixagem e da performance como DJ.
Local: TAC - Gruta da Onça - Centro de Vitória
Quantidade: 20 participantes
Apresentação musical
18h às 23h
Gean Pierre Trio convida Lara Carpanedo
Sinopse: O projeto oferecerá uma noite regada a jazz e MPB, percorrendo do samba ao forró.
Local: Casa Caipora, Rua Nestor Gomes, 168, Centro, Vitória
Quantidade: 100 participantes
Quarta-feira (04/12):
Exposição
13h às 17h
Abertura da exposição Arte e inovação, das oficinas de Rick Rodrigues
Local: Hall HUB ES+
Quantidade: 20 participantes
Sinopse: Nesta oficina, o artista capixaba Rick Rodrigues compartilha um pouco dos seus processos artísticos que misturam técnicas tradicionais, como o bordado, a diferentes suportes, tornando sua obra inovadora no contexto da arte contemporânea do Espírito Santo.
Oficina
14h às 17h
Aprendendo a produzir e promover eventos disruptivos
Oficineiro: Daniel Temponi
Local: Trapiche Gamão, Rua Gama Rosa, 236, Centro, Vitória
Quantidade: 35 participantes
Sinopse: Nesta oficina, os participantes serão guiados pelas etapas fundamentais de criação e produção de eventos disruptivos, que rompem com o comum e enxergam a diversidade de público como oportunidade.
Oficina
14h às 17h
Oficina O nascer de uma Queen: aprendendo a se montar com as Drags Azzula, Brisa & Samantha Brooks (com desfile)
Oficineiros: Azzula, Samantha e Brisa
Local: Lab Maker
Quantidade: 25 participantes
Sinopse: Com foco na construção da imagética drag, as queens oficineiras Azzula, Brisa e Samantha compartilharão suas técnicas e experiência para a montação, passando por maquiagem, peruca e construção do figurino, e também abordarão o processo de criação da persona drag. A oficina será concluída com um desfile onde as modelos apresentarão as experimentações que foram compartilhadas na aula.
Bate Papo
18h às 21h
Carnavais de rua e o impacto na economia das cidades: as experiências de Vitória, São Paulo e Belo Horizonte
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Quantidade: 70 pessoas
Sinopse: Este debate propõe um olhar sobre como os carnavais de rua vêm ampliando a movimentação econômica e a visibilidade da cultura local, em especial nas cidades de Vitória, São Paulo e Belo Horizonte.
Moderador: Marcus Vinicius (sambista, graduado em História, Mestre em Urbanos e Regionais, realiza pesquisas no campo da cultura popular, elementos diaspóricos e carnaval)
Convidada (BH): Luci de Nana (pedagoga e professora aposentada, militante histórica da educação, do Movimento Negro e do Carnaval em Belo Horizonte, vice-presidenta da Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (ABAFRO) e coordenadora pedagógica do Bloco Oficina Tambolelê).
Convidado (SP): Guilherme Varella (professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Direito pela USP, é autor dos livros “Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014) e “Direito à Folia” (Alameda, 2024)).
Convidada (ES): Camila Benezath (arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Viçosa; especialista em geoprocessamento pela PUC-Minas; mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. É servidora pública da Prefeitura de Vitória; correalizadora do Conversas na Sete, em parceria com Gil Maulin; batuqueira do bloco Maluco Beleza e de outros blocos de carnaval de rua de Vitória; e baiana nas escolas de samba Unidos da Piedade e Chega Mais).
Falas especiais da plateia: Afrokizomba: primeiro bloco de afro que desfila nas ruas de Vitória; e Zilda Antônia de Aquino, proprietária do Bar da Zilda.
Oficina
18h às 21h
Iniciação à mixagem: as primeiras batidas para quem deseja ser DJ
Oficineira: Asiat
Local: TAC - Gruta da Onça
Quantidade: 20 participantes
Sinopse: Nesta oficina, que tem como apoiadores o Espaço Caipora e A Selva, a DJ Asiat conta a sua experiência na mixagem e ensina as primeiras batidas para quem deseja se iniciar na arte da mixagem e da performance como DJ.
Oficina
14h às 17h
Desenvolvimento de Séries Animadas com os Irmãos do Jorel, com Juliano Enrico e Federico Nicolai
Local: Auditório HUB ES+
Quantidade: 70 participantes
Sinopse: Nesta oficina, o criador e o produtor capixabas da série Irmãos do Jorel, primeira animação original brasileira exibida pelo canal Cartoon Network, vêm a Vitória compartilhar com o público os primeiros passos para quem deseja aprender as técnicas de animação em quadrinhos.
Quinta-feira (05/12):
Bate-papo
15h às 17h
Corpos e Lugares: Conexões e Narrativas Visuais na criação de imagens
Convidados: Auá Mendes (AM), Marvila Araújo (BA), Thiago Balbino (ES)
Mediação: Ignez
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 70 pessoas
Sinopse: Nesta conversa é explorada a diversidade de vozes e experiências na produção de imagens, abordando temas essenciais como representação, inclusão e identidade. Cada participante compartilhará sua experiência e conhecimento, explorando de que maneira corpos e lugares se entrelaçam e exercem influência sobre narrativas visuais autênticas.
Palestra
18h às 22h
Palestra Especial “Conversas de Botequim”, com Luiz Antônio Simas: brasilidades, carnavais e culturas de rua
Convidado especial: Luiz Antônio Simas
Local: No Bar Gruta da Onça, Rua Barão de Monjardim, Centro, Vitória
Quantidade: 200 pessoas
Sinopse: Vencedor de dois Prêmios Jabuti, o professor e historiador carioca Luiz Antônio Simas traz a Vitória a famosa edição de “Conversas de Botequim”, evento tradicional que acontece nos botecos do Rio de Janeiro. Simas fará uma aula aberta para o público sobre brasilidades, carnavais e culturas de rua, que sempre tiveram papel fundamental na formação e expressão do povo brasileiro.
Programação:
19h30 - palestra Luiz Antônio Simas;
20h30 - perguntas e participações do público;
21h - declamações com os participantes do Sarau.
Roda de samba e comida de boteco
18h às 21h
Local: No Bar Gruta da Onça, Rua Barão de Monjardim, Centro, Vitória
Quantidade: 200 pessoas
Bate-papo
18h às 20h
Do Subsolo ao Estúdio: cenário do mercado fonográfico no ES, com Fábio Mozine
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 90 pessoas
Sinopse: Mozine (Laja Records) e os músicos Serjão (Lordose pra Leão) e Gustavo (Maré Tardia) fazem este bate-papo sobre o mercado fonográfico e as novas maneiras de promoção das bandas e músicos alternativos com o uso das redes sociais.
DJ Zappie: Natural de Vitória, DJ Zappie é radialista de formação e currículo. Está na cena cultural capixaba também como mestre de cerimônias de festivais, sendo figura presente nos principais eventos que promovem a cultura produzida no Espírito Santo. A trajetória do DJ começou em 2001, quando assumiu o programa Beco Du Reggae, na Universitária FM.
Lançamento
22h às 03h
Lançamento de álbum de Ronnie Silveira
Participação especial de Dan Abranches, Gastação Infinita e Vitu
Local: A Selva, Rua Sete de Setembro, 493, Centro, Vitória
Quantidade: 250 pessoas
Sinopse: Com mais de 15 anos de carreira, o cantor e compositor Ronnie Silveira lança o seu novo EP, “Ser”, que traz quatro composições de sua autoria, incluindo o single e videoclipe “Emocionado”, com participação de Dan Abranches.
Escola de Samba Imperatriz do Forte
17h
Local: Palco Criativo
Sinopse: a Bateria “Berço do Samba” chega no Palco Criativo para fechar o dia com a energia e o ritmo que encantam o carnaval capixaba. A batida celebra a cultura angolana e a força comunitária do Romão.
Caju
20h
Local: Palco Criativo
Sinopse: A cantora e compositora Caju apresenta composições intensas e poéticas, que exploram a dualidade dos sentimentos em canções autorais repletas de alma e emoção.
Sexta-feira (06/12):
Bate-papo
15h às 17h
A tradição e os pixels: games que contam histórias ancestrais
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 90 pessoas
Sinopse: O bate-papo propõe uma discussão sobre o potencial de impacto dos jogos na educação, na preservação de memórias coletivas e no fortalecimento das raízes ancestrais, unindo passado e tecnologia de forma inovadora e envolvente para as novas gerações.
Convidada: Maria Elizabeth Santiago de Oliveira, conhecida como Mãe Beth de Oxum, é uma ialorixá, percussionista brasileira, juremeira, comunicadora popular, ativista cultural, mestra coquista, articuladora e realizadora do Coco de Umbigada, no bairro do Guadalupe, em Recife. Criadora do Lab Coco - laboratório de tecnologia para a promoção da identidade negra, indígena e da periferia - que desenvolveu o primeiro game design do jogo dos orixás, o “Contos de Ifá”.
Convidado: Marcelo Herzog (Mito Games - Arariboia)
Convidado: Victor Hugo (Mobo Games - Capoeira)
Moderador: Fabiano de Paula (graduado em Jogos Digitais, pesquisador na área de Jogos, Educação e Cultura, e presidente da Associação Game DEV ES)
Bate-papo
18h às 20h
A cidade hackeada: cinema e entretenimento pretos e periféricos movimentando a economia
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Quantidade: 70 participantes
Sinopse: No bate-papo mediado por DJ Negana, o empresário Maurício Sacramento conta como iniciou a plataforma de entretenimento e educação batekoo, e dialoga com Diana Costa, produtora executiva da Preta Porter, projeto voltado para o audiovisual. O encontro promete criar debates sobre representatividade e inovação, como foco especial às culturas marginais e o alto potencial de geração de valor de suas produções.
Moderador: DJ Negana
Convidado: Maurício Bahia Sacramento (fundador e diretor criativo do Batekoo, a maior plataforma de entretenimento, educação e culturas negras, periféricas e LGBTI+_negras do Brasil).
Convidada: Diana Costa (jovem produtora executiva da Preta Portê Filmes, produtora de filmes, documentários e videoclipes premiados como “A Terra e a Sombra”, de César Acevedo; o videoclipe “Mil Faces de um Homem Leal – Mariguella”, dos Racionais Mcs; a série documental ‘Afronta!’; os documentários ‘Diálogos com Ruth De Souza’‘ e “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’, uma produção original Netflix que se tornou o sexto filme de língua não inglesa mais assistido na plataforma.
Convidado: Starley Bonfim (artista urbano dedicado à linguagem do graffiti, é fundador do Coletivo FG Crew, diretor executivo da empresa iÁ Estúdio e idealizador do Festival ORIGRAFFES).
Bate-papo
19h às 20h
Bate-papo com o cineasta Rodrigo Aragão, com exibição de trecho do filme “Prédio Vazio”
Local: Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Quantidade: 70 participantes
Sinopse: A jovem Luna parte em uma jornada em busca de sua mãe que desapareceu no último dia de carnaval em Guarapari. Suas buscas a levam a um antigo edifício que parece vazio, mas que na verdade é habitado por almas atormentadas. Rodrigo Aragão é cineasta e técnico de efeitos especiais, com 30 anos de carreira, consagrado como um dos maiores efeitistas do Brasil. Participou de mais de 125 festivais ao redor do mundo, conquistando 34 prêmios.
Dan Abranches
18h30
Local: Palco Criativo
Sinopse: uma experiência visual e sinestésica que mistura MPB, jazz e música eletrônica, com muita arte e groove.
Intóxicos
20h
Local: Palco Criativo
Sinopse: Surf rock, clássicos de filmes e muito groove para embalar o Palco Criativo. Um show com energia contagiante e sonoridades inovadoras.
Sábado (07/12):
Game show/Encontro Cosplay
13h às 17h
Local: HUB - Hall
Quantidade: 40 participantes
Moda
13h às 17h
Exposição de Moda Upcycling + Bate-papo Novos Caminhos da Moda
Participantes: Stael Magesck, Gabi King e Julia Tedesco
Local: Casa da Stael, Rua Sete de Setembro, 263, Centro, Vitória
Quantidade: 200 participantes
Sinopse: As urgências climáticas vêm pautando, de forma cada vez mais imperativa, as formas de consumo ao redor do planeta. A economia circular é uma alternativa na redução de impactos negativos, especialmente no meio ambiente. Neste bate-papo, as convidadas falam sobre soluções de consciência ambiental na moda.
Instalação interativa, roda de leitura e apresentação musical
17h às 20h
Local: Casa Flor, Rua Gama Rosa, loja 2, Centro, Vitória
Participantes: 70 participantes
Com: Naná Muriel
Sinopse: O Poema das Cores é uma pesquisa visual e artística desenvolvida e criada pela estilista Naná Muriel, que, nesta edição, se une a diversos artistas para expandir as áreas para o campo sonoro, com recursos de tecnologia em realidade aumentada e técnicas de visão computacional.
Aline Maria
18h30
Local: Palco Criativo
Sinopse: Com 15 anos de trajetória e um repertório cheio de emoção, ritmos diversos e composições marcantes, Aline Maria traz um show autoral que conecta ritmos e sentimentos com autenticidade para o Palco Criativo.
André Prando
20h
Local: Palco Criativo
Sinopse: MPB, psicodelia e experimentação em uma jornada musical envolvente. André Prando apresenta voz marcante, letras que inspiram reflexões e um show visceral para encerrar as atividades da semana.
PROGRAMAÇÃO_SDESIGN-PERSPECTIVAS
Quarta-feira (04/12):
Oficina
Design de joias: Arte de projetar adornos
Descrição do tema: Experimentação de elaboração de um projeto de joias de baixa complexidade; Conhecimento das noções do desenho como linguagem de projeto (ABNT/NBR 17041:2022) e dos fundamentos para especificações de materiais metálicos e gemológicos e tipos de processos de fabricação como condicionantes de projeto.
Objetivo: Experimentar o processo de elaborar um projeto de joia de baixa complexidade.
Convidado: Professor Marcos Spinassé (UFES)
Local: Sala Criativa (30)
Horário: 9h às 12h
Oficina
Design e relações multiespécies no Antropoceno
Descrição do tema: No workshop, serão explorados dois conceitos fundamentais para refletir sobre a sustentabilidade: a “Involução”, de Vinciane Despret, e a “Interdependência Radical”, de Arturo Escobar. A “Involução” propõe uma perspectiva de conexão entre espécies, onde o foco está em novas relações e trocas que promovem coevolução, em vez de uma hierarquia evolutiva tradicional. Já a “Interdependência Radical” enfatiza a relacionalidade, reconhecendo que tudo está conectado e que a existência de cada ser depende de uma complexa rede de relações entre humanos e o mais-que-humanos.
Objetivo: Esses conceitos nos convidam a repensar a sustentabilidade como uma questão de compreender e fortalecer as inter-relações que tornam possível a continuidade da vida na Terra, indo além da visão antropocêntrica e abraçando uma perspectiva verdadeiramente relacional e integrada.
Convidado: Professora Cris Ibarra (UFPE)
Local: Lab Maker (25)
Horário: 9h às 12h
Palestra
Introdução ao desenvolvimento de produtos digitais e pesquisa em experiência do usuário
Descrição do tema: A palestra apresenta o processo de criação de soluções digitais centradas nas necessidades dos usuários, garantindo produtos eficazes e agradáveis de usar.
Objetivo: Será abordado o “Double Diamond Design”, metodologia dividida em quatro fases — descoberta, definição, desenvolvimento e entrega — que facilita a identificação de problemas e soluções inovadoras. Também será discutida a proposta de valor dos produtos digitais e como eles se diferenciam ao atender as expectativas dos usuários.
Com destaque para a pesquisa em UX, a palestra vai demonstrar como dados e comportamentos reais embasam decisões de design, garantindo usabilidade e satisfação. O palestrante usará exemplos práticos das empresas onde atuou.
Convidado: Julio César Reis Alves (Grupo OLX)
Local: Auditório (70)
Horário: 9h às 10h
Palestra
O Drama do Projeto: Uma Teoria do Design
Descrição do tema: A apresentação aborda o livro “O Drama do Projeto: Uma Teoria do Design” (2022), baseado em uma tese de doutorado, que propõe uma nova forma de compreender o processo de design. O autor utiliza a metáfora do drama para descrever projetos como situações formadas pela interação de agentes diversos em torno de um problema comum. A metáfora qualifica essas situações como dramáticas — temporárias, mutáveis, tensas e incertas — e reconceitua os agentes de projeto como personagens em uma trama, destacando as relações humanas e o caráter político do design, advindo da pluralidade de interesses e valores.
Objetivo: O livro contextualiza essa proposta teórica frente às transformações nas formas de vida e trabalho desde a Segunda Guerra Mundial, que ampliaram o alcance do design para incluir interfaces, serviços, sistemas e organizações. Inspirado pela teoria da ação política de Hannah Arendt e por debates teóricos desde os anos 1960, a obra desafia a visão canônica do design como subproduto do desenvolvimento tecnológico ou das ciências sociais aplicadas, iluminando sua dimensão política e social.
Convidado: Professor Felipe Kaizer (USP)
Local: Auditório (70)
Horário: 10h30 às 12h
Palestra
Design e processo criativo de campanhas eleitorais
Descrição do tema: A palestra abordará o processo criativo em campanhas eleitorais sob duas perspectivas fundamentais: o design como ferramenta de projeto e o branding, que envolve a construção da imagem pública do candidato, conectando-a com os valores e os segmentos de eleitores.
Objetivo: Espera-se que os participantes tenham um outro olhar sobre o papel do design em campanhas eleitorais, para além do que se espera das aplicações gráficas; e apresentar uma nova visão sobre o papel do design em campanhas eleitorais, destacando a importância do pensamento projetual, que vai além da criação de materiais gráficos.
Convidado: Ananda Miranda (Candela_)
Local: Sala Criativa (30)
Horário: 15h às 16h30
Oficina
Transformando desafios em soluções visuais incríveis
Descrição do tema e objetivo: Os participantes terão a tarefa de criar um moodboard, que servirá como o primeiro passo no processo de desenvolvimento da identidade visual. Este moodboard deve incluir referências visuais, paletas de cores, tipografias e elementos gráficos que capturem a essência do cliente e a solução proposta.
Convidado: EDAC (Empresa Jr. - Design/UFES)
Local: Sala Criativa (30)
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra
Design Aberto com a MONO DESIGN
Descrição do tema e objetivo: O design aberto pode fazer com que nossos designs cheguem a qualquer canto deste mundo. Criador da cadeira Valoví, a cadeira de design aberto com mais downloads no mundo e mais produzida em diferentes países, a palestra aborda o tema e mostra como a MONO DESIGN se beneficia do compartilhamento de suas criações e a colaborações com profissionais do mundo todo para chegar onde chegou.
Convidado: Denis Fujii (MONO DESIGN)
Local: Miniauditório (Online)
Horário: 15h às 16h30
Quinta-feira (05/12):
Oficina
Stop-motion: Reciclando Ideias
Descrição do tema: A oficina propõe explorar a técnica de animação stop-motion através de materiais recicláveis (por exemplo: papéis, tampas de garrafa, latas, papelão, etc). Stop-motion é uma técnica de animação baseada em tirar fotos de objetos sequencialmente para simular movimento.
Objetivo: A oficina vai se estruturar em uma breve apresentação teórica, uma parte prática na elaboração de um roteiro e, enfim, a produção de uma animação. A produção será feita de forma colaborativa, sendo que os participantes se dividirão em pequenos grupos com cada um desempenhando um papel específico para a construção da obra animada. A oficina procura abordar as áreas de: teoria de animação (como animar pensando em frames), roteiro (como planejar a narrativa), produção de materiais (como produzir objetos de cena) e técnica de animação (como fazer um stop-motion na prática). A animação terá, em média, 30 segundos de duração e serão disponibilizados todos os materiais necessários para a produção pelos proponentes da oficina. A oficina tem o intuito de acomodar, no máximo, 12 pessoas.
Convidado: DNAnimation (Ufes)
Local: Sala Criativa (15)
Horário: 9h às 12h
Palestra
Vídeos que tocam o coração: como criar emoções através de vídeos criativos
Descrição do tema: Em um mercado tão competitivo, criar vídeos com emoções é de total importância. A emoção causa lembrança e, consequentemente, eficácia na mensagem que iremos transmitir através da criação dos vídeos.
Objetivo: Apresentar fundamentos e técnicas para causar emoções na criação de vídeos, de modo que os participantes possam produzir vídeos mais assertivos de acordo com o objetivo.
Convidado: Rafael Pessin
Local: Lab Maker (25)
Horário: 9h às 10h
Oficina
Reciclagem criativa do plástico
Descrição do tema: A reciclagem criativa do plástico prevê o upcycling de polímeros sintéticos reinserindo-os com novos contextos de uso, produzindo objetos utilitários com sacolas plásticas, costura e aviamento.
Objetivos: Introduzir o conceito de cadeia circular e upcycling; promover o pensamento do ciclo de vida considerando nossos resíduos descartados; promover novos hábitos de consumo; produzir uma carteira ou estojo com lona de sacola plástica reciclada e costura.
Convidadas: Professora Kátia Miller e Maria Clara Ferreira (Ufes)
Local: Lab Maker
Horário: 10h30 às 12h
Palestra
Design social no design de joias
Descrição do tema: A apresentação do Projeto Joias da Barra compartilha a experiência do LabDesignJoia, projeto de extensão do curso de Gemologia da Ufes, no desenvolvimento do Design Social, em parceria com o Coletivo Barra de Renda, da Barra do Jucu, Vila Velha (ES). Essa iniciativa foi apresentada na 79ª Feninjer, o maior e mais importante evento do setor joalheiro na América do Sul, realizado em 2024, em São Paulo.
Objetivo: A palestra explora o contexto atual do Design de Joias no Brasil, destacando as oportunidades de atuação para designers de joias e o potencial de ações de Design Social nesse campo, mostrando como o design pode fortalecer comunidades locais e gerar impacto social positivo.
Convidado: Professor Marcos Spinassé (Ufes)
Local: Auditório
Horário: 10h30 às 12h
Palestra
Game Design como ferramenta social de inclusão e sustentabilidade
Descrição do tema: A palestra de Leonardo Zamprogno explora novas formas de atuação no game design, priorizando temáticas regionais e mensagens de impacto social, distantes do eurocentrismo predominante nas produções interativas. Serão apresentados projetos autorais da Mobo Games, como “Capoeira o Jogo”, que narra a origem da capoeira no Espírito Santo, e “Quilombo Survival”, um jogo de sobrevivência focado na defesa de quilombos e no resgate de escravizados. Também serão exibidos “Um Mergulho na Cultura das Paneleiras”, uma experiência em realidade virtual, e “The Walking Pet”, que incentiva a adoção de animais carentes.
Objetivo: O palestrante discutirá as escolhas de design e dinâmicas de gameplay que reforçam as mensagens necessárias em cada projeto, além de oferecer dicas práticas para a criação de jogos impactantes e o desenvolvimento de projetos para editais culturais. A apresentação contará com vídeos e imagens dos jogos, mostrando como o game design pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar as novas gerações de forma lúdica e eficaz.
Convidado: Leonardo Zamprogno
Local: Sala Criativa
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra
Design Gráfico e Efeitos Visuais – Conexões e Possibilidades
Descrição do tema: Esta palestra explora a aplicação dos conhecimentos de Design Gráfico na criação de Efeitos Visuais (VFX) para cinema, publicidade e games. Com uma abordagem prática e teórica, a palestra mergulha nas disciplinas fundamentais do design e demonstra como elas se integram para formar uma base sólida para o desenvolvimento de VFX. Entre os temas abordados, estão: a importância da composição visual, o impacto da teoria das cores, a construção narrativa através de vídeo e linguagem audiovisual, o uso da fotografia e da iluminação para criar cenas realistas e emocionantes, além da gestão de projetos criativos que exigem organização e inovação.
Objetivo: A palestra está orientada para estudantes e entusiastas que buscam entender o papel do design gráfico no universo de efeitos visuais, ampliando a perspectiva sobre áreas de atuação e técnicas que vão além do mercado tradicional de design.
Convidado: André Rios
Local: Sala Criativa
Horário: 15h às 16h30
Palestra
De Vitória para o Mundo - Alcançando o Mercado Internacional
Descrição do tema: A palestra “De Vitória para o Mundo - Alcançando o Mercado Internacional” compartilha a trajetória de um artista que atendeu clientes internacionais.
Objetivo: Com foco na experiência de expandir a atuação para o mercado global, a apresentação oferece insights sobre o processo de conquistar clientes internacionais e as estratégias utilizadas para se destacar no cenário global.
Convidado: Roberlan Paresqui (this is blasé)
Local: Lab Maker
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra
Tem Folia nesse Design
Design e Carnaval
Descrição do tema: Assim como em quase todas as atividades profissionais, “projeto” parece ser mesmo a palavra mágica para o sucesso de uma produção. No caso do Design, desde o início do ciclo acadêmico, o mantra de que sem o uso de uma metodologia adequada certamente o objetivo a ser alcançado se tornará mais difícil e as soluções para o problema proposto pode não ser eficiente, é repetido à exaustão. Esses processos, aliados à abrangente aplicação do conceito de Design em diferentes campos de atuação tem permitido que experiências metodológicas usadas por designers sejam aplicadas a projetos nas mais diferentes áreas.
Objetivo: Essa perspectiva foi abordada pelo palestrante no Projeto de Graduação chamado “Um Projeto de Design e Carnaval”, apresentado em 2006, onde ele procura identificar a presença de conceitos inerentes ao Design na construção de um desfile de escola de samba, com o objetivo de transformar ideias abstratas em formas materiais investidas de significado e função. A roda de conversa sobre o tema, quase 20 anos depois é atual e muito relevante, posto que outros elementos precisam ser incorporados a esse assunto, como a sustentabilidade do projeto, por exemplo.
Convidado: Anclébio Jr. (c/ Imperatriz do Forte)
Local: Lab Maker
Horário: 15h às 16h30
Palestra
As letras precisam dançar!
Descrição do tema: A palestra tem como tema a produção de materiais didáticos e paradidáticos indígenas com, e não sobre, os povos originários do Sudeste.
Objetivo: O que as experiências criativas a serem compartilhadas ensinam na prática é que as metodologias, diretrizes e referências aprendidas na academia são majoritariamente fundamentadas na epistemologia ocidental dominante, herdeira das civilizações europeias, que, apesar de ter se imposta como “universal”, muito se difere de outras epistemologias, como as indígenas. Assim, tanto a forma de se elaborar as produções, quanto os princípios que geralmente guiam a edição e diagramação dos conteúdos de uma composição gráfica, são tensionados por uma outra forma de se produzir e partilhar conhecimentos, de ser e viver em mundos outros. O que mostra como algumas metodologias, diretrizes e referências acadêmicas não podem ser simplesmente transpostas/aplicadas para as produções gráficas desenvolvidas com esses povos.
Convidado: Professora Paula Gobetti (Ufes)
Local: Auditório
Horário: 13h30 às 14h30
Mesa-redonda
Design Improvável: Reinventando Conexões entre Pessoas e Natureza
Descrição do tema e objetivo: Os convidados vão explorar como o design improvável pode gerar soluções criativas que fortalecem as relações sociais e ambientais, desafiando convenções e propondo novas formas de conectar comunidades e o meio ambiente de maneira inovadora e decolonial.
Convidados: Professora Paula Gobetti (Ufes), Professora Cris Ibarra (UFPE) + Convidado.
Local: Auditório
Horário: 15h às 16h30
Sexta-feira (06/12):
Palestra
Design fora do ES: Minha experiência como Designer na will bank
Descrição do tema e objetivo: A palestrante pretende abordar a sua trajetória profissional dentro e fora do Estado, e como é o dia a dia de trabalho dentro de um time de design in house e a distância em um banco digital de nível nacional.
Convidada: Ana Clara Balarini
Local: Sala Criativa
Horário: 9h às 10h
Atividade
Palestra - Processos criativos em animação – Como produzir um curta animado (em 17 dias ou menos)
Descrição do tema: A palestra se propõe a mostrar as etapas de criação de animação passando pela concepção, pelo planejamento e pela produção de uma animação 2D digital. Passará por uma breve apresentação do grupo de animação DNAnimation, grupo de estudos independente de animação sitiado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), como ele se organiza e quais foram as suas produções anteriores.
Objetivo: A temática principal da palestra se dará pela apresentação dos alunos e os detalhamentos das etapas de desenvolvimento, pré-produção, produção e pós-produção que foram efetuadas para o funcionamento de uma produção de animação em 17 dias para o evento anual de produção de animação online: AnimaJam. Os concepts, storyboards, testes de animações e outros materiais serão mostrados durante a apresentação. No final, o curta será exibido de maneira inédita para todos os participantes e, após isso, será encerrado com uma rodada de dúvidas e questionamentos da plateia.
Convidado: DNAnimation (UFES)
Local: Sala Criativa
Horário: 10h30 às 12h
Oficina
Projetando Etnografias Audiovisuais
Descrição do tema: A oficina apresenta elementos de etnografia voltada a projetos que envolvam registros audiovisuais no universo social a ser pesquisado. Serão apresentados os conceitos básicos, exemplos de estudos com ferramentas audiovisuais e a elaboração de projetos pelos participantes.
Objetivo: A partir do que será apresentado, os participantes formarão grupos para elaborar esboços de pesquisas sociais voltadas ou não ao design.
Convidado: Professor José Name (Ufes)
Local: Lab Maker
Horário: 9h às 12h
Palestra
Inter meios do design, consumo e indústria brasileira
Descrição do tema: A palestra destina-se a abordar estratégias inovadoras de realização entre o design e o consumo, com o mote da sustentabilidade pensados através de invenções próprias como o Copo Flor de Lótus e outras.
Objetivo: Com uma análise entre a indústria brasileira, seus desafios para o futuro e os meios alternativos do consumo, provocar nos graduandos um pensamento crítico para abertura de novos horizontes do design, novas aplicações e sugestões para saídas ao óbvio.
Convidado: Douglas Negrisolli
Local: Auditório
Horário: 9h às 12h
Oficina
Criação Esquisita
Descrição do tema e objetivo: A Oficina de Criação Esquisita é uma oficina de desenho livre inspirada no jogo surrealista “cadáver esquisito” (cadavre exquis). Este método surgiu no início do século XX entre artistas surrealistas franceses como uma forma de criação coletiva. No jogo, duas ou mais pessoas, utilizando papéis dobrados, elaboram desenhos sem que possam ver o que o outro produziu, resultando em imagens imprevistas, livres e intuitivas.
Convidada: Carol Cuquetto
Local: Sala Criativa
Horário: 13h30 às 16h30
Palestra
O olhar-sentir-agir esterilizado
Descrição do tema e objetivo: A palestra tem como tema as relações que estabelecemos ou não com os ambientes que habitamos. Os estudos decoloniais, advindos do Grupo Modernidade-Colonialidade, vão destacar que diversas formas de subalternização inscritas no histórico processo de dominação do ‘colonizador’ sobre o ‘colonizado’ permanecem ainda na atualidade, mesmo após o término da colonização. Tais permanências, possibilitadas por um padrão de poder que surgiu como resultado do colonialismo moderno, são chamadas de colonialidades, presentes na dimensão do poder, saber, ser, da natureza/da vida em si. As duas últimas colonialidades colaboram com um processo de esterilização no nosso sentir os ambientes à nossa volta. A tal ponto que nos acostumamos com ambientes hostis, desconfortáveis, defeituosos, perdemos o nosso senso de responsabilidade relacional com o que há a nossa volta, deixamos de habitar os espaços e nos acostumamos a passar de forma estéril por eles.
Convidado: Professora Paula Gobetti (Ufes)
Local: Lab Maker
Horário: 13h30 às 14h30
Oficina
Gestão financeira para negócios criativos
Descrição do tema: Oficina educacional e orientativa que ensina como organizar as despesas e receitas do negócio, definir o custo da hora/trabalho, inserir porcentagens (de lucro, imposto e/ou comissão), definir metas de faturamento e entender qual a capacidade produtiva máxima no mês.
Objetivo: Através da oficina, os participantes terão um entendimento claro de qual valor mínimo devem cobrar por seus projetos para evitar prejuízos.
Convidado: Felipe Nader (Ave Design)
Local: Auditório
Horário: 13h30 às 16h30
Mesa-redonda
Autenticidade e Criatividade: Como Manter a Identidade na Animação ao Atender ao Mercado
Descrição do tema e objetivo: A atividade foca em como os estudantes e profissionais de animação podem criar projetos que preservem sua identidade criativa e autenticidade, enquanto adaptam suas obras para as demandas e características específicas do mercado local, seja para negócios, educação ou cultura.
Convidado: Comboio e DNAnimation (UFES)
Local: Lab Maker
Horário: 15h às 16h30
Sábado (07/12):
Maratona Criativa - Design lab: do sketch ao sucesso
Descrição do tema e objetivo: Em parceria com Sebrae e Distrito Criativo, a Maratona Criativa SDesign propõe o desenvolvimento de soluções reais para o Centro de Vitória, com premiação, consultoria especializada e networking para os participantes.
Convidado: Consultora Camila Rocha (SEBRAE) + Distrito Criativo
Local: Lab Maker
Horário: 9h às 16h30
Palestra
Ilustração: possibilidades e carreira
Descrição do tema e objetivo: A palestrante propõe uma conversa sobre as possibilidades no mercado de ilustração, a intersecção com o papel do designer e a busca por estabilidade em uma carreira independente. Da prospecção de clientes à entrega, o ofício de ilustradora como profissão integrada ou à parte do design.
Convidada: Amanda Lobos
Local: Auditório
Horário: 9h às 10h
Análise de Portfólios com TEM Design
Descrição do tema e objetivo: Os participantes vão acompanhar a análise de portfólios promovida pela SDesign e TEM Design, recebendo feedbacks de especialistas para aprimorar seu portfólio, aprender a se destacar e se preparar para o mercado de design.
Convidado: TEM Design
Local: Sala Criativa
Horário: 14h30 às 16h30
Assessoria FestCria:
Assessoria JRSN
José Roberto Santos Neves
Telefone: (27) 99972-8028
joserobertosantosneves@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Hub ES+
Verônica Machado
Telefone: (27) 99842-4720
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br