Exposição no Museu do Colono apresenta trajetória do arquiteto austríaco Clemens Holzmeister
O Museu do Colono, em Santa Leopoldina, realizou, nessa segunda-feira (27), a abertura da exposição “Clemens Holzmeister: O modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil” que apresenta a trajetória e as influências do arquiteto Clemens Holzmeister. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Leopoldina, a Secretaria da Cultura (Secult) e a Embaixada da Áustria.
A abertura contou com a presença do prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha, da Ministra-Conselheira e Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Áustria em Brasília, Sra. Judith Schildberger, do Cônsul Honorário da Áustria em Vitória, Wolfgang Badofszky, e do Vice-cônsul Honorário da Áustria em Vitória, Fernando Galhardo.
Considerado um dos arquitetos mais influentes da Áustria, Clemens Holzmeister (1886–1983) foi responsável por mais de 700 obras ao redor do mundo, entre edifícios públicos, semipúblicos e igrejas. Conhecido por seu estilo monumental e sacro, Holzmeister também foi professor da Akademie der Bildenden Künste Wien, onde lecionou até 1961.
Com trajetória marcada por influências internacionais, o arquiteto teve forte presença no cenário da arquitetura moderna, principalmente na Turquia e na Áustria. Além disso estabeleceu importantes conexões com o Brasil, apresentadas ao público na exposição do Museu do Colono, que registra sua trajetória juntamente a citações do próprio arquiteto.
A exposição é aberta ao público e permanece em exibição até dia 02 de novembro, com visitação de terça-feira a domingo, das 8h30 às 20h.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br