22/10/2025 14h28

Festa tradicional de Ecoporanga é tema de documentário que será exibido no Cineclube Contestado

O Roubo da Bandeira, manifestação popular do distrito de Prata dos Baianos, em Ecoporanga, no extremo norte do Espírito Santo, é o tema do documentário que será exibido nesta quinta-feira (23), às 19h, na segunda sessão do Cineclube Contestado. O documentário, que leva o nome da festa retratada nele, será exibido na Casa Comuna, em uma atividade aberta ao público.

O documentário O Roubo da Bandeira é realizado pela Comissão Espírito Santense de Folclore, com direção de Apoena Medeiros e produção de Eliomar Mazôco e Júlio Cesar Gomes. A festa popular é uma tradição presente em outros estados, como a Bahia, mas que em Ecoporanga começou por acaso, há cerca de 50 anos, e acontece sempre em 24 de junho, dia de São João Batista, em homenagem ao santo e em comemoração ao aniversário do Mestre João Miguel, que hoje tem 108 anos.

No distrito de Prata dos Baianos a festa começou quando o mestre tinha apenas 18 anos. Ele deu início à reza do terço, atraindo o povo. Décadas depois, ganhou de presente de seus filhos uma bandeira em homenagem a São João, que foi hasteada. Entretanto, ela foi roubada e devolvida no dia 24 de junho do ano seguinte, prática que foi se repetindo a cada ano até se tornar uma tradição que permanece viva até hoje, com uma programação que conta com grande envolvimento da comunidade.

Os participantes da festa se divertem com muita música, dança, fogueira, julgamento popular, almoço comunitário e outras atrações. A identidade do ladrão da bandeira é revelada somente um ano depois, também no 24 de junho, quando o autor do furto oferece um almoço comunitário em sua casa. A bandeira é devolvida no final do dia ao Mestre, quando uma procissão com orações, cânticos e danças folclóricas segue rumo a casa dele.

Há, ainda, um julgamento popular por meio do qual os moradores atuam como policiais, delegado, juiz e outros personagens para julgar quem roubou a bandeira. No final das contas, o ladrão sempre é absolvido pois cometeu um roubo como forma de dar prosseguimento ao Roubo da Bandeira, mantendo viva uma tradição popular da comunidade de Prata dos Baianos.

O projeto Cineclube Contestado está sendo realizado por meio do edital 15/2024 da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura (Minc).

 

Serviço:

Data: 29/10

Horário: 19h

Local: Casa Comuna - Ecoporanga

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard