22/08/2019 16h10

Exposição O Trauma É Brasileiro em cartaz até o próximo sábado (24)

Aberta à visitação na Galeria Homero Massena, a primeira individual da artista Castiel Vitorino Brasileiro chega a sua última semana.

 Da encruzilhada entre os campos da arte, da psicologia e do curandeirismo, a exposição O Trauma É Brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro está em cartaz até o próximo sábado (24) na Galeria Homero Massena, Centro de Vitória. A artista, propõe oferecer a cura para o trauma sócio-histórico responsável por adoecimentos do Brasil contemporâneo manifestados através do racismo, do machismo e da LGBTfobia. A entrada é franca.

 Aberto desde o último mês de junho, o trabalho apresenta a instalação Quarto de Cura e promove atendimentos individuais, aos modos das benzedeiras, entre a artista e o público. Como uma insurgência decolonial surgida a partir da reconstrução do laço ancestral Bantu, a exposição denuncia como o apagamento da diferença, a imposição de um modelo cultural e o racismo fundaram a sociedade brasileira.

 Além das visitações e dos encontros clínicos com a artista, a exposição também conta com uma mesa de conversa. Quem assina o projeto de arte educação é a artista e doutora em Educação Kiusan Oliveira. O Trauma É Brasileiro conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 019/2018 - Seleção de Projetos de Exposições de Artes Visuais.

 Uma clínica efêmera para uma cura perecível

 O Trauma É Brasileiro propõe uma experiência de cura e parte de uma cartografia que Castiel Vitorino tem feito no Morro da Fonte Grande, no Centro de Vitória - comunidade onde a artista nasceu e passou a infância com a família. Nessas visitas, seja presencialmente ou por meio do acesso a algumas memórias, ela tem atualizado os saberes Bantu que organizaram o modo de vida aquilombado de seus familiares.

 O Quarto de Cura, instalação que já havia sido apresentada ao público em outros dois momentos, reúne obras criadas desde julho de 2018 a partir das investigações da história familiar da artista e registros de suas andanças por esse território temporal e geográfico: são fotografias, textos, mandingas, indumentárias e outros objetos. 

 Sobre Castiel Vitorino Brasileiro 

 Com 22 anos e graduanda do 9º período do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Castiel Vitorino Brasileiro pesquisa e inventa relações em que corpos não-brancos se desprendem das amarradas da colonialidade. Idealizadora do projeto de imersão em processos criativos decoloniais. Produz estéticas e discursos que colaboram para a desestabilização de sistemas racistas, que ao longo da história subalternizam populações negras.

 

SERVIÇO

 

Última semana: exposição O Trauma É Brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro e Renato Santos. Entrada franca.

 Visitação até o próximo sábado (24)

 De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h

Sábado, das 13 às 17h.

 Local: Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, nº 99 - Cidade Alta, Centro de Vitória, Vitória.

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard