25/05/2019 14h02 - Atualizado em 25/05/2019 15h54

Fabrício Noronha é eleito vice-presidente da região Sudeste em Fórum Nacional

O colegiado, que reúne secretários de Cultura de todo o País, volta a se reunir novamente em agosto e outubro.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, assumiu a vice-presidência do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, representando a região Sudeste. Na eleição, realizada nessa quinta-feira (23), também foram eleitos vice-presidentes das regiões Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. 

A presidente eleita da entidade é a secretária de estado do Pará, Úrsula Vidal. O Fórum reúne gestores de Cultura de todo o Brasil e vai se reunir novamente em agosto e outubro. A subsecretária de Estado de políticas culturais, Carolina Ruas, também esteve presente nas atividades.

No primeiro dia de programação do Fórum, os gestores estaduais se reuniram com o secretário Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires. Ouviram dele as estratégias e planejamento do Governo Federal para o setor, a partir de uma lista de prioridades apresentada pelo Fórum. O objetivo foi garantir que conquistas e avanços políticos não sejam perdidos pelo novo Governo.

Os gestores estaduais também tiveram um encontro com o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine),Christian de Castro, que garantiu a continuidade dos investimentos. Ele também apresentou os números e metas da Ancine para o setor, destacando sua importância econômica na geração de emprego e renda.

Segundo o secretário, o Fórum tem uma importância estratégica para construir políticas que possam garantir investimento descentralizado do Governo Federal, respeitando a diversidade. “Historicamente ele tem esse papel de interlocutor, de ocupação de comissões deliberativas e diálogo com o Executivo e Legislativo Federal”, afirma.

O Fórum publicará uma carta pública expressando sua preocupação com os caminhos da política nacional de Cultura e sua disponibilidade para a construção do diálogo. Serão doze pontos prioritários a serem apontados, como a efetivação do Sistema Nacional de Cultura, a manutenção de convênios federais, como o Cultura Viva e a política de patrocínio das Estatais a projetos culturais por todo o País.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627/ 99753-7583
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard