19/04/2024 18h08 - Atualizado em 24/04/2024 14h18

Feira ES+ Café reúne cultura, gastronomia e diversidade no Hub ES+

Um universo de aromas, sabores e histórias de quem vive o café acontece em Vitória. A Feira ES+Café começou nesta sexta-feira (19) no Hub ES+, no Centro de Vitória. Com mais de 40 horas de atividade, o evento traz expositores, palestras, aulas-show, workshops com baristas renomados, degustações, competições criativas e atrações musicais de todo o Estado, tudo de forma gratuita. As atividades continuam neste sábado (20).

O evento traz os mais diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do setor e dá visibilidade à produção capixaba de cafés especiais ao aproximar produtores, consumidores e demais profissionais diretamente envolvidos. Além disso, o público tem oportunidade de adquirir cafés especiais diretamente com produtores e torrefadores das diferentes regiões cafeeiras do Espírito Santo, que comercializarão seus produtos na área externa no Hub ES+. Há  evento cerca de 350 participantes inscritos, 10 expositores e quatro atrações culturais.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades. O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a importância do Hub ES+ em formar uma rede de auxílio e capacitação na comercialização de diversos produtos, sobretudo, cafés especiais do Espírito Santo e na contribuição para a sociedade por mostrar outras cadeias produtivas. Ele reforçou ainda a importância da conexão entre a economia criativa e o trabalho com geração de renda.

“O Hub é um equipamento público do Governo do Estado. Vimos aqui a importância de políticas públicas na construção de várias potencialidades com, por exemplo, a produção de café conilon, que recebeu investimentos ao longo dos anos. Hoje, o Estado é o maior produtor do Brasil. Da mesma maneira, o Governo entende a importância da cultura e da economia criativa e começou a investir forte para desenvolver esse setor, que representa uma parcela importante da força de trabalho no Estado. São 240 mil pessoas do Espírito Santo que trabalham no setor da economia criativa”, afirmou o secretário.

Logo após a abertura, houve uma mesa sobre as histórias da produção, beneficiamento, torra, comercialização e extração do café no Estado, no Brasil e no mundo, com a participação de referências na cafeicultura capixaba: Deneval Miranda e Deneval Miranda Vieira Jr. (cafeicultores premiados - Sítio Cordilheiras do Caparaó), Leonardo Machado (barista e torrefador - Hub natural e do Quintal do Armazém) e Waschintom Mageski (barista e torrefador - Imagine Coffee Cafés Especiais).

O Hub ES+

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Programação de sábado

Para participar de algumas das atividades, é necessário inscrever-se no link: bit.ly/feira-cafe-hubes

20/04 (sábado)

9h - 18h | Maratona Criativa - Design de embalagens de café