21/10/2019 16h06

Evento no Maes discute arte digital, política e novas mídias

Debate gratuito acontece nesta terça-feira (22).

O impacto das novas tecnologias na produção artística é um assunto mais do que recorrente entre artistas, pesquisadores e estudantes da arte em geral. Quando se relaciona com abordagens políticas, a discussão se torna muito mais abrangente. Nesta terça-feira (22), às 19h30, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) recebe o debate “Arte e Política – Arte Digital, Novas Mídias e Crítica Social”.

Realizado pelo grupo de estudo Radicais Livre ES, o encontro vai contar com presença dos professores Lobo Pasolini, Edu Cozendey e Daniela Zanetti e a mediação do gestor cultural Erlon José Paschoal. A entrada é gratuita.

Este será o 6º encontro do grupo, sempre com o tema Arte e Política e o foco em uma linguagem artística específica. O primeiro encontro aconteceu na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) com o foco em Cultura e Artes Cênicas; outro no Museu Capixaba do Negro (Mucane) com o foco em Diversidade Cultural como Resistência; o terceiro na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), com o foco em Literatura Engajada, o quarto na Casa Porto das Artes Plásticas com o foco em Artes Visuais e Crítica Social, e o quinto no Departamento de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o foco em Música como Protesto e Reflexão.

Serviço:

Debate Arte e Política – Arte Digital, Novas Mídias e Crítica Social

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Av. Jerônimo Monteiro, 557, Centro, Vitória. Telefone: 3132.8392

Data: 22 de outubro, terça-feira.

Horário: 19h30 às 21h.

Entrada franca.

Mais informações: 27-99988-5923

Debatedores:

Daniela Zanetti

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Ufes. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Mackenzie. Graduada em Jornalismo pela Ufes. Atualmente investiga as relações entre audiovisual e cibercutura, e as transformações da audiovisualidade na interface com a cibercultura. Coordena o grupo de pesquisas em Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT). Autora do e-book “O cinema da periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social” e co-organizadora do livro “Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias”.

Edu Cozendey

Mestre em Ciência das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Artes Visuais pela Ufes. Professor coordenador do curso de design da UCL até 2013 e Gerente de Marketing / Branding na Wine

Lobo Pasolini

Jornalista, escritor e crítico de cinema. Atuante na cena artística desde os 17 anos, ele começou no palco universitário da Ufes, depois migrou para a videoarte e literatura. Morou em Londres durante 13 anos onde fez um mestrado em estudos de cinema e televisão na Universidade de Westminster. Autor de dois livros e inúmeros vídeos, atualmente atua como ativista vegano, escritor, curador freelance (Mosaico Fotogaleria, Sesc) e assessor de redes sociais da filósofa e poeta Viviane Mosé.

Mediador:

Erlon José Paschoal

Gestor Cultural, Diretor de Teatro, Dramaturgo e Tradutor; foi Subsecretário de Cultura de Vitória, Diretor Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e Subsecretário de Estado da Cultura do Espírito Santo. Trabalhou no Ministério da Cultura como Gerente de Desenvolvimento e Informação e Coordenador de Projetos Internacionais. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Governo da Alemanha, em 2008, por suas contribuições às relações culturais entre os dois países.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/999021627