25/10/2017 16h57 - Atualizado em 26/10/2017 10h25

Exposição no Palácio Anchieta celebra 40 anos de carreira de Ronaldo Barbosa

A exposição “RB40 – Ronaldo Barbosa 40 Anos de Arte e Design”, que em cartaz no Palácio Anchieta, atraiu durante os seus três meses de exibição, mais de 10 mil visitantes que puderam conferir os trabalhos de Ronaldo Barbosa, um capixaba que com toda pluralidade de sua obra completa 40 anos de carreira, em plena atividade e vigor. Pioneiro do design no Estado e uma das principais referências na arte contemporânea, o artista, designer e gestor cultural, celebra as quatro décadas do seu percurso profissional com um pacote de homenagens preparado em parceria com um time formado por grandes nomes do cenário cultural. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de novembro. A mostra conta com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, do Instituto Sincades e das empresas Vale e ArcelorMittal.

Produção de RB

  A trajetória de RB sempre foi cosmopolita. Ele tem uma excepcional habilidade para lançar mão do que é local e transformar em uma linguagem universal. Foi assim lá atrás, na década de 1980, quando era professor da Ufes nos cursos de Arquitetura e de Design e lançou o vídeo Graúna Barroca, que rodou o mundo arrebanhando premiações. E é assim até hoje na gestão cultural do Museu Vale, que é considerado uma referência em arte contemporânea no País.

Seu escritório se tornou um dos mais importantes do país no ramo do design de exposições culturais, de implantação de museus temáticos e de centros de memória, acumulando projetos para instituições de prestígio Brasil afora. No desafio de criar museus, deu uma linguagem diferenciada, como o caso do Museu Vale, que está sob seus cuidados há 19 anos. E depois deste, vários outros projetos foram implementados pelo designer, artista plástico e multimaker.

É dele a autoria de museus como o do Náutico, no Farol da Barra, em Salvador, o Museu da Liturgia, em Tiradentes (MG), e Museu da Cachaça, em Salinas (MG). Também criou os Centros de Memória Ultragaz (SP), Copersucar União (SP), MRN (Oriximiná, Pará), Chocolates Garoto, Banestes e Águia Branca (ES). Todos eles serão representados, tanto no livro quanto na exposição, a partir de detalhados projetos expográficos.

A atuação como designer deu início em 1975, ano de sua formação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) do Rio de Janeiro, sendo o primeiro capixaba a se formar na área. Foi um dos fundadores do curso de Desenho Industrial da Ufes, onde deu aula por 27 anos. Não demorou para começar a se dedicar à criação de marcas. Poucos designers do País podem ostentar a criação de mais de duas centenas de marcas. Todas, sem exceção, estão no livro e poderão ser conferidas na exposição.

Na celebração de sua carreira, Ronaldo Barbosa apresenta trabalhos artísticos e de design desenvolvidos nas últimas quatro décadas, desde os primeiros desenhos até os dias de hoje, incluindo uma expressiva série de obras atuais que tem sido produzida em seu ateliê, no Morro do Canário, em Aracê, Pedra Azul, região serrana do Espírito Santo.

Resgatador de histórias

A preocupação de Ronaldo Barbosa de se aproximar ainda mais da identidade cultural capixaba começou a partir de sua ida para Pedra Azul, há 21 anos. Lá, passou a se interessar pela rica história da imigração pomerana e italiana no Estado, criando a residência do artista no Morro do Canário e dando um novo uso a uma casa pomerana de 120 anos, transportada e reconstruída para a sua propriedade. Com o objetivo de preservar este importante patrimônio, há 15 anos Ronaldo vem adquirindo construções de arquitetura vernacular, sendo um grande defensor da manutenção destas casas e da cultura local.

Além disso, atua como presidente do conselho deliberativo do Instituto Jutta Batista da Silva, do qual é voluntário há mais de 20 anos e também conselheiro do Ibran (Instituto Brasileiro de Museus). 

Sobre a exposição

  A produção de Ronaldo, cuja obra faz parte do capital econômico dos anos 1980, ocupará sete salas do Palácio. O fio condutor da mostra será o desenho, que transita por sua trajetória como designer e artista. Todos os seus projetos passam primeiramente pelo desenho e depois é que tomam forma nos processos tecnológicos. “O desenho é uma constante em minha carreira. Cada trabalho feito até hoje começou a partir de um desenho”, conta Ronaldo. 

As instalações serão compostas por um acervo cuidadosamente selecionado pelo próprio Ronaldo e por sua equipe do Studio Ronaldo Barbosa, que ajudou na seleção dos projetos de design. Cerca de 70 obras vão representar sua produção artística desde 1969 até os dias de hoje, incluindo peças de acervos particulares, como das empresas Fibria e ArcelorMittal. A exposição também apresenta trabalhos produzidos para a Davies LongGallery, uma importante galeria de Los Angeles, onde Ronaldo viveu e trabalhou na década de 1980.

Em um painel de 18 metros lineares serão expostas todas as marcas criadas pelo Studio Ronaldo Barbosa – 240 ao todo. Entre elas, dois cases icônicos do Estado: as reformulações das marcas da TV Gazeta (2006) e do Banestes (2012). Também serão expostos os projetos de design dos museus.

Outros trabalhos poderão ser revisitados, como o Espaço Brasil na França, um projeto realizado em Paris em 2005, os projetos dos Centros de Memórias (Garoto, Ultragaz, Águia Branca, Mineração do Rio do Norte, CST, Fundação Dom Cabral e Copersucar União).

A mostra será aberta com trabalhos atuais de Ronaldo. As obras em papel Fabriano feitos com lápis de cor, grafite e bastão a óleo tratam de uma espécie de crônica da vida social contemporânea. Outro momento marcante será a Suíte Pedra Azul, série de cinco desenhos do cartão postal capixaba, uma revelação do olhar contemplativo e de reflexão que Ronaldo tem sobre seu refúgio.

Na última sala será exibido um vídeo produzido por Lupino e ClaraBoia. Para produzir o material e entender o resgate da arquitetura rural do Estado, a equipe passou por uma imersão na montanha e acompanhou o cotidiano do ateliê de Ronaldo.

Também serão apresentados os mais recentes trabalhos desenvolvidos em conjunto com comunidades de artesãs espalhadas por onze municípios da região serrana do Estado, que fazem parte do Instituto Jutta Batista da Silva. São mais de mil mulheres que trazem de seus descendentes europeus, sobretudo italianos, um vigoroso espírito de coletividade.

Ao longo da mostra serão realizadas visitas guiadas e trabalhos com escolas, com a ajuda de monitores, que vão dar um significado também didático ao material artístico de Ronaldo Barbosa.

  Oficina educativa

A partir da experiência com os desenhos e obras do artista e designer Ronaldo Barbosa, participantes são convidados a refletir sobre o legado da cultura dos imigrantes europeus para formação do indivíduo capixaba. Trata-se da oficina Moldando Impressões, oferecida a professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio da Grande Vitória. As instituições interessadas em participar das oficinas devem fazer o agendamento também pelo telefone 3636-1032.

Os alunos serão reunidos na sala de oficinas do espaço cultural, onde serão destacados os aspectos que rodeiam a construção das casas de imigrantes, detalhe este que faz parte de uma das instalações da mostra. Após o breve histórico, a oficina se dará a partir do diálogo da potencialidade do desenho na obra do artista e valorização da cultura dos imigrantes.

Exposição RB40 – Ronaldo Barbosa 40 anos de Arte e Design

Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória, ES.

Período: até 12 de novembro de 2017.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.

Entrada gratuita.

Classificação indicativa: Livre.

Agendamento de visitação e oficinas: (27) 3636-1032.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard