12/02/2025 14h47

Fabio Pinel e quarteto se apresentam no Projeto Chora Barra

O músico Fabio Pinel, acompanhado de seu Quarteto, será a atração da Roda de Choro realizada pelo Museu Vivo da Barra do Jucu no próximo domingo (16). O evento faz parte das apresentações previstas na segunda edição do Projeto Chora Barra.

A Roda de Choro tem início às 15 horas, no espaço República da Barra Bistrô, com alunos e professores do projeto. Fábio Pinel e Quarteto se apresentam às 16 horas. Antes, pela manhã, a partir das 9 horas, o Museu Vivo realiza mais uma rodada de aulas das oficinas de iniciação musical nos instrumentos que compõem o Choro – cavaquinho, violão e pandeiro.

A apresentação integra a programação do Mercado Mix, evento que reúne artistas e artesãos de Vila Velha no República Bistrô, a partir das 12 horas.

Segunda edição

A segunda edição do Projeto Chora Barra, que promove o estilo musical Chorinho na Barra do Jucu, começou no sábado, 09 de novembro.

São seis meses de aulas práticas de cavaquinho, violão e pandeiro com rodas de chorinho entre alunos e professores e apresentações musicais na comunidade, uma agenda que se estende até o mês de abril de 2025, culminando com a comemoração do Dia Nacional do Choro.

É a continuidade do projeto Chora Barra realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, aprovado pelos editais do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

A primeira fase do Projeto Chora Barra aconteceu de dezembro de 2023 a julho de 2024, e promoveu o ensino e a formação de grupos de Choro.

Também buscou resgatar a memória de Francisco Firme, o Seu Chiquinho, falecido em 2010, músico solista e autodidata que marcou a comunidade por várias décadas e uma referência do Choro capixaba.

Nesta segunda edição, o projeto está promovendo a continuidade das oficinas de formação nos instrumentos pandeiro, cavaquinho e violão para os alunos que já participaram da primeira fase do projeto e está recebendo também alunos novos com algum conhecimento nestes instrumentos.

As oficinas são ministradas pelos músicos Alexandre Araújo (cavaquinho), Jorge Gabriel (Violão) e Eduardo Szajnbrum (pandeiro).

Quem é Fabio Pinel e seu Quarteto

O músico Fabio Pinel é mineiro radicado no Espírito Santo desde 2009. Aprendeu a gostar de samba e chorinho nas rodas musicais desde muito pequeno, levado pelo pai Aladim Pinel, que o presenteou com um cavaquinho quando tinha apenas seis anos.

Desde então, a paixão pela música acompanha o cantor e compositor que, em 2020, lançou seu primeiro CD “O Dom de Cantar”. Também atua na Orquestra Pop Jazz do Ifes e marca presença no circuito de bares da Grande Vitória. O grupo “Fabio Pinel Quarteto" é formado ainda por Edu Szajnbrun no pandeiro, Bruno Parmejani no cavaco, e Josué Lopes no Violão sete cordas.

 

Projeto Chora Barra 1 e 2

O Projeto “Encontro, Memória de Seu Chiquinho e FORMAÇÃO de Chorinho da barra do Jucu” – CHORA BARRA“ é executado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu e foi aprovado no Edital 013/22 e 05/2023 com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Desde a primeira edição, o projeto promove a formação musical em três instrumentos que compõem o Chorinho que são o violão, o cavaquinho e o pandeiro com oficinas para a iniciação neste estilo musical.

Também foi feito o resgate da memória de um dos músicos mais importantes do Choro no Espírito Santo, Francisco Firme, o Seu Chiquinho. Na Barra do Jucu, onde morou por muitos anos, tocou desde os anos 50. Criou um ritmo próprio de Choro batizado de “Emboladinha”. Foi reconhecido por muitos movimentos musicais e recebeu inúmeras homenagens, entre elas do Circuito Nacional do Choro em 2009.

Museu Vivo

O Museu Vivo da Barra do Jucu tem como lema “Saberes Populares Caminhos do Amanhã”. É uma organização cultural, sem fins lucrativos, criada em 2015 para preservar e incentivar as tradições culturais da comunidade.

“E agora executamos o projeto Chora Barra que nos animou muito. Queremos ver a Barra voltar aos bons tempos do chorinho de Seu Chiquinho que deixou saudades em todos aqui. Temos muitos talentos musicais e temos certeza que o chorinho está encontrando terreno fértil por aqui”, destaca Ricardo Vereza.

A Barra do Jucu tem uma forte tradição no Congo, mas o Chorinho marcou muito a comunidade através de Seu Chiquinho que tocava nos carnavais, bares e principais eventos da cidade. “Nosso objetivo ao apresentar o projeto foi o de resgatar a memória de grande tocador, Seu Chiquinho, mas também valorizar a diversidade cultural e musical da comunidade”e eternizar o estilo musical do chorinho, afirmou Vereza.

 

Serviço:

Roda de Choro na Barra do Jucu

Dia: 16/02 (domingo)

Local: República da Barra Bistrô – Av. Vasco Coutinho, 42 – Barra do Jucu, Vila Velha.

Programação:

12h – Início do Mercado Mix

15h – Apresentação Musical – Roda de Choro alunos e professores das Oficinas do Projeto Chora Barra

16h – Apresentação Musical – Grupo ‘Fabio Pinel Quarteto’

20h – Encerramento do Mercado Mix

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard