13/02/2025 17h02

Feira ES+ Livros abre chamada gratuita para editoras e coletivos literários do Espírito Santo

Já imaginou um espaço onde editoras independentes, coletivos literários e apaixonados por livros se encontram para celebrar a literatura capixaba? Esse é o espírito da Feira ES+ Livros, que está com uma chamada pública para editoras, selos independentes e coletivos literários do Espírito Santo interessados em expor, comercializar e compartilhar suas histórias durante o evento. A feira, que acontecerá no térreo do Hub ES+, no Centro de Vitória, nos dias 14 e 15 de março, tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do livro e estimular o mercado editorial capixaba.

A iniciativa oferece uma oportunidade gratuita e exclusiva para editoras locais, permitindo que apresentem seus catálogos ao público, comercializem seus livros, ampliem sua rede de contatos e participem ativamente da programação cultural do evento.

Fomento à literatura e ao mercado editorial capixaba

A Feira ES+ Livros é uma iniciativa que promove a valorização da literatura e da produção editorial no Espírito Santo. O evento não apenas conecta editoras e leitores, mas também impulsiona o trabalho de autores locais e fortalece a cena literária e cadeia criativa do livro.

“As editoras independentes são fundamentais para a descoberta e entrada de novos autores no mercado. E as editoras independentes do Espírito Santo são as grandes responsáveis para fazer circular a literatura produzida no Estado tanto de escritores já consagrados, quanto de iniciantes. Com as novas formas de venda e de distribuição trazidas pela internet, esses empreendedores da cultura passam a dispor de novas ferramentas para ocupar o mercado e também são desafiadas a rever suas estratégias para conquistar e fidelizar o público leitor”, destaca o coordenador Artístico-Cultural Geral do Hub ES+, Paulo Gois.

“Com a Feira ES+ Livro e a programação de atividades formativas ofertadas pelo Hub ES+, queremos aproximar os agentes da cadeia produtiva do livro e oferecer instrumentos para que ela seja potencializada, além de contribuir com a formação de leitores para os autores capixabas”, salienta Gois.

Como participar

As inscrições para a chamada de editoras e coletivos literários já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até 28 de fevereiro, por meio do formulário disponível no site do Hub ES+. O formulário com informações detalhadas sobre critérios de participação, infraestrutura disponível e contrapartidas para os selecionados também pode ser acessado no site do Hub ES+.

Os interessados devem preencher o formulário com informações sobre suas publicações, trajetória editorial e propostas para participação na feira. A seleção priorizará a diversidade de gêneros literários, a representatividade das publicações e o impacto das editoras na cena literária local.

Sobre a Feira ES+ Livros

A Feira ES+ Livros visa fomentar a criação, produção e difusão literária e editorial do Espírito Santo. Na semana de realização da Feira ES+ Livros, o Hub ES+ contará com uma programação que reunirá editoras, autores, leitores e agentes do mercado editorial, promovendo debates, lançamentos, atividades formativas (palestras e oficinas), além da feira de livros.

Serviço:

📍 O quê: Chamada pública para editoras e coletivos literários – Feira ES+ Livros


 📅 Período de inscrição: Até 28 de fevereiro de 2025
 📌 Onde: Inscrições GRATUITAS pelo site do Hub ES+
 🔗 Acesse o edital e o formulário: FEIRA ES+ LIVROS - Chamada para Editoras e Criativos da Cadeia Produtiva do Livro.

Para mais informações, acesse o Instagram @hubesmais ou nosso site Hub ES+.

Sobre o Hub ES+

O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es).

O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca).

 

Informações à Imprensa:
Coordenação Artística-Cultural de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br


Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard