Exposição ‘Memória’ resgata acervo jornalístico da Biblioteca Estadual

Uma exposição e um catálogo dos quase 30 mil jornais que compõem o acervo da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) podem ser acessados a partir deste mês na sede da instituição, na Praia do Suá, em Vitória; e em sua área virtual na Midiateca Capixaba. O material é um convite ao público para revisitar o passado por meio de publicações históricas do período entre 1863 e 1992.
A mostra “Memória - Inventário Jornalístico da Biblioteca Pública do Espírito Santo” pode ser vista até 14 de novembro e o catálogo, acessado em https://midiateca.es.gov.br/site/instituicoes/biblioteca-estadual. O material é resultado de um projeto realizado pelas pesquisadoras Rosimare Lima do Nascimento e Eliana Terra Barbosa, viabilizado com recursos do Edital de Valorização do Patrimônio Cultural do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult)
As duas dedicaram um ano ao trabalho de identificar e catalogar quase 30 mil exemplares. Entre os jornais que integram o acervo, há edições do jornal A Folha da Victoria, de 1888, do Diário Oficial do Espírito Santo, de 1972, e do Jornal Oficial do Espírito Santo, de 1912.
O projeto teve como objetivo organizar e disponibilizar as informações contidas no arquivo da biblioteca de forma direta e acessível.
“Realizar o inventário do acervo jornalístico da Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha foi mais do que uma tarefa técnica, foi um mergulho profundo na memória capixaba. Cada exemplar manuseado, cada título identificado, revelava fragmentos da história política, social e cultural do Espírito Santo. O processo exigiu cuidado, paciência e respeito pelo tempo, especialmente diante das condições delicadas de conservação de muitos periódicos”, destaca Rosimare Lima do Nascimento.
Já para Eliana Terra Barbosa, o trabalho reafirma a relevância da instituição para a preservação da história capixaba. “Catalogar mais de 29 mil exemplares foi um esforço significativo que reafirma o papel da biblioteca como guardiã do patrimônio documental e como ponte entre o passado e as novas gerações de pesquisadores, estudantes e cidadãos. Agradecemos o apoio incondicional da equipe da BPES e da Secult para que esse projeto fosse realizado.”
A exposição “Memória” está aberta ao público até o dia 14 de novembro, na Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, em Vitória.
Serviço:
Exposição e catálogo “Memória - Inventário Jornalístico da Biblioteca Pública do Espírito Santo”
Local: Biblioteca Pública Estadual - Levy Cúrcio da Rocha – Vitória (ES) - Av. João Batista Parra, 165 - Enseada do Suá, Vitória - ES
Visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h, até 14/11
Para acessar o catálogo: https://midiateca.es.gov.br/bibliotecaestadual/biblioteca-estadual/memoria-inventario-jornalistico-da-biblioteca-publica-do-espirito-santo/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br