29/10/2025 12h40

Exposição ‘Territórios Transplantados’ estreia no Museu de Arte do Espírito Santo, no próximo sábado (1°)

Novembro começa com a exposição da fotógrafa e documentarista Carla Osório com curadoria de Milton Guran, no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), no Centro de Vitória. A vernissage, com início no sábado (1°), está programada para às 10 horas, com visita guiada pelo curador, às 11 horas. Toda a programação é aberta ao público.

A exposição, que segue em cartaz até 4 de janeiro, conta com 42 obras inéditas da fotógrafa, que ao longo de 35 anos registrou as matrizes africanas. Com o tema ‘Territórios Transplantados: a África que vive em nós’, a fotógrafa mergulha no universo da afro-diáspora com os seus “transplantados” que vivem em outros países. Seu trabalho vai além da dimensão física. São aspectos afetivos, culturais, transcendentais e, principalmente, ancestrais que a fotógrafa aborda.

Segundo Carla Osório, temas como decolonialidade, poder feminino negro e religiões de matriz africana são retratados nos territórios transplantados. “A força da arte, da religião, da tecnologia, da resistência política ou do pensamento filosófico também são captados”, reforça.

 Os territórios são assim a diáspora africana. “Não há aspecto da vida atual, da ciência ao lazer, que a cultura africana não esteja presente. Já se disse que não é possível compreender o Brasil sem a África”, acredita o curador Milton Guran. 

A mostra também é um resgate do passado com o presente, já que o trabalho da fotógrafa e documentarista durou mais de três décadas.  “Ao longo destes 35 anos, presenciei muitas transformações nos formatos fotográficos, nas tecnologias, nas políticas afirmativas, bem como na minha forma de viver e produzir no mundo”, diz Carla. Por isso, a exposição conta com a mistura da fotografia analógica e digital, colorida e preto & branca, impressa em papel e tecido, além do fotofilme “Corações Valentes da Diáspora”.

Quem for conferir a exposição, vai conhecer de perto as matrizes bantu, nagô, jejê, mina, entre tantas outras, que constituem o jeito de ser negro e negra no mundo.

 

Artista

Carla Osório é mestre em Ciências da Comunicação, na vertente mídia e cultura, pela Universidade Paulista (Unip). Tem vasta experiência em estudos étnico-raciais com diversas publicações e atuação destacada em entidades da sociedade civil. Como fotógrafa atua há 35 anos documentando a diáspora africana nas Américas, além de países como Portugal, Angola e África do Sul. Por meio de uma perspectiva afrocentrada, criou um amplo arquivo de fotografias, além de trabalhos audiovisuais. É coautora do livro Negros do Espírito Santo.

Curadoria

Milton Guran é fotógrafo, curador e pós-doutor em antropologia. Criador e coordenador do FotoRio. Foi o coordenador do dossiê de tombamento do Cais do Valongo, como Patrimônio da Humanidade (Unesco). Autor de Agudás – os brasileiros do Benin.

Serviço:

Exposição Territórios transplantados
Período de exposição: 1°/11 a 04/01

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta - 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados - 10h às 16h

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard