Festa Literária de Vargem Alta reflete sobre amor e literatura
Com o tema “Amor é fogo”, a 4ª Literalta – Festa Literária de Vargem Alta acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Sítio Querência, localizado no centro da cidade. A abertura do evento será na sexta-feira (27), às 19 horas. A programação, totalmente gratuita, prevê quatro rodas de conversa, duas apresentações culturais e dois shows culturais, haverá também duas oficinas direcionadas a estudantes da escola EEEFM Presidente Lüebke. Para quem desejar receber certificado de participação nas rodas de conversa, será preciso se inscrever com antecedência pelo site (literalta.com).
O evento é uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, por meio do Edital 04/2025 - Mostras e Festivais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal. Com o apoio da Prefeitura de Vargem Alta.
A quarta edição do evento literário consolidado no município de Vargem Alta desde 2021, tem como objetivo celebrar a literatura como um território de afetos, resistência e pertencimento, promovendo o amor em suas múltiplas expressões – desde o amor-próprio até o amor pela terra, pela ancestralidade e pelas diversas formas de existir.
Por meio de ações inclusivas e acessíveis, a intenção é valorizar narrativas que emergem das vivências de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negras, indígenas e outros grupos sociais historicamente invisibilizados, reconhecendo na literatura uma força transformadora capaz de reacender memórias, reconectar com a natureza e fortalecer a diversidade como chama que move e ressignifica o mundo.
Entre os escritores e artistas convidados estão Carla Guerson e Bernadette Lyra, que participarão da mesa “O amor e outras revoluções na perspectiva do feminino”, sob mediação de Lívia Corbellari. Os convidados para a roda de conversa “Narrativas por uma luta (com amor) inclusiva e acessível” são Ricardo Ferraz e Evandro Meirelles, mediada por Aline Dias.
Gustavo Forde e Patrícia Rufino vão marcar presença na mesa “Em roda e em volta da fogueira: Narrativas antirracistas”. Na roda de conversa “Toda forma de amar: Narrativas LGBTQUIAPN+” terá como convidados Marília Café e Waldo Motta, com mediação de Fell’s Kenstein.
Antes do início de algumas das mesas, haverá um momento de leitura dramática feitas pelos convidados. Também serão lançados livros dos escritores Anderson Valfré, Danyel Sueth e João Moraes, junto de bate-papo com eles. Estão previstas ainda apresentações do Grupo de Caxambu “Fé, Raça e Um Só Coração”; do cantor Fabriccio; do Bloco de Percussão Afro Baobá; e do projeto Noites Proibidas.
Segundo Victorhugo Amorim, produtor executivo do projeto, a Literalta é um local de encontro de escritores de várias regiões do Estado. “Hoje, nos consolidamos como referência de evento no sul do Estado que movimenta a cena literária capixaba”, completa Victorhugo.
Paralelamente ao evento, o Sítio Querência abrirá espaço para as feiras de livro e de artesanato, lojinha Literalta, exposição itinerante de cartuns de Ricardo Ferraz e intervenção urbana de Fernanda Nali.
Homenagem
A quarta edição da Literalta homenageia Dora Ravera, mestre do grupo de Caxambu “Fé, Raça e Um Só Coração”. O grupo surgiu da necessidade da comunidade de Pedra Branca, em Vargem Alta, de fomentar suas práticas culturais e potencializar o seu território com diversos projetos ligados à música, dança, audiovisual, artesanato, dentre outros formatos e linguagens.
O “Fé, Raça e Um Só Coração” ficou mais de 30 anos desativado na comunidade, mas retornou em meados de 2017 e 2018, a partir de pesquisas históricas com moradores para a criação do filme "A Viagem do Seu Arlindo", da diretora Sheila Altoé. Desde então, o grupo participa de eventos dentro e fora do Espírito Santo, além de realizar projetos autorais.
Formação
Como acontece em todas as edições, a Literalta promoverá atividades para estudantes da rede pública de ensino de Vargem Alta. Neste ano, serão duas oficinas para alunos de 14 a 16 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Luebke.
A “Oficina de criação literária a partir de fotografia” ministrada por Fernanda Nali propõe uma experiência prática de criação literária a partir da fotografia, com ênfase na escrita de textos curtos, além de uma atividade de caminhada e registro fotográfico poético, estimulando a observação atenta do espaço e do cotidiano.
A “Oficina de Poesia” mediada por Marcéu Rosário tem como objetivo despertar nos alunos a sensibilidade poética e estimular a expressão criativa por meio da palavra, valorizando as múltiplas vozes, vivências e formas de sentir o mundo. A proposta é oferecer um espaço de criação acessível e acolhedor, onde os participantes possam experimentar a poesia como ferramenta de autoconhecimento, resistência, afeto e transformação social.
Programação:
4ª LITERALTA - FESTA LITERÁRIA DE VARGEM ALTA
Tema: Amor é Fogo
Local: Sítio Querência – R. Nicolau Monteiro, Centro, Vargem Alta.
Sexta-feira - 27/02
19h – Abertura
19h – Caxambu "Fé, Raça e Um Só Coração"
20h – Homenagem à Dora Ravera
20h30 – Show Musical com Fabriccio
Sábado - 28/02
10h – Leitura Dramática
10h30 – O Amor e outras revoluções na perspectiva do feminino com Carla Guerson e Bernadette Lyra |mediadora: Lívia Corbellari
11h30 – Narrativas por uma luta (com amor) inclusiva e acessível com Ricardo Ferraz e Evandro Meirelles |mediadora: Aline Dias
14h – Leitura Dramática
14h30 – Bloco de Percussão Afro Baobá
15h30 – Em roda e em volta da fogueira: Narrativas antirracistas com Gustavo Forde e |mediadora: Letícia Sossai
17h – Lançamento de Livro: Bate-papo com Anderson Valfré
17h30 – Lançamento de Livro: Bate-papo com Danyel Sueth
18h30 – Lançamento de Livro: Bate-papo com João Moraes
19h30 – Toda forma de amar: Narrativas LGBTQUIAPN+ com Marília Café e Waldo Motta (participação online) |mediadora: Fell’s Kenstein
20h30 – Intervenção Artística: Noites Proibidas com Claudia Voltz, Dombie, Magda Llena e Chris Estéticah
Durante todo o evento
Feira de Livros
Feira de Artesanato
Lojinha Literalta
Exposição Itinerante de Cartuns " Visão e Revisão. Conceito e Pré - Conceito" de Ricardo Ferraz
Intervenção Urbana Território da Palavra — poemas em circuito de Fernanda Nali
Oficinas
Criação literária a partir de fotografia com Fernanda Ali
Data: 27/02 (sexta-feira)
Horário: matutino
Local: EEEFM Presidente Lüebke – R. da Igreja, 1 - Centro, Vargem Alta
Poesia com Marcéu Rosário
Data: 27/02 (sexta-feira)
Horário: vespertino
Local: EEEFM Presidente Lüebke – R. da Igreja, 1 - Centro, Vargem Alta
Rodas de conversa
Inscrições para emissão de certificado: literalta.com/4literalta/4rodadeconversa
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br